Por favor, eu quero ter coragem para desistir.

Feita por >Thanatos · 21 jun 2022 Motivação

Faz um tempo que estou assim, meu primeiro relacionamento sério terminou recentemente, estou desesperado em busca de um emprego pra concretizar minhas metas, mas ainda não passei pela fase do exército e não sei se o motivo de não conseguir é esse.
Estou gostando de uma nova pessoa, mas tenho medo de me envolver, o sentimento de afeto é recíproco e nós decidimos ser amigos (embora demonstremos muito afeto um pelo outro e queremos fazer dar certo), faz uns dois dias que a gente não tem tido muito contato, só bom dia e perguntando se tá tudo bem, se o outro almoço, jantou, etc.

Eu estou com medo de ser deixado de novo, além disso enfrento problemas a todo momento com meus pensamentos, sinto vontade de me matar, mas não tenho coragem. Sinto vontade de me afastar dela e não tenho coragem, ainda luto pra criar uma rotina e tentar aprender a desenvolver sites porque isso me ajudaria muito, mas estou começando a querer ficar deitado, sem fazer nada. Minha mente está cansada, eu não posso ficar contando minhas dores pra outras pessoas que me conhecem e certamente não vou buscar ajuda de psicólogo... Eu só quis soltar tudo isso pra fora, porque é possível que a partir de agora eu me isole e desista de tudo.

Afinal, não pedi pra vir ao mundo e se um dia eu me matar vai ser um alívio.
Eu não sei o que eu tenho, não tenho muitos amigos porque estou cansado de lidar com pessoas quebrando minha confiança, sou introvertido e apesar de ser genial... Eu só quero desistir e no dia que eu finalmente tiver coragem, ninguém vai me parar.

A melhor resposta 24 JUN 2022

Olá Thanatos.
Você precisa urgentemente ir em um médico psiquiátrico e um psicólogo. Estes teus pensamentos precisam ser colocados no devido lugar, para isso é necessário tomar medicação.
Por que não buscar ajuda de um psicólogo, você já passou por psicoterapia? Se passou o que não te agradou, se não passou, por que resistir a algo que não conhece?
Quanto a quebrar sua confiança, as pessoas são quem elas podem ser de melhor, e você precisa aprender a não gerar tanta expectativa sobre elas, assim poderá diminuir suas frustrações e esperanças a partir do outro.
A vida não é perfeita, é como um jogo de vídeo game, você só aprende a mudar de fase se enfrentar e estudar como cada uma se apresenta. Um jogo de vídeo game não tem graça se não tiver desafios, assim também é a vida, e para vive-la melhor é aceitar cada desafio e querer ganhar o jogo.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 JUN 2022

Thanatos... esse é seu verdadeiro nome?
Pois eu te digo que foi voce sim que pediu para estar estar aqui, voce pediu para encarnar e tinha um bom motivo para fazer isso...
Então, descubra qual o seu objetivo de vida, qual a tua missão de vida... ninguém vem aqui por acaso, a Vida não joga dados.
Acontece que se voce se adaptou ao sistema, às crenças, e se construiu errado, isso é problema seu! Precisa se corrigir, precisa se construir, precisa sair do papel de vítima e assumir a responsabilidade pela própria realização.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio... o que está fazendo com isso? Nada? Não acredita em si mesmo? Isso é problema seu!
Ninguém é vítima de nada, cada um se constrou, constrou a sua realidade como quer... tem o poder para isso.
Voce é dono da sua vida, pode fazer dela o que quiser e de fato, ninguém se importará por isso; Deus não perde nada com isso, pois, como disse, ele te deu a liberdade e o livre arbítrio.
Mas voce teima em desistir... pode desistir, só que vai ter que voltar novamente para aprender tudo de novo... com o agravante de ter se tirado a vida! Mas, voce é livre. pode fazer isso.
Mas pode escolher também ser responsável pela sua existência e parar de ir atrás dos outros e se realizar, se conhecer, conhecer seus talentos e como usar o sistema a seu favor.
A Psicoterapia serve exatamente para isso... mas, voce teima em não fazer... problema seu!
Solução tem e mais fácil do que voce pensa, mas precisa escolher e decidir.
Abraços... seja foda na vida e não morno!!!

5817 respostas

22 JUN 2022

Olá Thanatos! Eros é teu outro lado, é também você! Obrigado por escrever. Genial mesmo é com sabedoria, discernimento e harmonia interior, lidar com o mundo abstraindo suas riquezas, alegrias e realizações. O futuro é uma construção. A grande maioria das vezes que tentamos construir futuro com respeito a saúde, cultura ética, acúmulos de saberes, bons hábitos, acabamos construindo resultados bons, interessantes, animadores, enriquecedores. Certamente você fará isso. Logo, logo, você se vinculará a um trabalho. Não procure emprego, procure trabalho; não escolha, comece simples. Depois você irá se modificando para trabalhos que você goste mais, que te realizem mais. Colegas, conhecidos, esportes, afazeres legitimados pela cultura, com ética e saúde, sempre ajudam muito.
Essas práticas ajudam muito. Será muito bom conversar com você.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão reais; a maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "lideres religiosos", querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscara, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.