Como posso ajudar alguém que diz sentir que vai morrer até os 50 anos?

Feita por >MARJORIE HAYASHIDA RIBEIRO · 26 ago 2023 Abordagem psicológica

Meu esposo acaba de completar 40 anos e recentemente me confessou que a muitos anos sente que não viverá até os 50 anos, porém segundo ele não está com medo da morte.
Ele perdeu sua mãe quando tinha 9 anos e falar sobre isso sempre o deixa triste. Existe alguma relação com o trauma sofrido na infância? Como posso ajudar ele , apesar de dizer que não tem medo de morrer eu vejo sofrimento em seu olhar quando fala sobre o assunto.

A melhor resposta 30 AGO 2023

Olá Marjorie, não há como afirmarmos que a fala de seu esposo esteja relacionado a algum trauma de infância apenas através do seu breve relato, seria necessário antes conhecermos a história de vida de seu esposo para chegarmos a alguma conclusão neste sentido, a melhor forma de ajuda-lo seria lhe dando suporte emocional para que ele possa falar sobre estes bloqueios que você destacou em relação a morte de sua mãe, imagine como deve ter sido para ele guardar estes sentimentos até mesmo de sua esposa durante todos estes anos, o quanto sofrimento não deve haver acumulado nestes fatos, passar por um processo psicoterápico seria extremamente benéfico para que ele pudesse vivenciar estes sentimentos, ser acolhido e refletir a respeito destes, e assim seguir em frente, espero ter ajudado, um grande abraço!

Gabriel Guimarães Hass Psicólogo em Brasília

23 respostas

28 AGO 2023

Olá Marjorie
Uma coisa são as experiências, os traumas, os bloqueios que ele tem... estes precisam ser resolvidos, precisam ser curados, saneados
Ele consegue fazendo Psicoterapia.
Outra coisa é o fato morte: por influência religiosa, temos medo da morte...
Morte é apenas uma parte do processo: nascimento e morte.
A vida não acaba com a morte; a vida continua depois da morte.
Depois de cada dia (nascimento), vem a noite (morte), mas depois, nasce um novo dia (nascimento) e assim sucessivamente vamos aprendendo novas coisas, corrigindo imperfeições, sendo cada vez mais humanos, realizando o nosso objetivo de cada existência.
Inútil pensar na morte... temos que agradecer o novo dia porque podemos ser um pouco melhor do que fomos ontem...
Mas, ele é dono da vida dele, se ele escolher parar de viver, o único que perde é ele, perde a chance de ser mais e melhor.
Nada podes fazer por ele a não ser incentivar para que resolva os seus problemas.
Desafie ele, transformando-se na mais perfeita e feliz mulher... depois pergunte se tem coragem de deixar este mulherão para os outros...

5817 respostas

27 AGO 2023

Olá Marjorie! Obrigado por escrever. Se há uma coisa que sabemos certamente, é que morreremos, mas a data e circunstâncias, não sabemos. Dizer algo dessa natureza, de forma isolada, é algo muito distante do efetivo acontecer. Pode ser que haja dados que você não citou aqui. Possíveis doenças, rotina de vida acomodada, com hábitos nocivos para a saúde. Precisaremos de dados mais abrangentes para entender se a prática de vida pode sugerir graves prejuízos para a saúde de forma a potencializar morte precoce.
Vamos conversar mais profundamente?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.