Quero morrer e todos já desistiram de mim. Ainda há o que fazer?

Feita por >Alumínio · 3 out 2021 Motivação

Não sei se posso fazer um desabafo aqui, mas acho que sim já que os outros também fazem... Estou confuso por onde começar, então só vou falar logo. Tenho 18 anos, desisti da escola no meio de 2019 e não sei mais o que fazer. Sempre fui muito calado, nunca tive amigos e tenho fobia social, então meio que sempre foi um desafio pra mim ir pra escola e ter que lidar com outras pessoas. Só desisti de vez no meio do ano porque ganhei peso (ou fiquei mais alto, nem sei) e meu uniforme escolar ficou mais colado no meu corpo, o que destacava minha barriga. Já deve dar pra perceber, mas sempre tive autoestima muito baixa e odeio meu corpo, sou gordo desde criança e me sinto um lixo por causa disso.

Nunca saio de casa porque odeio que as pessoas olhem pra mim, me sinto nojento, e com a pandemia isso deve até ter piorado. Ao menos antes eu saía por causa da escola, agora não saio pra mais nada. Dá pra imaginar as consequências disso né? Sou sedentário, obeso, não cuido mais tão bem da minha higiene (mal escovo os dentes por exemplo).

Honestamente, já estou perdido com o que dizer. Eu me odeio, sou nojento, quase todo dia penso em morrer, mas não tenho coragem de fazer nada porque tenho medo de sentir dor ou só acabar com sequelas sem conseguir morrer de vez. Meu pai morreu anos atrás, vivo sozinho com minha mãe e não sei o que fazer, já percebi que ela desistiu de mim porque nunca fez nada pra tentar me impedir de sair da escola, e parece estar a um passo de me expulsar de casa. Ela diz que queria ter me abortado, que eu transformei a vida dela em um inferno e que sou só um parasita vivendo às custas dela. E o pior é que tudo isso é verdade. Queria poder fazer alguma coisa, mas tenho medo e não faço ideia de como resolver isso, parece mais viável simplesmente morrer. Também não tenho ninguém na minha vida, como um amigo, que pudesse me ajudar ou dar ideias de como lidar com isso. Tem um jeito de eu trabalhar? Mesmo que tivesse, como eu faria isso? Não tenho capacidade de fazer nada, nunca trabalhei e ainda precisaria provavelmente lidar com alguém pra conseguir isso, o que me deixa sinceramente com PAVOR.

Eu realmente não consigo falar com ninguém pessoalmente, nem por áudio na verdade, só por texto consigo ter alguma forma de comunicação. Sério, meu pavor em falar com alguém na vida real é tão enorme, que mal consigo respirar, meu coração acelera e ou gaguejo incontrolavelmente sem conseguir emitir uma única palavra, ou até desmaio (como já aconteceu uma vez).
Me sinto muito mal em falar sobre tudo isso aqui, é a primeira vez que comento sobre isso em algum lugar, e não é como se existisse mais uma solução. Só que em qualquer caso, prefiro desistir de vez e cometer suicídio esse ano mesmo, do que um dia estar por exemplo com 30 anos, vivendo com minha mãe ainda, mesmo que eu acredite que ela vai me expulsar antes e vou só ter uma morte miserável em algum lugar qualquer. Não quero continuar vivendo como um parasita e ser tão patético a esse ponto.

Não sei se expliquei muito bem, mas espero que tenha dado pra entender. Espero que alguém tenha uma ideia pra me dar...

A melhor resposta 5 OUT 2021

Olá.
Se você chegou até aqui é porque ainda tem esperança, e sabe que algo pode ser feito.
Você espera que alguém tenha uma ideia para te dar. Há muitas coisas para serem feitas, há muitas ideias para serem desenvolvidas, e há esperança, porém você precisa querer mesmo que não acredite muito que há solução. Talvez você não aprendeu a enfrentar os desafios que a vida lhe trouxe e está tudo bem, o importante é saber que é possível enfrentar estas adversidades. Por que você acha que alguns se dão bem e outros parece que não dão certo? É porque estes que aparentemente dão certo, também enfrentaram adversidades, mas de alguma forma souberam lidar com elas., ninguém ouve sim o tempo todo, nenhuma família ou pessoa é perfeita, por mais que aparente ser.
Você pode manter os pensamentos de que é feio, nojento, mal querido, ou pode melhorar seu humor pensando que sempre alguém vai te achar bonito, limpo, e te querer bem, mas com os pensamentos que está hoje, será difícil mudar esta forma de pensar sozinho, por isso busque ajuda. se está com dificuldade de usar o telefone, vídeo ou ir presencialmente a psicoterapia, há profissionais psicólogos que atendem apenas usando mensagens.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 OUT 2021

Olá, Alumínio !

