Como devo proceder com o meu marido e a ex-mulher e mãe do filho?

Feita por >Graça · 25 jun 2021 Terapia familiar

O meu nome é M.Graça e tenho um relacionamento há 5 anos com um homem que tem um filho de 11 anos. Quando começamos o relacionamento ele ja era divorciado há mais de um ano. O divórcio foi iniciativa do meu companheiro e a ex nunca aceitou bem e no início pensou que tinha volta. Ao início sempre que a criança vinha passar o fim de semana connosco corria tudo bem, à medida que ele foi crescendo as coisas pioraram e notava que era manipulado pela mãe. Actualmente com a criança melhorou um pouco apesar dos ciúmes que tem meus e da minha filha de 9 anos do meu 1 casamento. Após conversar com meu marido consegui que ela não estivesse sempre a ligar mas ainda assim, seja nas ferias ou fim de semana, se eu estiver ela liga diariamente entre as 22 e as 23h para o filho fazer o relatório completo (onde estamos, onde fomos, o que comemos, se estivemos com outras pessoas, nas ferias se estamos em hotel ou casa alugada, etc)...Ja disse ao meu marido que não tolero mais essa interferência dela e que como mãe pode ligar ( para o telefone do filho e não do meu marido), a horas decentes e sem pedir relatórios mas para saber se o filho está bem, se se divertiu, etc. O meu marido diz que não a vai impedir de ligar. Eu apenas pedi limites e que ela nos deixe disfrutar das ferias em familia. Quando o miudo está de ferias com a mae o meu marido raramente liga pois sabe respeitar o espaço dela e a privacidade com o namorado dela e espera que muitas vezes seja o filho a ligar quando tem saudades. Ajudem-me quando chega a hora dela ligar fico ansiosa e stressada. Vou ter que aguentar isto toda a vida? Amo o meu marido e so quero estar wm familia tranquila sem influência de terceiros. Nao somos casados no papel e com estes problemas ele diz que ja não vale a pena casar.. e eu pergunto então porque estamos juntos e já disse que se não quiser casar não vou continuar mais tempo nesta situação!Agradeço antecipadamente uma resposta com a maior brevidade possivel.
Atenciosamente
Graça

A melhor resposta 26 JUN 2021

Quando a gente se casa com alguém q já tem
Filhos devemos ter em mente q ele fará parte da nossa vida com tudo o q isso significa (coisas boas e difíceis de lidar). Talvez falte maturidade da sua parte para lidar com isso. Vc devia era desenvolver um bom relacionamento com a mãe do menino, já q agora todos fazem parte e são responsáveis pelo desenvolvimento dele.

Lamentável q o pai não ligue para ele para não incomodar a ex mulher, já q o filho nada tem a ver com isso e ele, certamente, adoraria receber ligações diárias do pai, demonstrando interesse por ele, assim como a mãe o faz.

Triste ver crianças pagando alto preço pela inabilidade dos adultos em assumirem seu papel e responsabilidades.

Graça, procure ajuda psicológica para vc aprender a lidar com suas limitações e frustrações. E se não estiver disposta a aceitar o filho de seu marido com tudo o q ele trouxer para dentro de sua relação, de fato é melhor q termine.

Lembre-se: ele é só uma criança. Os adultos dessa dinâmica é q precisam buscar caminhos para se entenderem. A criança não tem nada a ver com isso.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

27 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que responderei o mais rapido que eu puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 JUN 2021

Olá Graça! Grato por escrever. É sempre prudente obter dados mais aprofundados para ofertar uma resposta mais consistente. Seu relato, no entanto, permite entender que você encontra-se insegura, chegando a relatar sinais de fragilidade da relação, bem como dificuldade para compreender que as pessoas se modificam com a idade, com as conquistas.
Antes de qualquer decisão e conclusão sobre as falas e comportamentos de terceiros, será interessante você poder situar melhor a tua identidade, teus planos, tua rotina, com a ajuda científica de um psicólogo, para que possa, se for o caso, integar o relacionamento a você, e não pderguntar, com base em um aspecto, por que estamos juntos?
Veja nossos perfis, escolha de um de nós, psicólogos, venha para uma caminhada de orientação e esclarecimento, para que possa lidar melhor com a inteireza das forças que envolvem a situação descrita, inclusive a da sua filha de nove anos.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o Brasil apresenta o pior do mundo - Façamos fechamento totl por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, emptaia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.