Alguem pode me ajudar me livrar dessa tortura mental?

Feita por >Ronaldo · 17 mar 2023 Abordagem psicológica

Olá, à todos!
Tenho 50 anos e desde os 30 anos de idade, tenho tido fases em que alguns sintomas bem desagradáveis se manifestam, após algum gatilho como ver alguém doente (fisicamente ou mentalmente doente. Parece que a "doença" vai passar para mim...), estar em algum lugar que não goste, ter que entrar em contato com muitas pessoas ao mesmo tempo, ter de fazer algo diferente ou mesmo apenas me lembrar de outras crises do tipo.
Durante esses episódios sinto-me tenso, imagino as piores coisas, sinto uma pressão grande dentro da minha cabeça, minha mente fica muito confusa, não consigo raciocinar direito, meu corpo também fica tenso, me sinto tonto, falta de ar... Fico com medo de me descontrolar, de ficar louco, de ser tomado pelo "mal" (sim, sou bastante religioso, mentalmente falando).
Em todas essas fases de crises, na verdade, nunca perdi totalmente o controle. Tento me controlar e, aos poucos, consigo. Mas é uma tortura, uma sensação muito ruim e opressiva, me dá vontade até mesmo de vomitar. É muito cansativo constantemente ter que lutar mentalmente contra mim mesmo. É uma tortura conviver com isso e, após essas crises, a morte me parece até uma boa opção. Gostaria de me ver livre, de uma vez por todas, dessa tortura!
Só de falar disso, já me sinto tenso, quase em crise, novamente... Alguém pode me ajudar?

A melhor resposta 19 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAR 2023

Olá Ronaldo,
Tres coisas, tres questionamentos para voce se localizar e procurar solucional:
Quem é voce! O que veio fazer aqui! Como se enxerga!

Quem é voce? Qual a sua verdadeira identidade? Este é o princípio orientador

O que veio fazer aqui? Qual o objetivo da sua vida? Não é por acaso que estás aqui. Está aqui para corrigir percursos, aprender, se realizar. A vida não contempla o sofrimento; este, é sintoma de mudanças de percursos; sofremos porque erramos o caminho.

Como voce se enxerga? Se por um lado voce é um potencial, é energia criadora, por outro, é nada, se acreditar que não é nada. Voce disse que é religioso... então Jesus Cristo disse: não é o que entra no homem que faz o mal; é o que sai do homem. Se voce tem medo, através do medo os problemas se manifestam em ti. Nada te atinge, desde que se coloque inacessível, mas tudo te atinge, se permitir que as coisas cheguem até voce.

Voce é um ser e está num sistema... precisa viver a vida que voce é e saber usar o sistema, o meio, em teu benefício.

Abraços... tens boas dicas de investimento.

5817 respostas

18 MAR 2023

Olá Ronaldo! Obrigado por escrever. Há muito o que te ajudar. Digamos que nosso corpo, nossa vida são viáveis para a preservação e continuidade da espécie. Ninguém consegue saber as coisas antes da hora. Quando as pessoas imaginam as coisas como negativas, sem tê-las vivido, acabem por ficarem nervosas apreensivas e por isso diminuindo sua habilidade para lidar com as coisas, muitas vezes legitimando a ideia prévia de que não daria certo. Na maior parte das vezes em que as coisas não saem como o planejado, esperado, acontece em decorrência do nervosismo e do preconceito. Isso mesmo: preconceito. O que não aconteceu não podemos avaliar. Por outro lado, com a experiência de vida aprendemos, sem precisar viver, que há coisas altamente negativas. Por exemplo: é altamente negativo viver religião somente teórica, sem praticar, é desastrosamente ruim trocar a convivência com pessoas reais, pelo convivência com a mídia, é prejudicial utilizar, cigarro, maconha, álcool, cocaína, crack, medicação desenfreada, e demais hábitos inadequados. Um lugar novo, o primeiro dia de trabalho, conhecer uma nova pessoa, não envolvem, a princípio, algo que devemos evitar.
Nesses vinte anos (entre trinta e cinquenta), você já esteve com psicólogo, em consultas individuais, regulares de cinquenta minutos, com mente aberta, persistência e disciplina?
Se não, será altamente recomendável.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8607 respostas

18 MAR 2023

Oi Ronaldo, sinto muito pelo que você está passando. Pelo que descreveu, esses sintomas parecem estar relacionados à ansiedade e ao transtorno de ansiedade generalizada. É importante lembrar que esses transtornos são comuns e tratáveis.

É compreensível que você sinta medo e desespero durante esses episódios, mas saiba que existem opções de tratamento que podem ajudá-lo a lidar com esses sintomas e a melhorar sua qualidade de vida. Uma opção é a terapia na abordagem da TCC (terapia cognitivo-comportamental), que pode ajudá-lo a identificar e modificar padrões de pensamento negativos que contribuem para a ansiedade, bem como a desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade no momento em que ela ocorre.

Além disso, há também medicamentos que podem ser úteis para aliviar a ansiedade. Podemos conversar para determinar qual tratamento pode ser melhor para você.

Por fim, é importante lembrar que você não está sozinho nessa luta. Há muitas outras pessoas que sofrem de ansiedade e transtornos similares. Busque ajuda profissional e apoio emocional para que você possa superar essa fase difícil e viver uma vida mais tranquila e satisfatória.

Abraços.

Filipe Araújo Psicólogo em Recife