Como reconhecer e criar coragem para ir num psicológo

Feita por >Luciana · 27 ago 2023 Abordagem psicológica

Sempre fui muito quieta e era uma criança escandalosa que gritava e tals mais minha vida mais minha vida mudou dos 13 para o 12 quando minha mãe adotiva morreu.
Meus pais biológicos sempre foram ausente até hoje e não tenho uma boa relação com o meu genitor só a genitora e também não sinto muito afeto por eles.
Minha vida virou de cabeça para baixo e mudei bastante, inclusive passei por um assalto que não me engano foi aos 18 anos e hoje tenho medo de sair sozinha e fico sempre alerta, tenho pavor de carro e moto ou algo que seja suspeito para mim, também perdi meus(colegas) que eu mesma me afastei de todos e hoje vivo dentro de casa e só saio para fazer minha obrigações e não para curtir.
Só queria coragem para ir num psicólogo mais tenho receio e um pouco de medo sei la sou muito tímida e não confio nas pessoas também é fora que eu não sei me expressar e nem eu me entendo direito então não saberia explicar acho que também tenho um pouco de medo do julgamento.
Em questão ao comportamento será que esse medo comportamento seria pelo abuso infantil porque me lembro de uma cena quando tinha uns 3 anos de minha irmã me colocar para chu#ar as partes intimas dela e dizia que ia me dar doce e tals e eu fazia mais não entendia então cresci fazendo coisas de adultos eu e minhas primas mais na adoslecencia parei com isso, morro de vergonha só de lembrar e me sinto horrível, também me cobro muito, sentiria horrível em contar isso para um psicológo, desprezível talvez.
Me crítico muito e queria ajuda de vocês sobre o que fazer porque não quero ficar nessa situação presa dentro de casa, hoje tenho 23 e sinto que não vivo direito queria ter coragem para poder ir num psicólogo.

A melhor resposta 31 AGO 2023

Oi Luciana,
Parabéns pela coragem... estás falando com um monte de Psicólogos...
E não precisa se envergonhar com nada, tudo foram experiências; na época voce não sabia e hoje tem poder de decisão e de escolha..
Precisa fazer Psicoterapia para se conhecer, saber quem é, saber e entender porque está aqui e o que quer nesta existência.
Tudo o que passou faz parte do teu histórico de vidas, mas não é este que te define.
Este histórico foi definido pelo ambiente que exerceu influência sobre voce: teus pais biológicos, teus pais adotivos, ambiente familiar, ambiente educacional, social e religioso... a esses todos voce teve que se adaptar e hoje sente problemas, vazio, baixa autoestima, desmotivação... precisa entender tudo isso e se definir de acordo com a verdade da tua vida e não como te foi ensinado.
Voce veio, nasceu através dos teus pais biológicos, depois dos pais adotivos, mas não é de nenhum deles... voce apenas veio através deles e veio para cumprir com o teu objetivo de vida e através deste, ser feliz.
Agora, precisa entender porque está sofrendo e o que precisa corrigir, sanear, curar em ti para que o fluxo da vida tenha normalidade em sua vida.
Fico à disposição
Abraços

5822 respostas

28 AGO 2023

Olá Luciana, um passo para buscar ajuda você já deu ao nos escrever. Você relatou situações que te aconteceu ao longo da vida, que realmente precisa de ajuda para ressignificar. C O psicólogo é um profissional apto para te ajudar, sem julgamentos. Inicie o processo, percebeu que não tem vínculo, troque de profissional. Você precisa se sentir confortável e confiante na relação terapêutica.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

28 AGO 2023

Oi Luciana! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu! O conteúdo que você apresenta sugere que ao longo de tua história você vivenciou desde pequena vínculos inadequados. Depois de um tempo, começando a organizar entendimento das coisas, você preferiu se distanciar, evitar. Isso foi forma de se proteger. Acontece que precisamos de interações. Muitas pessoas podem ser éticas, respeitosas. Você mais vivida, mais experiente pode exigir respeito, colocando limites nas pessoas.
Certamente o psicólogo (a) será pessoa para te oferecer segurança, acolhimento, empatia, compreensão, jamais para fortalecer experiências negativas.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, venha para um trabalho de continuidade. Sabemos que no começo você poderá sentir um pouco de desconforto, insegurança. Apenas seja persistente, permita-se ser acolhida por umas cinco ou seis consultas. Depois você já terá maior tranquilidade. Reconhecer o psicólogo que terá profundidade implica pesquisar o perfil dele, o tempo de trabalho, seu comprometimento. Coragem não é palavra necessária para contar com psicólogo. Psicólogo precisa ser acolhedor, sensível, humano, encorajador para vida saudável e ética. Conte conosco.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

28 AGO 2023

Olá, pude perceber que você passou por muitas situações que geraram muito traumas, vergonha, medo.
Você precisa de acompanhante psicológico.
No atendimento com profissional ele vai te ajudar, todo trabalho e realizado com total sigilo. O psicólogo não trabalha com julgamentos, pelo contrário, ele está para acolher sua dor e sofrimento.

Nadyne de Souza Passos Psicólogo em Serra