Meu namorado tem depressão e terminou comigo. Como devo agir?

Feita por >Julia · 16 dez 2019 Depressão

Olá, namoro a 1 ano e meio com um cara maravilhoso que sempre me fez muito feliz. Ele teve uma criação muito fria, sem amor, carinho e demonstrações de sentimento. Aos poucos ele foi me contando sobre isso, mas eu nunca consegui imaginar a forma como ele se sente, só percebia q em alguns momentos ele parecia 'vazio'. Ele sempre fez absolutamente tudo para me agradar e não deixar faltar nada, inclusive em relação a queda de libido, mas novamente eu não entendi e em muitos momentos me via cobrando coisas dele, q ele não sabia responder. Começamos a ter algumas brigas sempre pelo mesmo motivo (a forma de demonstrar sentimento dele, etc)... ele dizia estar se esforçando mto, mas q não conseguia entender o q acontecia dentro dele. Dizia q eu fui a 1ª pessoa a mostrar a magia da vida, e q ele queria sentir essas coisas tb. Depois de uma briga, semana passada ele terminou cmg dizendo que não é feliz, e q não consegue me fazer feliz. Disse q eu mereço ser feliz, mas q neste momento ele não consegue ser 'namorado'. Ele começou a fazer terapia, disse q neste primeiro momento precisa se entender, entender seus sentimentos.... Como devo agir? Quero mostrar q estou com ele neste desafio, mas ao mesmo tempo quero dar este tempo a ele, para que possa se entender melhor. Ele nunca teve uma família presente, os pais são mto frios e distantes (não abraçam, nem o beijam, nem dizem o q amam...). Ele disse que aprendeu tudo isso comigo, q sou a melhor pessoa q ele já conheceu, a pessoa com quem ele mais se abriu. Meu coração está apertado e com muito medo, mas tb estou fazendo terapia para tentar melhorar em algumas coisas (sou mto dependente emocionalmente dele, e imagino q isso tenha criado muita responsabilidade nele). Eu o amo muito, me sinto muito feliz com ele, mas neste momento me sinto culpada por não ter visto antes como ele se sentia.

A melhor resposta 18 DEZ 2019

Oi Júlia... que ótimo que estás fazendo Terapia também, assim vais te tornando mais verdadeira contigo mesma e com ele.
Ele está enfrentando um problema temporário e como está fazendo Psicoterapia, pode sair logo disto.
Ele se deixou influenciar demais pelo sistema, pelo meio em que foi criado e precisa resignificar tudo isto. Sofreu determinados impactos e ele se ressente disso como a falta de amor, expressão de sentimentos, frieza, etc.
Por enquanto ele está se sentindo como vítima, uma posição que não ajuda em nada a ele. Deve sair do vitimismo.
Foi ele que escolheu a família para vir ao mundo porque nessa família ele teria as melhores condições de trabalhar dentro de si o que se propôs. Agora ele deve erguer a cabeça, dar-se conta disso e enfrentar a vida.
Ele agora não precisa mais de mãe, de pai, de irmão... ele tem que ser pai de si mesmo, mãe de si mesmo, o seu melhor amigo.
Os país lhe proporcionaram a vida e o cuidado até esse momento.
Agora ele deve fazer-se.
Ele precisa diferenciar o que a vida quer e o que o sistema (família, sociedade) quer.
A vida quer que ele seja feliz, realizado, que seja livre, experimente a vida, faça muitas experiências e escolha a que melhor encontrar. Para a vida não tem certo e não tem errado, bonito ou feio. não tem pode e não pode...
O sistema sim quer que ele obedeça as regras estabelecidas por outros, julga, impõe leis,costumes, condenações....
Ele é quem decide a quem servir: à vida ou o sistema.
Se escolhe a vida, deve se preparar para ser um bom diplomata, ser flexível para também dar-se bem no sistema, mas realizando o seu Projeto de Vida.
Se escolhe o sistema, vai ter a aprovação de todos, se agir como os outros querem, mas é infeliz, frustrado, doente...
Creio que não tenha muita escolha!!!