Não quero mais sentir nada

Feita por >Oli · 1 jun 2020 Depressão

Não aguento mais me sentir insignificante, tenho 28 anos e não tenho nada. Fiz uma faculdade q nem sei se queria, tô num mestrado q não sei se quero. Dependo do meu namorado pra me sentir feliz, mas na maioria das vezes ele só me faz sentir triste, não sei mais se é ele ou eu q nao me satisfaco com nada. Me olho no espelho e me vejo feia, não vejo mais beleza de antes. Datas q gostava antes não significam nada. Já pensei em me matar de diversas formas, mas não tive coragem pq tenho uma cachorra que amo como filha q depende de mim, ela é idosa e só de.pensar q posso ficar sem ela entro em desespero, só estou aqui ainda por ela. Tenho ódio do meu pai e pena. Quando tento falar com as.pessoas elas só sabem dizer "vc não pode pensar assim". Nunca contei a ngm q penso muito em me matar. Como, as vezes, kilos de doces por ansiedade, sou um lixo de pessoa. As vezes parece q preciso q as pessoas tenham pena de mim pra me sentir melhor, as vezes parece q me faco de coitada e detesto isso, mas não consigo ser diferente. Só tenho pensamentos pessimistas, já me bati, me machuquei mas nada alivia. Sinto profunda tristeza e não posso contar a ngm, não tenho amigos q posso contar, finjo ser forte e feliz pra todos, mas só Deus sabe da minha agonia de todos os dias. Posso estar "feliz" e do nada me sinto super triste. Tenho toque com manias q acho q se não fizer tudo vai dar errado. Tenho plena nocao dos meus problemas psicológico mas não consigo mudar.
Me sinto um fracasso, e quando minha cachorra não estiver mais aqui tbm não vou estar e vou embora com ela.

A melhor resposta 4 JUN 2020

Olá Oli, tudo bem?

Primeiramente eu te recomendo a procurar ajuda de um psicólogo o mais rápido possível, pois suas questões parecem ser profundas, e também pelo seu relato há muito tempo você vem sofrendo com isso. Mas vamos as suas questões:

" tenho 28 anos e não tenho nada"
Será? Você tem uma faculdade e um namorado. Podem não ser exatamente, pelo seu relato, o que você quer para sua vida, mas você algo na vida sim. E se futuramente você decidir não querer isso, você pelo menos já sabe o que não quer

"Fiz uma faculdade q nem sei se queria, tô num mestrado q nao sei se quero"
Você já parou para pensar porque você fez essa faculdade? Foi para se sentir alguém importante? Foi para ter algo na vida? Foi para se sentir feliz, ou realizada? Alguém te motivou a fazer essa faculdade? Pense nessas questões

" Dependo do meu namorado pra me sentir feliz, mas na maioria das vezes ele só me faz sentir triste, não sei mais se é ele ou eu q nao me satisfaco com nada"
Porque você começou a namorar? Para se sentir melhor? Mais feliz? Alguém que sempre acolha suas tristezas? Você acha que seu namorado te deixa triste pelas coisas que faz ou pelo que na sua mente ele deveria fazer? As pessoas só nos dão o que elas têm a oferecer. Entramos em um relacionamento para fazer o outro feliz, e não ao contrário. Quando colocamos expectativas demais nas pessoas quem acaba frustrado somos nós mesmos

" Me olho no espelho e me vejo feia, não vejo a beleza de antes"
Aqui aparenta ser que você esteja falando de um semblante que voce tinha, uma aparência mais alegre e feliz. Onde foi parar a beleza que você tanto admirava? O que houve a auto estima que você tinha antes?

" Datas q gostava antes não significam nada"
Quais datas você gostava? O que elas traziam de boas lembranças para você?

" Já pensei em me matar de diversas formas, mas não tive coragem pq tenho uma cachorra que amo como filha q depende de mim, ela é idosa e só de pensar q posso ficar sem ela entro em desespero, só estou aqui ainda por ela"
Será que não há alguma coisa, além da sua cachorra, que você pode ter essa grande entrega e devoção?

" Tenho ódio do meu pai e pena"
Porque?

" As vezes parece q preciso q as pessoas tenham pena de mim pra me sentir melhor, as vezes parece q me faço de coitada e detesto isso, mas não consigo ser diferente"
Será que não há algum ganho secundário nessa questão?

Recomendo que você escreva todas essas questões que você citou, pois quando jogamos as coisas para podemos nos sentir mais leves por dentro, e como disse anteriormente, procure uma ajuda profissional o mais rápido possível

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

2 JUN 2020

Olá,
Voce está se sentindo assim porque está longe de ti mesma, está percorrendo um caminho errado.
Voce se adaptou a um meio de viver e esqueceu de si mesma.
Quem é voce? O que veio fazer aqui? Precisa descobrir porque senão a vida fica sem sentido, sem graça em viver, sem motivação, sem autoestima.
Quais os teus talentos, o que gosta de fazer? Fez um curso por fazer, está fazendo um mestrado por fazer... mas será que estão te auxiliando na tua vida prática?
Voce veio através dos pais, mas tens uma missão a cumprir ... precisa ver qual é.
O tesão pela vida só vem quando enveredamos no nosso caminho e não em caminhar por onde outros prometem mundo e fundos mas que não significa nada para voce.
Invista em Psicoterapia para clarear esta área.

5817 respostas

2 JUN 2020

Olá Oli! Obrigado por participar. Você, pelo relato, provavelmente está sendo submetida ao conceito do tudo ou nada. Tudo ou nada, são formas populares de pensar, muito frequentes, mas que colocam as pessoas que pensam um pouco mais em situações complicadas. Vejamos: está certo ou errado, amigo ou inimigo, quero ou não quero. Na verdade, todas as situações apresentam graus maiores ou menores de aspectos certos ou aspectos errados. Não há pessoa totalmente certa, assim como não há pessoa totalmente errada. Não caminhos sem espinhos ou inconvenientes. A beleza precisa ser integrada com outros componentes de vida, para fazer um conjunto de aspectos. É preciso cada um de nós viver suas diversas facetas de vida. Ao vivê-las, as pessoas vão demonstrando seu encanto por nós, pelo que fazemos e sabemos, pelo que expressamos, pelo que sentimos, assim como, pelo nosso corpo. O investimento cultural é algo que fazemos por décadas de vida. Você, provavelmente está na escola desde os quatro ou cinco anos. Isso significa plantio cultural por mais de vinte anos. A colheita ainda não chegou ainda. Você tem, certamente, por viver as demandas intelectuais de mestranda, recursos muito interessantes para obter grandes ganhos de um trabalho persistente, sistemático e disciplina, com a condução técnico-científica de um psicólogo. Procure-nos. Teremos enorme satisfação em te ajudar a dar novo significa aos tempos atuais. Cuide da tua rotina, contemplando aspectos saudáveis de vida: sono noturno, atividade física, alimentação, ingestão de água, higiene pessoal, situações de lazer, interações sociais reais, de qualidade, etc.. Espero ter ajudado. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa com cuidados: máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.