Alguém me ajuda a ter coragem?

Feita por >Juliana · 6 jul 2021 Separação

Bom, eu estou em um relacionamento a mais de 5 anos, porém, não sou mais feliz com essa pessoa, os primeiros anos foram de pura insegurança da parte dele e ele foi muito tóxico comigo, a ponto de eu não poder sair com meus amigos e se fizesse e eu bebesse, ele mudava o comportamento automaticamente.. com o passar dos anos isso veio piorado, terminei uma vez, mas por conta da ligação com nossa família eu não fui firme na minha decisão e voltei, hoje ele mora em outro estado, o ciúmes piorou, ele indiretamente me humilha e desconfia de mim, eu tenho atração por outras pessoas. Acontece que quando eu penso em.terminar o relacionamento, eu me sinto totalmente errada, equivocada, penso que minha mãe vai me julgar e passar a me tratar mal, como ela.ja fez, que ninguém fique do meu lado.. o que eu devo fazer ?

A melhor resposta 9 JUL 2021

Juliana. Vc precisa descobrir essa força em vc mesma. Vc pode buscar isso.em.terpia.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 JUL 2021

Ei Juliana,
Realmente você está passando por uma situação muito delicada. Apesar de todos os pontos negativos que você trouxe e todas as motivações o seu pedido é para ter coragem.
O que faz você se olhar como uma pessoa que não possui essa característica?
Gostaria de poder te ouvir falar mais dessa relação.

Bruna Meyrelles de Melo CRP16 7493
Atendimento Online

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

8 JUL 2021

Juliana,
A vida é tua e VOCÊ é a responsável pela tua felicidade e não teu marido, tua mãe, a família...
Voce não veio aqui para obedecer outros; Veio aqui para se realizar, para construir a tua história.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio, pode fazer todas as experiências que quiser e ser responsável pelo que faz e do teu livre arbítrio, poder escolher aquilo que voce escolher para ti.
O meio ambiente (familia, sociedade, ensino, religiões ... ) limitam as tuas ações, impõem regras, leis, próprias para a convivência social.
Porém, a decisão é tua, como voce lida com esta realidade.
Se adotou uma vida desta forma e não te agrada, porque aceita?
Como voce reage diante desta imposição?

5822 respostas

8 JUL 2021

Olá Juliana, espero que esteja bem.

É importante você avaliar o que é melhor para si, independente do que os outros vão achar de seu posicionamento. Um relacionamento já é algo naturalmente desafiador, então, um relacionamento a distância passa a ser algo muito mais desafiador, e isso é amplamente reconhecido. Não acredito que te falte coragem, pois você está sim disposta a se movimentar, a tentar resolver uma situação que, pelo seu breve relato, já vem se perdurando fazem alguns anos. Mas o que observo é que você se encontra muito confusa em seus sentimentos, e isso está atrapalhando sua capacidade de ação. Não é errado você pensar que estará só ao tomar essa decisão, mas isso não significa que será ruim, mas sim que essa decisão será de sua responsabilidade integralmente, e deve ser. Outras pessoas podem até te apoiar, e isso vai acontecer, mas elas não sentirão o que você sente, e isso te colocar na posição de protagonista de seus próprios sentimentos. Se você já saber que a relação não está boa, que você se sente humilhada, que seu namorado te afasta de teus amigos, então você já tem indicativos significativos do quadro geral futuro. É preciso que você encontre um bom Psicólogo para que ele possa te auxiliar a clarear as coisas que está sentindo nesse momento, para você tomar uma decisão, qualquer que seja ela, de maneira mais consciente e mais leve. Não deixe de procurar ajuda de um Psicólogo. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

7 JUL 2021

Oi, Juliana. Parte da resposta para sua pergunta está na própria pergunta. Você claramente tem vivenciado uma relação abusiva e em 5 anos, ontem você conseguiu coragem para vir aqui, contar um pouco de sua história, buscar por alguma ajuda. Reconheça este, como um grande e corajoso passo.

O mecanismo das relações abusivas é fazer com que você se sinta cada vez menos capaz e cada dia mais sozinha. O ideal é que você tente aos poucos reconstruir sua rede de apoio, com amigos, familiares ou qualquer outra pessoa de confiança que talvez neste momento não está muito presente em sua vida. O suporte emocional nesse momento é imprescindível!

Entendo que você precise de uma resposta, um direcionamento, mas aqui, tão brevemente, só podemos te desejar força. Sair de uma relação abusiva não é fácil, mas toda transformação começa com o primeiro passo e lembre-se que você já deu o seu!

Boa sorte, querida. Se precisar de atendimento psicológico, estou à disposição.

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

7 JUL 2021

Olá Juliana! Grato por escrever. Seu texto indica que você está com falta de clareza do que fazer. Quando isso acontece é preciso voltar a si mesma. Interromper o olhar para os outros e olhar para si mesma.
Parece haver muitos aspectos que você precisa refletir.
Será recomendável que você veja nossos perfis, escolha um de nós e venha para uma caminhada científica.
Abraços
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

7 JUL 2021

Olá Juliane, pelo que você relatou você está em relacionamento abusivo. Nesta situação, é compreensível você sentir como se estivesse errado em querer terminar pelo fato de ter passado anos na manipulação do seu namorado. Esse afastamento criado por ele das suas amizades também contribui para o sentimento de que ninguém ficará do seu lado, mas isto não é verdade. Você já deu o primeiro passo reconhecendo o quão tóxico é seu relacionamento e querer sair dele. Aos poucos você irá criar coragem para sair deste relacionamento, mas com certeza você é capaz disso.

Carolina Duarte Psicóloga Psicólogo em Pelotas