por que não consigo conversar com alguém sem ficar vermelha ou com vergonha?

Feita por >bibi · 21 out 2022 Habilidades sociais

Toda vez que eu vou falar com alguém ou alguém vem falar comigo eu fico muito vermelha e meu corpo começa a esquentar, fico muito nervosa, ou quando os professores fazem alguma pergunta, fico muito vermelha e quase gaguejo de nervosismo.

A melhor resposta 22 OUT 2022

Olá Bibi,
Que bom que chegou aqui!
Sinta-se confirmada em suas sensações. Realmente nosso corpo tem algumas reações que independem o nosso controle e que expressam fatalmente emoções que nos envolvem nesse momento. Isso é um movimento pertinente a todos nós, enquanto humanos. Todos sentimos vergonha, raiva, tristeza, medo... e essas emoções desencadeiam pensamentos, sensações, ações. Como seres biopsicosociaisespirituais, integrados corpo/mente/emoções, em sua totalidade, o que se passa em um campo interfere e incide em todas as outras. Logo, nosso corpo responde a nossas emoções e pensamentos. O que se dá ao ficar vermelha quando envergonhada, gaguejar enquanto nervosa ou constrangida.

Importante esse entendimento básico para trazer maior clareza e consciência ao processo, tanto quando o entendimento sobre o que está sob nosso controle mudar e o que não está sob nosso controle alterar. Nossas emoções são genuínas, elas ocorrem e pronto, independente do que façamos. Nega-las ou tentar suprimir suas ações torna-se, portanto, uma tentativa frustrada.

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a reconhecer, entender, manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde nossas percepções, ações, realizações ou as relações que demandamos no nosso dia a dia. E isso é um movimento de muitos conflitos internos.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, é ampliar consciência, encontrar respostas, entender situações. É fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira aprofundar suas questões em terapia, Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

16 FEV 2023

Medo e dificuldade em se expor. Vem de traumas da infância. Importante ressignificar, acolher-se, saber que tem voz e personalidade próprias. Agende um horário para trabalharmos melhor isso. Existem ótimas estratégias, é só treinar! Te aguardo!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 OUT 2022

Por que voce precisa ousar ser voce mesma;
Voce sempre fez o que os outros queriam, agora, precisa aprender a fazer o que voce gosta, do jeito que voce gosta.
Pare de agradar os outros; agrade a voce mesma; seja egoísta; priorize a voce e deixe os outros para depois, em segundo lugar.
Ou faça Psicoterapia para se conhecer e iniciar a construção de voce mesma.

5817 respostas

22 OUT 2022

Olá Bibi.
É necessário verificar o que se passa em sua mente quando você se sente vermelha, com uma investigação talvez se consiga mudar crenças que podem ter sido construídas ao longo de sua vida que quando quebradas você consegue se comunicar melhor e sem se sentir tão envergonhada.
Atendimentos psicológicos podem te ajudar a entender este seu comportamento.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

22 OUT 2022

Oi Bibi! Que bom que você escreveu. Claro que será muito esclarecedor podermos te conhecer mais profundamente e, depois disso, te ajudar a sentir-se melhor. Em termos gerais, podemos dizer que você sente-se com baixa autoconfiança para essas comunicações, supondo que fará coisas inadequadas ao falar. Há um desajuste que dispara em você, na hora que precisa falar com outras pessoas, especialmente aquelas que você considera autoridades e situações em que outros observam sua fala. Isso é muito frequente entre, aproximadamente dez anos e vinte anos de idade. Com o amadurecimento, com o devido direcionamento, para a maior parte das pessoas, melhora muito.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.

8604 respostas

22 OUT 2022

Boa noite Bibi, primeiro quero te dizer que isso acontece mesmo. Você não é a única, nem a primeira e nem será a última. O nervosismo e a vergonha fazem parte do nosso cotidiano. Antes de qualquer coisa é importante você observar o seu ambiente: em que situações você fica assim? São pessoas específicas, situações específicas ou em todas. Como você se sente além de ficar vermelha e sentir o corpo esquentar? O que você pensa nessas situações? O que acontece depois de você conversar com a pessoa ou responde o professor?. Essas são algumas perguntas pra você entender a situação, e entender é o primeiro passo. Essa timidez excessiva pode acontecer por diversos motivos: talvez você tenha medo de ser julgada ou falar algo errado e ser julgada por isso, talvez na sua história de vida você nao foi reforçada o suficiente e foi muito punida em situações parecidas. Mas não é o fim do mundo, você pode aprender a conversar com as pessoas e aprender a falar em publico mesmo nervosa. Acredite, eu ja fui como você e passa mal nessas situações, mas aprendi e assim como eu aprendi você também pode.

Ariel Torres Psicólogo em Brasil