Ja fazem 3 anos mas ainda fico nervosa quando vejo minha ex,como mudar isso?

Feita por >Jheni · 17 out 2022 Abordagem psicológica

A 3 anos atrás fiquei com uma pessoa mas nosso relacionamento era muito complicado, intenso porem abusivo das duas partes, ela fez coisas que me machucaram muito e eu fiz a ela e ela terminou comigo por conta de uma traição. Hoje estou bem e feliz sozinha mas mesmo assim quando vejo fotos dela, ou ela em algum lugar eu fico muito nervosa e confesso que sinto muito uma saudade daquele sentimento intenso, nunca mais gostei de alguém de novo porque sempre comparo o sentimento com o que sentia por ela e acho defeitos nos outros e não consigo. Acho que se ela quisesse eu voltaria mas eu não posso fazer isso porque era muito abusivo nossa relação e mesmo tendo consciência disso agora, tenho medo de ser igual antes, de eu me perder novamente de mim e ficar mal novamente. Mas odeio não ter esquecido ela, de lembrar dela toda semana e ficar fantasiando na minha mente conversas e situações que nunca vão acontecer.
Não sei se é peso na consciência pelos erros que cometi ou se é pelo mal que ela me fez também.

A melhor resposta 19 OUT 2022

Olá Jheni,

Obrigada por nos escrever. É um tema complexo e que ainda hoje há estudos sendo produzidos para tentar entender o porquê de muitas pessoas permanecerem em relacionamentos abusivos. Há um certo consenso de que os relacionamentos, mesmo os abusivos, não costumam ser constituídos apenas de momentos ruins. Também na literatura americana há o termo "trauma bonding" que tenta explicar esse tipo de ligação mais forte após comportamentos abusivos do parceiro/a. Seria interessante buscar acompanhamento com um psicólogo para tentar entender melhor o que está acontecendo.

Estamos a disposição se precisar de atendimento.

Um abraço!

Pâmela C J Fernandes / CRP 17 3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

18 OUT 2022

oi! se vc precisar de ajuda é só entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

18 OUT 2022

Jheni,
Pode ser nem peso na consciência pelos erros (pois, nada foi errado. Para a vida nada é certo e nada é errado; tudo são oportunidades de aprender e corrigir), nem "mal" que ela poderia ter feito a voce....
Aconteceu o que tinha que acontecer, para aprendizagem das duas. Nosso objetivo de estar aqui é para a realização de si mesma, corrigir, aprender processos, ressignificar eventos e fatos passados, equilibrar nossas emoções, pacificar nossa alma.
Você não a esqueceu porque não processou o que viveu, não aprendeu a lição, o significado do abuso. E se não aprender, os fatos tendem a se repetir até você aprender. As circunstâncias que vivemos são apenas oportunidade de aprender. Se aprendemos, vivemos no fluxo da via: prazer, alegria, leveza, criatividade e abundância.
Não desperdice a oportunidade que tem de se autenticar de acordo com as coordenadas da vida e aprenda usar o sistema em teu benefício, pois embora esteja tentando viver a vida permanecendo baseada nas suas alienações, só vai encontrar processos de autodestruição e perda progressiva.
Auxilie-se através da Psicoterapia de Autenticação. Depois, pode procurar ela para juntas processarem o acontecido, corrigir e as duas, viverem a vida.
Abraços

5826 respostas

18 OUT 2022

Olá Jheni! Obrigado por escrever. Certamente você está namorando a ela, sem antes namorar a si mesma. Isso mesmo: ao ficar pensando nela, em situação inviável, mas constante, você está cuidando dela e descuidando do teu enriquecimento, da tua construção. Certamente você precisa melhorar tua autoestima, precisa organizar rotina de vida consistente e saudável.
As armadilhas das emoções e vivências experimentadas, as faz, ilusoriamente parecerem viáveis, posto que distantes, não precisam ser postas à prova. Também, é claro que há uma alegria em alimentar passado com componentes agradáveis. Acontece que isso é retrocesso e não envolve atualização e enriquecimento de si.
Conta com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.

8654 respostas

18 OUT 2022

Olá Jheni,
Seria muito importante levar para psicoterapia os motivos e sentimentos que faziam da relação ser abusiva. Esse tratamento deixará você mais segura e fortalecida emocionalmente para lutar pelos seus desejos e pelo que te faz feliz!
Fico a disposição.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo