Não tenho coragem para ir conversar com alguém

Feita por >Thomas · 26 nov 2021 Habilidades sociais

Tipo antes eu era muito tímido, tinha vergonha de tudo se um se um conhecido da minha turma meu fosse conversa comigo não iria falar quase nada, mas hoje em dia se alguém falar comigo falo normal um pouco baixinho e as vezes falo pouco mas não tanto como antes mas esse não é meu maior problema o problema é que não consigo ter coragem pra ir falar com alguém da minha turma da escola, nos trabalhos em grupo, eu faço sozinho mesmo e me isolo só fico conversando no celular mas não crio coragem para ir conversa com alguém não é que eu goste de ficar sozinho eu odeio, não sei se isso é idiotice minha mas queria saber oque vocês podem falar sobre isso e oque eu devo fazer acabar com isso.
Bem obrigado desde já.

A melhor resposta 28 NOV 2021

Olá Thomas! Quanto mais você evita seu medo, mas ele aumenta. Enfrente seu medo, se gostaria de conversar com alguém, pense de todas as pessoas da sua turma qual seria menos difícil de falar e comece, com um cumprimento, um olá! e cada dia fale mais um pouco. Essa é a forma de você nefretar sua vergonha.
Se não conseguir sozinho, busque ajuda profissional. Temos formas de trabalhar essas questões que pode facilitar esse momento.
Fico à disposição
Cléa

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

28 NOV 2021

Bom dia Thomas, essa sua timidez pode esconder um problema com a forma com que você se vê, e a forma com que você se vê tem a ver com a forma como pessoas importantes da sua vida, principalmente seus pais, o viam (ou o veem, ainda). Sua timidez/inibição é um sintoma que tem determinantes em outro campo da sua vida, que é das relações familiares. Seria muito importante uma psicanálise para que você possa aos poucos começar a falar de como foi/está sendo sua criação, como é a relação que você tem com seu pai e/ou sua mãe, o que você tem a dizer sobre eles. É preciso que você se autorize a falar de suas insatisfações, de suas frustrações, de suas decepções; sem este espaço, é você quem perde a fala. Te convido a começar uma psicanálise para elaborar estas questões, um abraço.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

27 NOV 2021

Olá Thomas! Grato por escrever. Venha sem coragem mesmo; venha sem coragem mesmo, mas venha! Esse problema que você está descrevendo está bastante frequente na atualidade, dadas as possibilidades que a tecnologia e a comunicação não direta estão oferecendo. Quanto antes você conseguir trabalhar isso, com a ajuda científica de um psicólogo, com a prática daquilo que for construído como forma de superação, melhor será. Cabe observar que por um tempo significativo, você precisará vir com abertura mental, persistência, flexibilidade, disciplina e regularidade.
Não deixe para depois. Veja nossos perfis, escolha um de nós e venha para essa promissora caminhada científica.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento, atores do mal), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.