Um homem abusivo pode mudar?

Feita por >Al23 · 30 mar 2023 Abordagem psicológica

Olá, eu estava num relacionamento com um cara de 22 anos, eu sou 1 ano mais velha que ele. A gente se conheceu por acaso em uma festa e desde então não desgrudamos mais, faz 6 meses, foi tudo muito intenso e no 1º mês que nos conhecemos eu tive um problema no rim, passei por cirurgias e como eu morava sozinha, ele veio ficar comigo pra me ajudar e desde então não foi mais embora, eu quis que ele ficasse. A gente sempre se deu muito bem mas eu não sou fácil de lidar e nem ele, tivemos algumas discussões com tom de voz alterado, e eu passei do limite algumas vezes, agredindo ele com palavras baixas, e cheguei a dar uns tapas nele; coisa que ele nunca tinha feito comigo. Já tinha passado 2 meses que estávamos sem brigar, estava tudo bem, a gente resolveu sair num sábado e ele bebeu além da conta, como eu estava cansada quis ir embora e ele não queria, então começamos a discutir e ele ficou furioso, eu também não abaixo a guarda nessas horas, acabou que ele me agrediu e fiquei cheia de roxos. Neste dia ele pediu pra que eu chamasse meus familiares pois ele estava muito alterado e nao queria mais chegar nesse ponto, ele sabia que se eu chamasse alguém, nunca mais iriam deixar eu ficar com ele. Apesar de eu ter 23 anos e morar sozinha, meus pais tem controle das minhas decisões, e isso me deixa louca da vida mas é uma situação que não consigo sair, eles sempre controlam as pessoas que me relaciono, minha mãe é extremamente interesseira e fica sempre falando mal da pessoa o que me faz ter brigas desnecessárias no relacionamento. No dia meu pai e meu tio bateram nele, deram o “troco” e deixaram avisado q não era mais pra ele me procurar. Ele não me procurou realmente, mas mandou uma mensagem através de uma amiga nossa, dizendo pra eu nao esquecer ele, que ele já estava procurando ajuda psicológica e iria se cuidar pra ser melhor, que tinha parado de fumar e não ia mais beber nem socialmente, e futuramente a gente poder ficar junto. Acontece que eu amo muito ele, e sei que quem quer consegue mudar, mas estou nesse impasse pois sei que mesmo que ele provasse de todas as formas que mudou, minha família iria virar a cara pra mim se eu desse uma segunda chance. Amo muito ele, e até o momento não consegui esquecer, não consigo me relacionar com outros homens, sinto falta dele… ele fazia tudo por mim e sempre me tratou igual uma princesa, já tive outros relacionamentos que apesar de não ter um episódio abusivo desse, fui infeliz durante o relacionamento por falta de afeto, parceria, etc. Eu realmente queria que tudo se resolvesse. Vocês acham que é possível que ele mude? Como posso observar isso pra futuramente tomar a decisão de voltar ou não? E referente a minha família, vocês acham que devo deixar eles tomarem decisões por mim?

A melhor resposta 2 ABR 2023

Boa noite. O trabalho de reabilitação é um processo pelo qual ele pode passar na psicoterapia. A violência, observada no comportamento de ambos, é um sinal de alerta. Por ser um fenômeno tido como "normal" por muitas gerações, principalmente em briga de casais, algumas pessoas acabam reproduzindo esses comportamentos. O primeiro passo é tomar consciência que esse comportamento é abusivo e não deve se tornar cíclico. E uma forma de auxílio é a terapia.
Nela a gente vai entender o comportamento violento de ambos, de onde vêm, como surge, o que acarreta. Além de passar pelas questões familiares, entender o que a família representa, essa proteção, o querer tomar decisões por você.
Vou ressaltar a importância de uma rede de apoio quando se está num relacionamento abusivo (família, amigos, autoridades). E da importância da mulher reconhecer que está num relacionamento abusivo para evitar consequências mais trágicas.

