Como ajudar alguem com vício em jogos de azar

Feita por >Deborah · 31 out 2016 Problemas psicológicos

Meu namorado começou bem jovem a jogar e pensei que ele estava com controle de si. Mas o vejo retornando dia após dia ao bar. Já pedi para escolher entre o jogo e eu. E ele chorou, disse que mudaria e no outro dia cedo voltou pra mesa do bar. Não sei mais o que fazer. Vivo pensando nisso 24 horas, em como ajudá-lo, porque estou vendo ele se afundar nesse vício horrível.

A melhor resposta 1 NOV 2016

Deborah, é realmente muito triste a gente ver quem gostamos perder o controle de si para o jogo. No entanto, antes de desejar ajuda-lo a todo custo, é preciso que ele mesmo se dê conta de que não tem mais controle e que o jogo controla a vida dele.
Preciso dizer pra você também que nada adianta você confronta-lo fazendo com que ele faça uma escolha... tente acolher, conversar abertamente, não julgar e não criticar... até que ele possa se dar conta de seu vicio...
Boa sorte! Erica Taylor

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

1 NOV 2016

Deborah, ele precisa querer se curar e procurar ajuda, sozinho dificilmente conseguirá. É um transtorno obsessivo compulsivo como outra droga qualquer. Converse com ele, pois trará muita tristeza para você ele continuar assim. Boa sorte.

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

1 NOV 2016

Ola Deborah
Todo e qualquer tratamento de dependência seja de substâncias química, jogos, internet, games ou a pessoas se dá por uma vulnerabilidade psicológica e genética da própria pessoa, e o tratamento se faz necessário porém é preciso que a pessoa que está envolvida no processo da dependência queira aderir ao tratamento e o tratamento não é fácil porque primeiro é preciso se trabalhar o que está por trás desta relação de dependência "vício".
Por isso entendo que ele precisa querer aderir a um tratamento psicológico.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

1 NOV 2016

No Hospital das Clínicas de São Paulo há um serviço especializado neste tipo de problema. Não sei se posso passar links através da resposta aqui, mas se quiser me mande um e-mail que lhe passo.

Att.

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

31 OUT 2016

Deborah, o vício, seja em quaisquer modalidades, em jogo, em álcool ou até mesmo em drogas, é um dos tratamentos mais difíceis para se obter sucesso (na minha opinião). Eu sugiro que primeiramente você procure um psicanalista em tua região, marque com ele uma consulta e explique a situação, o que ocorre e inclusive com o você se sente com isso. Certamente, algum resultado vai dar. Espero ter te ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

31 OUT 2016

Olá, você já conversou com ele sobre a possibilidade de ele buscar auxilio psicológica?
Tenha em mente que é muito difícil ajudar quem não quer ser ajudado, e o primeiro passo é ele aceitar que isso é uma doença que está trazendo perdas.
Assim que ele perceber e quiser buscar ajuda, mais da metade do caminho já foi percorrido.
Te aconselho a não pegar essa carga para você! Existem profissionais especializados em vícios, caso você não seja, nem tente... vai fazer mal a você.
Acredito que a sua parte será mostrar que ele está indo pelo caminho errado e que precisa de ajuda.
Boa sorte!! Espero ter ajudado!

Thais Baère Psicólogo em Brasília