Eu vejo as pessoas tendo sucesso, progredindo e eu fico sem sair do lugar

Feita por >Barb · 11 jul 2023 Abordagem psicológica

As vezes sinto que tem alguma coisa errada comigo, com minha mentalidade e que talvez meu destino seja pagar alguma coisa de vidas passadas.
Vejo as pessoas conseguindo progredir em suas vidas, alcançando seus sonhos e até vivendo sonhos que eu tenho, e eu simplesmente me sinto cada vez mais no poço, sem saída sem conseguir realizar os meus.
Já cheguei a pensar que jogaram praga em mim, ou até que eu esteja nessa vida pra pagar alguma dúvida de vidas passadas.
Meu objetivo não é me vitimizar de forma alguma, mas as coisas que acontecem na minha frente, parece que são pra me bater na cara, quase tipo: olha isso, mas não é pra você!
Tem alguma explicação pra isso?
É uma questão de mindset apenas? Tem alguma teoria que explica ?

Obrigado.

A melhor resposta 12 JUL 2023

Olá Barb! Obrigado por escrever. Tem explicação sim. Você está tentando terceirizar responsabilidade que é sua. Destino a gente constrói, não vem pronto; vidas passadas é uma crença que não apresenta evidências. O passado é história, história não se muda. Não explica tuas acomodações por coisas que não pode evidenciar, comprovar ou modificar; pragas não podem ser jogadas e gerar resultados, caso não seja pragas de agricultura e assemelhada. Há gafanhotos, lagartas, dentre outras pragas.
Muito, mais muito provavelmente você não está escolhendo possibilidades realísticas e as praticando aos poucos, com estratégia, técnica e organização.
Sucesso depende do ponto de vista. Sucesso estrondoso é ao acaso, é raro, exceção.
Vamos amadurecer? Agir após pensar com sensatez e realismo, não ficando apenas no pensar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8631 respostas

18 JUL 2023

Olá Barb
O processo terapêutico vai lhe auxiliar a entender conhecer e resignificar sentimentos que hoje te machucam.
Espero poder ajudar.
Entre em contato.
Até mais

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

79 respostas

17 JUL 2023

Não tentando se vitimizar, está se vitimizando. Assuma as rédeas da sua vida, independente se acredita que o que está passando tem a ver com o que já viveu em "outras vidas", mas você precisa olhar para frente e talvez tudo isso seja porque carregue mesmo o pensamento de que não pode muitas coisas, e assim , é o que a vida te manda. O que não tem se permitido viver ? Quais são teus desejos, sonhos, e o que vê que te impedem? A vítima geralmente espera um salvador, alguém ou algo que a tire do seu estado, e geralmente só conta o que está passando, não vi você falar sobre o que está tentando de fato, objetivamente fazer.
Entre em contato comigo, vem entender teu perfil e sair desse padrão, alcançar teus planos , ter futuro bonito, sem autossabotagens...
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

12 JUL 2023

Olá Barb, espero que esteja tudo bem com você!

A maneira como você vai significar a realidade a sua volta, é a maneira como você experimentar sua vida. Observe que você está buscando se comparar com outras pessoas, com suas conquistas e vitórias, mas não está realmente se planejando para mudar sua condição, sua perspectiva e sua intenção perante sua vida. É indicado que deixemos de nós comparar com outras pessoas, pois cada uma delas tem um próprio ritmo e caminho, dentro das possibilidades de cada um, e esse é o caminho mais curto para frustração. Você pode, sim, se inspirar em pessoas que te mostrem um caminho a seguir, e te sirvam de motivação para agir em direção ao seus objetivo e sonhos. A mudança de mindset começa por ai, e, além disso, você deve compreender que seu momento atual não define exatamente quem é você, e como será seu futuro, e que sua atual condição deve ser passageira, se houver um bom planejamento para a transformação de seu contexto. A melhor maneira de não desperdiçarmos nosso tempo, é entendendo as maneiras como podemos avançar e nos desenvolver, sem nos preocupar com o progresso e avanço dos outros. Isso é aplicar o mindset de crescimento, e não mindset fixo. Devemos substituir a falsa e prejudicial ideia de "talento nato", pelo conceito de "esforço e dedicação conscientes". Como está seu esforço para obter o que deseja? Suas intenções estão alinhadas com suas ações, para que você obtenha o que deseja? O que você deseja para si, e para sue futuro? São algumas reflexões importantes para direcionar seus próximos passos em seu desenvolvimento pessoal. Se sentir necessidade de um acompanhamento profissional, isso pode te beneficiar nesse momento, e o profissional de Psicologia é o mais indicado em seu caso.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal