Como mudar os pensamentos na hora do sexo?

Feita por >Esposa desesperada · 29 dez 2022 Terapia sexual

Olá, sou casada e era viciada em pornografia e masturbação desde solteira, achava que esse vício passaria após o casamento mas não passou. Graças a Deus com muito esforço e muitas quedas e frustrações, hoje estou livre da pornografia. Porém ainda me sinto suja, pois na hora da relação sexual com meu marido, meus pensamentos sempre se voltam para a pornografia, eu sinto como não estivesse fazendo amor com ele, pois eu estou lá fisicamente porém meus pensamentos estão em outro lugar. Já tentei não ter esses pensamentos que maculam nosso leito nupcial, porém sempre acabo recorrendo aos pensamentos para que eu tenha lubrificação, quando decido deixar esses pensamentos de lado eu não consigo ficar excitada e o sexo é péssimo e doloroso. Já ficamos vários minutos nas preliminares mas nada acontece se eu não recorrer aos pensamentos pornográficos.

A melhor resposta 2 JAN 2023

Olá Esposa desesperada, espero que esteja tudo bem com você.

O consumo excessivo de pornografia, cada vez mais comum nos dias de hoje, pode apresentar diversos desdobramentos em nossas vidas, tanto no campo sexual, mas também em outras áreas, como social, afetiva, trabalho e etc. Muitas vezes, quando se consome muito esse tipo de conteúdo, nosso cérebro e nosso corpo acabam se acostumando cada vez mais a só sentir prazer com esse tipo de estímulo, o que vai nos deixando insensíveis aos estímulos sexuais reais. Passamos então a ter prazer somente com o que vemos no virtual, sendo que o que vemos no virtual é muito diferente daquilo que fazemos no mundo real. É por isso que você relata que só consegue lubrificação apenas quando imagina o que vê nos filmes, pois você se acostumou a isso, tanto sua mente quanto seu corpo. O primeiro passo realmente é parar de consumir esse tipo de conteúdo por completo, e começar a redescobrir seu corpo novamente. O que pode te dar prazer, satisfação, e despertar seu desejo com experiências reais? Aos poucos, as respostas a essas perguntas, vão te redirecionar para uma prática sexual real e saudável. Diminuir a frequência de sua masturbação pode te ajudar também na manutenção de seu desejo, e te deixar mais a vontade na hora da prática sexual real. No entanto, não se culpe se as imagens de pronografia virem a sua mente na hora do sexo, pois isso só será mudado com o tempo. De qualquer forma, evite pensar nisso, e procure se conectar plenamente com seu marido na hora do sexo, busque senti-lo. Um Psicólogo pode te ajudar nos momentos em que estiver passando por alguma dificuldade mais agudas envolvendo essas questões, e pode te ajudar nesse caso, oferecendo suporte e apoio profissional quando mais necessitar. Tudo vai passar por uma ressignificação do sexo, e de se reconectar com sua real sexualidade. Se necessitar de suporte neste processo, um Psicólogo é o profissional mais indicado.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

6 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar comigo que eu lhe responderei o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

Olá Esposa! Obrigado por escrever. Naturalmente quando uma pessoa associa de forma repetitiva e constante, por longos períodos, um hábito a um gesto, eles se tornam mutuamente dependentes. Acontece que a pornografia é algo mais leve para quem a vê, pois acontece somente no seu tempo, com o acesso ao conteúdo pornográfico, conforme tuas direções e interesses. É menos desafiador, mas fácil de filtrar e idealizar. Com o passar do tempo, com o esforço, com as adaptações possíveis, você poderá aprender a lidar com o prazer e harmonia sexual, na troca com seu marido. Cabe observar que é comum acontecer essas associações. Uma quantidade significativa de jovens, se introduzem na prática da sexualidade dessa forma. Não é necessariamente algo errado.
Tanto há técnicas e formas para viver sexualidade com diversificação de ações na interação, como há formas para você interpretar tua história de outro jeito. Pornografia e pensamentos povoam a mente da maior parte das pessoas, e para elas, não representa algo sujo ou péssimo.
Poderá ser enriquecedor você poder trabalhar o sentido que você está dando para a tua história sexual e melhorar tuas trocas atuais, com a ajuda científica de um psicólogo. Não precisa haver nada de culposo e ou sujo, no que você relatou.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8634 respostas

30 DEZ 2022

Voce está sendo dominada pela sua mente racional, pelo que gravou no seu HD mental: experiências, crenças, programações.
Está se relacionando, fazendo um sexo de forma racional, por uma programação racional, pelo que viu e se excitou com a pornografia e por isso, não está conseguindo se entregar na relação com o seu marido; o seu cérebro (programação) se entrega, mas o teu corpo, a tua alma, não!
Teu relacionamento não tem conexão com ele, e por isso é vazio, te deixa frustrada.
Não está livre da pornografia... tanto que não consegue ter orgasmos com seu marido.
Sente-se suja porque está dominada pelas crenças, valores aprendidos a respeito do que é a sexualidade, o sexo, o prazer... assim, não poderá nunca usufruir de uma sexualidade plena, não sabe do real prazer sexual... você se estimula quando, cerebralmente pensa na pornografia e aí se coloca como “pecadora”, sente como se não estivesse fazendo amor com ele, está na cama com seu marido, fisicamente, porém seus pensamentos estão em outro lugar.
Precisa sacralizar a sexualidade, o sexo, o relacionamento através da Psicoterapia, para deletar da sua mente o que aprendeu.
Abraços.