Qual a melhor maneira de ajudar alguém tem tem esse vício?

Feita por >Anônimo · 11 set 2021 Terapia sexual

Meu nome é Dora, tenho um sobrinho que é adulto, porém ainda jovem. Ele é muito tímido, por isso não namora. Eu ando usando o computador dele porque estou sem e sempre tem uns sites de filme pornô no histórico da internet.
Puxei conversa sobre isso e ele se abriu, falou que costuma fazer masturbação no computador e que tá bem preocupado porque tem medo de ser viciado nisso.
A gente conversou bastante e ele me falou que bate umas 4 ou 5 por dia.
Não sou entendida do assunto mas pra mim pareceu muita coisa, então falei que a gente podia marcar uma consulta com algum psicólogo e ele não quer porque disse que não vai conseguir se abrir sobre isso com uma pessoa estranha.
Ele fala que tem uma necessidade muito forte e que se ficar sem gozar fica ansioso.
Eu já tenho mais de 50 anos mas sou uma mulher de mente aberta, então não ligo de conversar essas coisa com ele, mas o problema é que não sei o que falar pra ajudar.
O caso dele é preocupante? É normal ele ter essa necessidade de gozar todo dia?
Ele precisa de tratamento? Qual conselho eu posso dar pra ele sair desse vício se é que é mesmo vício?

A melhor resposta 14 SET 2021

Olá Dora, espero que esteja bem!

O vício em pornografia tem tido um aumento de casos devido ao fácil acesso a esse conteúdo nos dias de hoje, e seu consumo inadequado pode ser bem prejudicial para o desenvolvimento de nossa sexualidade, sociabilidade e cognição, bem como de nossa capacidade de se relacionar socialmente com possíveis parceiros afetivos.

Quando consumimos pornografia em excesso, com o tempo nossa mente começa a se condicionar ter prazer somente com esse tipo de estímulo especifico, e isso se dá porque quando vemos esse tipo de conteúdo, nosso cérebro libera dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer em nosso organismo. Quando o nível desse neurotransmissor cai em nosso cérebro, tendemos a repetir o comportamento que levou nossa mente a produzir mais dopamina. E assim esse ciclo vai se repetindo, e é por isso que isso pode gerar sim um vício.

É preciso que seu sobrinho mude sua postura drasticamente. Como ele espera conseguir uma namorada, para compartilhar uma vida sexual em conjunto, se ele não age para isso, mentalmente e sentimentalmente? Será que ele já sabe o que deseja em uma relação a dois? Isso requer que ele desenvolva sua maturidade e responsabilidade em sua vida.

Um outro ponto, é a masturbação com o consumo de pornografia. É preciso ter cuidado com essas atitudes, pois ele pode gerar um vício nesses tipos de conteúdos e práticas, que irá afastá-lo cada vez mais de conseguir aquilo que deseja em sua vida real, que é uma namorada para compartilhar uma vida juntos, e uma vida sexual juntos. Não imagine que ele vai encontrar na vida real o que ele vê em filmes pornográficos, são coisas tão totalmente diferentes. É bom ele estar preparado para o que irá encontrar na vida real. Eu sugiro ele cessar por completo seu consumo de pornografia, e diminuir sua prática de masturbação consideravelmente, para que ele possa, cada vez mais, entrar em contato com a vida real, para que ele possa aprender a lidar com ela, e com as frustrações que ela pode trazer, além de começar a aprender a se relacionar de maneira mais positiva com o sexo oposto.

Seu sobrinho deve focar apenas na sua ação para conseguir aquilo que ele deseja em vida. Não sei a idade dele, mas se esse comportamento permanecer, pode prejudicá-lo sim. É altamente recomendado que ele busque acompanhamento de um bom Psicólogo para o auxiliar nesse processo, e não deixe de fazer isso o quanto antes. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

12 SET 2021

Dora,
Na verdade o problema não é a masturbação ou a pornografia, mas a serviço do que é isso.
Na verdade ele quer e precisa de autoconfiança, é medroso e tem medo de se relacionar socialmente.
Ele tem muito auto julgamento e julga os outros.
Faz uso da masturabação para sufocar a solidão e a falta de reconhecimento de si. Por isso ele disse que se não se masturba, fica ansioso. O problema não é masturbação/pornografia, é lidar com a timidez, com a autoconfiança dele. Esta é a verdadeira causa.
Isto fica cada vez pior porque não cura a sua timides, não obtem autoconfiança e ainda aumenta a frustração e o vazio interno.
Precisa de Psicoterapia.

5817 respostas

12 SET 2021

Olá Dora! Grato por escrever. Na verdade, a questão do seu sobrinho não é a masturbação, é a timidez. Certamente ele deixa de fazer outras coisas próprias para viver isso. Certamente quatro ou cinco orgasmos por dia, envolve muita energia, muito tempo, muitas direções de pensamentos. Cuidado: em que medida vocês estão separando as coisas?
O que acontece com ele, não é raro. Acontece muito entre tímidos. Como o prazer sexual é altamente agradável à intimidade, não depende obrigatoriamente de outra pessoa, muitas pessoas tendem a essa direção.
Observação: olhar sites pornográficos é muito mais comum do que imaginamos.
Nós psicólogos, temos que ser, e somos por dever de ofício, respeitosos, sigilosos, acolhedores, empáticos. Será, certamente muito edificante que ele veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma caminhada científica.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de empresários da fé, maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.