Marido depressivo recorre a jogos e outros vícios. O que fazer?

Feita por >Tita · 22 jun 2021 Depressão

Estou em união estável há 8 anos e 9 meses. No decorrer do casamento soube do vicio de jogo associado por vezes à bebida e pornografia, esse último que muito me machuca, pois me sinto traída, mesmo não querendo me sentir assim. Ele não nega o mal que causa a ele e a família seus vícios, se esforça para largar, mas em momentos de tensão, geralmente semanais recorre aos jogos e bebidas. Da pornografia é muito esporádico, mas quando acontece me destrói. Fico sem conseguir dormir e comer. Mesmo ele verbalizando o desejo de não mais fazer acontece esporadicamente. Qual a necessidade dos homens fantasiarem com outras mulheres? Como ajudá-lo? Não consigo romper e nem permanecer mais nessa relação, é muito sofrimento. Já estou em Terapia.

A melhor resposta 23 JUN 2021

Q bom q já está em terapia. Esse é o caminho. Sobre seu marido não há nada q possa fazer a menos q ele mesmo queira. Pára de se concentrar em resolver os problemas dele e passe a se concentrar em resolver os seus e comece a se perguntar pq vc precisa estar numa relação como esta. Vc vai encontrar suas respostas! Boa sorte.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

24 JUN 2021

Tita,
Ok se estás em terapia... terapia ou Psicoterapia?
Podes fazer para o(a) profissional estas questões levantadas.
Entretanto posso ajudá-la de que os vícios estão em função de alguma coisa, estão preenchendo um vazio nele. Não é o jogo, a bebida ou a pornografia que ele quer, ele recorre a esses para tentar conseguir alguma coisa que ele não está conseguindo...
Precisa de Psicoterapia para descobrir o real motivo de ele buscar atraves dos jogos, bebida e pornografia. Com certeza ele fica com mais vazio e sentimento de culpa dentro dele.
Proponha fazer Psicoterapia de casal, se ele resiste em fazer individual... depois de algumas sessões o psicoterapeuta saberá conduzir para psicoterapia individual.

5817 respostas

23 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se vc quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei entrar em contato com vc rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 JUN 2021

Olá Tita! Você já está em psicoterapia e seu pscólogo tem dados mais detalhados e sistemáticos para te ajudar. No entanto, escreve aqui porque busca outras possibilidades de encaminhamentos.
Pelo relato estão em união estável por a aproximadamente nove anos, sem filhos. Ele bebe joga e vê pornografia. Como quantificar e qualificar esses hábitos?
Quem não rompe nem permanece, não se compromente com a decisão.
Agindo assim outros acabam tomando decisão em seu lugar.
Você se sente machucada, traída, destruída. O que é predominante? Situações de harmonia e bom convívio ou situações de conflito e afastamentos?
Pondere com seu psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - o Brasil apreenta o pior índice de mortes do mundo. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benfícios que Ararquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.