Um acontecimento traumático pode alterar o comportamento de alguém?

Feita por >Roberto · 19 ago 2020 Traumas

Eu passei por uma situação que foi extremamente estressante e me abalou muito emocionalmente em agosto de 2017. Desde então, já notei nessa época do ano, nos anos seguintes, algumas pessoas comentando que eu estava triste, calado, diferente, ainda que pra mim eu estivesse normal. Seria possível que eu involuntariamente e de forma imperceptível pra mim agisse de forma triste e diferente quando a época do acontecimento faz "aniversário"? Eu sei que essa foi a época do ocorrido e pensar nisso não me deixa mal, mas eu poderia me alterar devido a isso mesmo assim, sem consciência, pelo trauma?

A melhor resposta 21 AGO 2020

Roberto, sou Geime Rozanski – Psicoteraputa.
Todos nós temos conflitos, traumas, experiências doloridas da tenra idade ou de outras existências, não nos lembramos delas, mas que estão nos nossos registros de memória e que quando enfrentamos uma realidade no presente, a memória dita o comportamento.
Deves sim pensar o que isto te causa hoje: dor, tristeza, rebeldia, raiva, medo... e achar a origem primeira. Só liberando esta energia bloqueada faz com que a vida prossiga normalmente hoje, sem te deixar influenciar pelo passado.
Se isto te incomoda, faça Psicoterapia.

5826 respostas

21 AGO 2020

Bom Dia Roberto... Sou a psicóloga Rayssa, e compreendo o seu caso... Você pode sim estar triste e abalado emocionalmente por conta do trauma que ainda não elaborou muito bem. Para resolver esta questão seria necessário você começar uma terapia, assim você descobrirá tudo aquilo que está em seu inconsciente e conseguirá elaborar melhor traumas e situações mal resolvidas.... O que acha de iniciar uma terapia online ? Me mande um e-mail ou uma mensagem... Ficarei muito feliz em te ajudar Roberto.

Rayssa Santana Psicóloga Psicólogo em São Paulo

2 respostas

20 AGO 2020

Olá Roberto, o que você descreve denotam sinais de um trauma, como esta tristeza ou isolamento que as pessoas próximas a você estão descrevendo. E se você não se percebeu desta forma, pode ser realmente que você precise da ajuda de um Psicólogo para cuidar deste momento e ressiginificar esta situação estressante e ter uma postura mais positiva.

Flavia de Oliveira Gomes Psicóloga Psicólogo em São Paulo

8 respostas

20 AGO 2020

Olá Roberto! Grato por participar. Geralmente o que é traumático para um, não o é, para outro. Um acontecimento, dito traumático, na maior parte das vezes, é o desencadeador da questão, mas a mudança comportamental costuma estar vinculada a outros fatores da história de vida da pessoa. Isso não quer dizer que não haja fatores que, pela sua profundidade traumática, possam sozinhos desencadear uma dificuldade emocional grande. Por exemplo: sequestro de longa duração.
A ausência de sensação clara de trauma, acontece com razoável frequência. É, muitas vezes, uma forma de defesa da estrutura emocional da pessoa.
A partir do momento que você é motivado a pensar sobre isso, inclusive escrevendo nesse espaço, começa a ponderar sobre a questão de forma mais específica.
Espero ter ajudado.
Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética solidariedade, mente aberta, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.