Como posso ajudar um sobrinho viciado em jogos?

Feita por >MaRodrigues · 14 jan 2018 Ludopatia

Meu sobrinho não dorme a noite jogando e tem reações agressivas com a mãe não mantendo diálogo e se desequilibra sempre que falta peças ou internet no computador.

A melhor resposta 15 JAN 2018

Nesse caso, é preciso saber realmente o que está acontecendo, porque as reações dele são apenas o reflexo de algo que já deve está instalado, nos comportamentos, nas relações familiares. Ele não se isolou no computador da noite para o dia, e a forma como a família está lidando com o comportamento dele pode estar deixando ele mais agressivo, pois a agressividade também é uma forma de defesa. O melhor a fazer é buscar um psicólogo para que ele possa avaliar tudo isso e orientar vocês da melhor forma. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

15 JAN 2018

Olá Maria Rodrigues, Paulo Martins, Psicólogo eme Recife.

Em primeiro lugar, muito bom estares identificando esse comportamento e tentando fazer algo a respeito.

Realmente, é algo preocupante, mas que tem solução, possivelmente. Deve-se verificar as causas desse afastamento para o mundo da fantasia (jogos), pois é lá que ele foge dos problemas e das relações com os pais. Possivelmente isso pode ocorrer, a depender da idade do seu sobrinho, fator importante a detalhar aqui, devido a ausência dos pais, que muitas vezes compram esses jogos ou outras formas lúdicas e de entretenimento, para se dedicar ao trabalho, estudo, aumento da renda familiar e acabam se deparando com a necessidade de resgatar o filho, de um mundo agora dele e que ele pode controlar à distancia de um botão ou gestos. Talvez seja necessário você conversar com os pais sobre o que você identificou, e assim mostrar para eles nossas respostas. Sugerindo que eles busquem identificar tais causas e ainda com auxilio de acompanhamento terapêutico, com Psicólogo. Assim poderá ser possível um trabalho focado no sobrinho e no âmbito familiar, normalmente, causador desse tipo de problema.

Att,
Paulo Martins
CRP 02/19840

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

15 JAN 2018

Olá, Má.
É importante entender um pouco do contexto familiar, você pode orientar os pais a levarem o seu sobrinho ao psicólogo.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo