Vale a pena continuar ou essa essa história já chegou ao fim?

Feita por >Lu · 6 mai 2024 Terapia de casal

Sou casada ha 5 anos e 4 meses, tenho 31 anos e meio marido tem 35. Ele é diabético e faz uso de insulina. Temos uma boa relação em casa, porém já faz um tempo que a nossa vida sexual não está boa, dentro desse período do casamento já cheguei a ficar mais de 2 anos sem transar com ele. Ele me alegando que não tinha cabeça pra isso, que estava cansado e mais recentemente me dizendo que não conseguia mais, sempre tentei ser compreensiva quanto a isso, no início eu até cobrava isso dele, mas depois acabei percebendo que não adiantava nada. Orientei ele a buscar ajuda medica e psicológica por várias vezes, mas foi inútil. Disse a ele várias vezes que estava carente, sentia saudades dele mas de nada adiantava, ele me ouvia, falava que eu era incompreensiva, e por vezes me fez sentir mal por desabafar isso a ele. Ele faz acompanhamento médico por conta da diabetes mas nunca falou isso com o médico. No início eu achava que o problema era eu, ganhei peso depois que casamos, até me descuidei um pouco da aparência, mas de uns 2 anos pra cá, voltei a me cuidar de novo, me arrumar, estou fazendo dieta e já perdi alguns bons quilinhos, me olho no espelho e me amo. Mas isso não mudou nada em relação ao nosso casamento. Ele ainda continua me negando quando o procuro. Recentemente conheci uma pessoa que despertou em mim um grande desejo sexual, sempre fui fiel ao meu marido, mas agora depois de tanto tempo esperando por ele, confesso que já não tenho mais desejo por ele, como tinha antes. Não quero trai-lo mas ao mesmo tempo me sinto negligência como esposa. Recentemente disse a ele que não sabia mais quanto tempo aguentaria viver assim, ele apenas me ouviu e não me disse nada. Eu acho que as coisas não vão mudar, não me sinto mais tão ligada a ele, gosto muito dele, mas como casal,não sinto mais aquela desejo por ele. Estou amando ficar sozinha, curtir minha própria companhia. Mas sinto desejo por outra pessoa, nada de sentimento, só desejo mesmo, e sinto falta do sexo na minha vida. Será que vale a pena insistir nesse casamento mais uma vez, ou essa relação já acabou e só não foi, de fato, verbalizado isso?

A melhor resposta 7 MAI 2024

Boa tarde, Lu! Obrigado por escrever. Teu texto sugere uma situação complexa. Sabemos que nascemos pelo sexo, vivemos tendo o sexo como uma parte importante da nossa vida. Também aprendemos pela cultura, que devemos vivenciar nossa sexualidade com nossos parceiros. Teu texto reflete isso. Assim sendo, é preciso cuidado, tanto com o possível sentimento de culpa, quanto com os machucados da outra pessoa. Todas essas questões são importantes, mas nenhuma é mais importante do que você estar bem consigo mesma, vivenciar tua sexualidade, mas de forma ponderada, administrada, conduzida por você, com a devida consciência do que pondera antes, durante e depois.
Sugiro que amadureça e construa escolhas com a ajuda científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8779 respostas

7 MAI 2024

Oi Lu
Antes de ser fiel a teu marido, PRECISA ser fiel a si mesma. Você precisa fazer sexo sim. A sexualidade é a nossa principal fonte de alegria, prazer, torna a vida leve e criativa. Se ele não está conseguindo te dar isso, voce precisa buscar.
Necessariamente não precisa se separar dele, mas precisa solucionar os teus desejos e não é você ficar frustrada, é realizar teus desejos. Você é responsável pela tua vida, pela tua realização.
Se não conseguir com ele, consiga com outros, com outros meios, tudo é possível realizar
Faça Terapia para ser auxiliada e compreendida!