Joice Aparecida de Jesus de Araujo Psicólogo em Campinas

2 respostas

1 ABR 2023

Olá Al23! Obrigado por escrever. Pode ser que algum dado não apresentado em seu texto indique outras direções. Pelo que você escreveu, ele agiu de forma abusiva, mas você também. Isso quer dizer que nem você nem ele estão maduros para namoro de qualidade. Com um mês de contato, já ficar juntos, como você disse, grudados, é garantia de problemas: sufoca, desgasta. Enquanto você não puder tomar decisões razoavelmente sensatas e amadurecidas a tua família - que gosta de você - sente-se no dever e no direito de direcionar tua vida.
Amadurecer acontece com estudos sérios e consistentes, com turma de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, com a prática de esportes coletivos de contato, com grupos de teatro, estudos, serviço, acesso a elementos da cultura, como dança, arte, pintura, dentre outros.
Geralmente, em cultura complexa, as pessoas começam a estabilizar amadurecimento após os vinte e cinco anos. Namoro terminado, tem que contar com o respeito das pessoas que decidiram: vocês dois.
O que ambos precisam, e muito é amadurecer.
Estarei a disposição para fundamentação e trabalho técnico nessa linha.
Abraços!

8604 respostas

1 ABR 2023

Olá Al23, espero que esteja tudo bem com você.

Será que, tanto você quanto ele, estão em condições de ter um relacionamento afetivo maduro e responsável no momento? Todas as situações que descreve talvez indiquem o contrário. Se isso não fosse uma verdade, talvez vocês estivessem juntos no momento, o que não é o caso. Todas as experiências, boas ou más, nos servem para que possamos aprender com elas, e direcionar nosso desenvolvimento e crescimento pessoal para sermos pessoas melhores e evoluídas. Se sua experiência com ele teve pontos positivos, isso é muito bom, aprenda com eles e use-os como base para seu futuro, se teve pontos negativos, aprenda com eles, e use-os para evitar situações semelhantes no futuro. O que percebo pelo seu relato é que, tanto você quanto ele, não tinham condições, emocionais e materiais, favoráveis para estarem se relacionando no momento, o que pode ser observado pelas brigas e instabilidade emocional de ambos. Neste sentido, tanto você quanto ele, tem um caminho a percorrer para se aperfeiçoarem, e esse caminho é único e individual, e vai depender da força de vontade de cada um de vocês para melhorarem durante esse caminho, não para o outro, mas principalmente para si próprios. Além disso, não existe apenas o lado afetivo para dar atenção em sua vida. Seu lado profissional, de estudo, social, de lazer, de autocuidado, de autoconhecimento, de desenvolvimento pessoal, precisam de atenção também. Agora é a hora de você dedicar-se para seus projetos pessoais de vida, e se preparar para construir seu futuro, independente de qualquer pessoa, pois só assim você terá condições de experimentar tomar suas próprias decisões. Aprenda agora, cuide de se seu futuro agora, se prepare e amadureça para novos encontros no futuro, para que você possa ter mais oportunidade de experimentar um relacionamento saudável que te ajude a atingir todos os seus objetivos, e te leve aonde quer chegar. Se não sabe onde quer chegar, talvez seja hora de começar a pensar sobre isso. Compreenda que não somos donos de outras pessoas, e devemos nos relacionar com segurança, em liberdade compartilhada, de forma madura e consciente do que pretendemos em um relacionamento afetivo. A sua família te acompanha a 23 anos, e deseja o melhor para você. Se sentir necessidade de conversar com um profissional de Psicologia sobre isso, esse profissional pode te ajudar a compreender melhor a questão, e te ajudar a ver o que está vivendo, por outros ângulos.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

1 ABR 2023

Tanto voce como ele, precisam fazer Psicoterapia... ambos tem contas para ajustar consigo mesmo.
Ambos agem impulsivamente, não têm controle emocional, agem precipitadamente sem avaliar as consequências.
A única certeza é o que voces precisam fazer este tratamento e morarem separadamente.
Voces não vão conseguir se corrigirem, se estiverem juntos.
Sobre a tua situação com os teus pais e família, ficará resolvido quando fizer a psicoterapia.
Claro que precisa se independizar afetivamente da família; voce precisa ser pai e mãe de ti mesma; precisa se responsabilizar pela sua vida, pelas suas escolhas e decisões.
Abraços

5817 respostas

31 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém