Como ajudar alguém com trauma? Como conversar?

Feita por >isabelli · 17 mar 2023 Traumas

Meu noivo passou por uma situação bem difícil duas vezes e agora ele está com muito medo, ele não sai mais na rua, não trabalha, não estuda, tem pesadelos e gatinhos constantes. Ele não se sente confortável em procurar ajuda profissional. Eu sou a única pessoa que ele consegue se abrir (com muita dificuldade ainda) e queria muito ser capaz de ajudá-lo mas não sei muito o que fazer, o que falar, ou o que perguntar para ele se sentir seguro em falar sobre o asunto.

A melhor resposta 19 MAR 2023

Isabelli
Teu noivo precisa de ajuda profissional, precisa curar este trauma, nada pode fazer por ele.
Quando a dor é mais forte do que a resistência ele vai procurar ajuda profissional.
Por enquanto ele está se fazendo de vítima, está se fazendo de coitadinho.
No momento certo, ele vai procurar.
Não ligue para o problema dele, mande ele solucionar o seu problema.
Quanto mais voce correr atras dele, pior fica.

Abraços.

5817 respostas

19 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAR 2023

Olá Isabelli, espero que esteja bem.
É uma situação delicada quando alguém que amamos passa por algo difícil e não se sente confortável
em buscar ajuda profissional. Sem dúvidas, a psicoterapia iria auxiliá-lo nesse momento. Porém, não podemos
deixar de considerar que a ajuda começa dentro de casa, com as pessoas mais próximas, como é o seu caso.
Diante disso, esteja disponível quando ele quiser se expressar, ouça-o e acolha, valide seus sentimentos.
Demonstre que o entende. Ao falar, seja assertiva. Ajude-o a identificar possíveis pensamentos distorcidos e a buscar
outras formas de pensar e enxergar as coisas.
Por vezes, é um processo que acaba não sendo fácil para você também. Por isso, se puder, busque fazer
psicoterapia. Você vai conseguir lidar melhor e trabalhar os pensamentos e emoções que essa situação gera em você.

Estou à disposição,
Psicóloga Aline F. Rosa.

Aline Fernanda Rosa Psicólogo em Limeira

3 respostas

18 MAR 2023

Olá Isabelli! Obrigado por perguntar. Sempre há algo mais que você possa acrescentar na história que você relatou para que ela fique mais rica, o mais completa possível. Pelo que escreveu, no entanto, dá a impressão de que seu noivo, tendo vivido essas duas situações, estendeu para o todo os componentes, a sensação traumática. Será importante, muito importante você ser parceira, companheira dele, mas seu papel será de noiva. Será importante que mais pessoas de extrema confiança, sensatas, maduras, ponderadas, consigam interagir com ele, da forma mais plena possível .
De outro lado, nós psicólogos, temos o compromisso ético de acolher as pessoas, de ouvi-las com responsabilidade profissional, com neutralidade, sigilo absoluto, sem outros vínculos com elas, acolhendo, sendo empáticos, avaliando funcionamentos da mente, as possibilidades de superação.
Será necessário, que ele, com seu apoio, veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha a nós, com persistência, abertura mental e disciplina, para que possamos ajudá-lo a reorganizar as coisas.
Contem conosco!
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8644 respostas

18 MAR 2023

Oi Isabelli, como vai? É muito importante que seu noivo receba ajuda profissional para lidar com a situação difícil que ele passou e que está afetando sua vida atual. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil convencer alguém a buscar ajuda.

Enquanto isso, como você é a pessoa em quem ele confia, pode ser uma grande ajuda para ele. Aqui estão algumas dicas para ajudar seu noivo:

Ouça sem julgamento: É importante que ele se sinta confortável em falar sobre seus sentimentos e experiências sem medo de ser julgado. Ouça atentamente e mostre empatia e compreensão.
Demonstre apoio: Mostre a ele que você está lá para ajudá-lo e apoiá-lo, e que você se preocupa com ele. Ofereça ajuda para realizar tarefas que possam estar dificultando sua vida, como ajudar a encontrar um profissional de saúde mental ou acompanhá-lo em atividades que ele gostava antes.
Ajude-o a identificar recursos: Procure informações sobre recursos disponíveis em sua área para pessoas que estão passando por situações semelhantes. Você pode ajudá-lo a encontrar terapeutas, grupos de apoio ou organizações que possam oferecer suporte.
Incentive atividades positivas: Sugira atividades que possam ser úteis para ajudá-lo a lidar com o estresse, como meditação, ioga, exercícios físicos ou outras atividades que ele gostava antes.
Não force a situação: Lembre-se de que cada pessoa tem seu próprio ritmo para lidar com situações difíceis. Não force seu noivo a falar sobre seus sentimentos ou a fazer algo que ele não se sinta confortável. Deixe claro que você está disponível quando ele precisar, mas respeite seus limites.
Considere buscar ajuda profissional: Se a situação de seu noivo piorar ou se você sentir que não está sendo capaz de ajudá-lo o suficiente, considere buscar ajuda profissional para vocês dois. Como psicólogo posso ajudá-los a lidar com a situação de forma mais eficaz e oferecer estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade.
Lembre-se de que ajudar alguém que está passando por um momento difícil pode ser um desafio, mas você já está fazendo a coisa certa, oferecendo seu apoio e ouvindo-o sem julgamento. Apenas continue mostrando a ele que você está presente e disponível e procure ajuda profissional se precisar.

Filipe Araújo Psicólogo em Recife