Como devo agir com meu namorado viciado em jogo?

Feita por >Dada · 22 jul 2020 Terapia de casal

Namoro há quase 6 anos e por diversas vezes nos desentendemos por conta de um jogo online que ele madruga jogando, todos os dias. Quando estou junto com ele na casa dele ele não joga, porém o que acontece é que se marcamos algo por exemplo almoço durante a semana é muito comum ele perder o horário por não conseguir acordar por ter madrugado jogando. Fora que ele interage com os jogadores e conversa pelo whatsapp, participa de grupos também e fica todo momento interagindo. Ele diz que critico seu hobby e que não faz sentido se não tem a ver comigo, mas também quando terminamos eu vi uma conversa com uma menina do jogo no celular dele onde ele me chamava de surtada e contava detalhes da nossa relação, então fiquei muito chateada e fiz ele bloquear e ele excluiu a menina, me pediu perdão envergonhado. Porém, continua jogando, interagindo com outros, falando palavrão, e as vezes até amanhecendo jogando. E isso me faz questionar, quem é a pessoa que namoro que dá tanta preferência a isso, o nível da pessoa que estou investindo...mas fico arrasada quando me abro pra ele e ele vem com todas as pedras se defendendo e me atacando, sempre colocando o jogo como protegido...sinceramente, não sei como devo me portar sobre isso...sei que devo respeitar e não posso obrigar a nada mas me incomoda...
eu tenho 32 anos e ele 25

A melhor resposta 23 JUL 2020

Olá Dada! Obrigado por participar. Considerando seu relato, seus trinta e dois anos, os vinte e cinco anos, dele; o contexto contínuo do jogo de madrugada, as implicações disso na inserção social, na saúde, na organização de vida; a falta de sinais da parte dele de querer se modificar, não cabe outra sugestão. Termine o namoro. Namore a si mesma. Quem namora a si mesmo, constrói rotina de vida saudável, faz atividades harmônicas, realizadoras, por isso torna-se pessoa interessante, que com o passar dos dias, torna alguém observada, que após pesquisa e observação, irá ter muitas oportunidades de construir namoros e interações diversas com qualidade e realização.
Desculpe-me a fala direta, mas o texto, representando a verdade, dá elementos sólidos para isso.
Estou à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários. Será muito enriquecedor você olhar para dentro de si, ver tuas riquezas potencialidades e possibilidades com a condução científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.