Que interessante o nome que você usou para se descrever aqui pois o alumínio é um elemento muito abundante na terra e as suas características de resistência, leveza e condutividade fazem com que ele esteja em toda a parte. Não sei se existe alguma identificação sua com essas características mas só de conhecer um pouco a sua história acredito que posso supor que você talvez não deseje nada do que esteja passando e queira muito ter uma vida leve e poder experienciar o mundo o máximo possível. Talvez você tenha experienciado relações sempre pela via do conflito e pouco o quase nada pela via do acolhimento e ainda é possível costurar as feridas, apesar de tão profundas. Apesar de ser clichê a indicação, talvez tenha chagado o momento de tentar ser acompanhado por um profissional e espero que se acaso você decidir isso, espero que seja uma experiência construtiva e acolhedora para você.

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

42 respostas

7 OUT 2021

Ei...
Tudo que você relatou são pensamentos distorcidos sobre você e a realidade que vive.
Não sei se já iniciou terapia, mas meu conselho é que PROCURE urgente se ajudar.
Busque ajuda emocional...busque ajuda espiritual.
Não jogue fora sua vida. Existe Solução para TUDO. Enquanto há vida há ESPERANÇA.
A vida é preciosa demais e você só tem ela para viver.
Procure ajuda.
Abçs
Psicologa Cecilia Alves

Cecília Alves Psicóloga Psicólogo em Ipatinga

14 respostas

7 OUT 2021

Ei, espero que esteja bem
Antes de mais nada, preciso te orientar que, em caso de emergência, disque o 188 (centro de valorização da vida), lá tem profissionais treinados pra acolher teu relato. Inclusive tem um chat disponível em horário comercial.
Agora sim, puxa, quanta angústia, não é mesmo? Que sofrimento você parece carregar... queria expressar meu carinho e sensibilização pelo teu relato.
Eu gosto muito de uma frase que diz "se tem vida tem jeito" e sinto que preciso te repassar ela agora...
É muito raso eu te dizer que tudo vai passar e ficar bem, mas confio que você consegue atravessar isso
Acho que o primeiro passo você já deu: procurar alguém pra conversar.
Não deixe de buscar ajuda de um profissional, de verdade... te digo isso com o mesmo carinho que citei acima, não deixe de escolher um dos profissionais daqui da plataforma - ou de fora - mas não fique sem ajuda!
Conte comigo se precisar,
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

4 OUT 2021

Oi Alumínio! Que bom que você escreveu! Ao escrever você apresenta bons recursos internos, boas possibilidades para modificar essa realidade. Há muito o que fazer. É preciso ter persistência, muita persistência (da tua parte e das pessoas que se dispuserem a te dar as mãos).
Primeiro é preciso lidar, ainda que te pareça difícil, que é necessário e inevitável sair do isolamento. A imensa maioria, quase totalidade das pessoas saem desse isolamento.
Uma providência prática, converse e volte para a escola; outra providência, faça atividade física com regularidade.
Não abra mão do esforço, todo o esforço, com a respectiva prática da troca social.
Há muita coisa a fazer. Certamente a tua mãe, do jeito dela, quer o seu bem.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, tome coragem, entre em contato, com a maior brevidade possível. Também resgate em tua história, um professor, um tio, um primo, um vizinho, uma pessoa mais velha que você tem lembranças sensatas, éticas, confiáveis e fale com ele. Lute com sua vergonha, mas lute até vencer. Te ajudaremos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

4 OUT 2021

Aluminio...
Voce está desconhecendo quem é realmente, porque esté que está ali não é voce mesmo.
O que precisa fazer é se conhecer, saber quem é, qual a tua verdadeira identidade e qual o objetivo da tua vida. Quando voce nasceu, já trouxe contigo este objetivo so que o sistema de ensino e a família não auxiliaram em fazer voce descobrir.
Por isso, se adaptou ao que os outros queriam e isto te faz sofrer muito, voce não se reconhece assim como é porque este não é voce.
A autoestima, o amor-próprio, a alegria a felicidade vem quando colocar em andamentoo voce mesmo.
Precisa fazer Psicoterapia para compreender tudo isso, conhecer-se, conhecer onde está o teu potencial e iniciar a viabilização deste.
Tudo o que sente agora vai reverter. Não se culpe e não se julgue... tudo isso muda, mas preicisa fazer psicoterapia.
Precisa sair dessa, não há justificativa para não fazer, pode fazer Online porque isto te facilita.