Estou casada, grávida mas ainda amo o meu ex. O que fazer?

Feita por >Bruna · 25 jun 2023 Abordagem psicológica

Olá
Tive um relacionamento de 10 anos com uma pessoa (dos 18 aos 28), após o término ainda nos encontramos algumas vezes e sinto que ficou uma relação mal resolvida para ambos uma vez que tive que bloquear-lo pois ele vivia me procurando e isso me fazia muito mal pois nunca o vi como amigo. Em 2022 comecei uma nova relação que dura até hoje e estamos morando juntos mas não consigo esquecer o meu ex, volta e meia me pego pensando nele e por muitas vezes me questiono esse sentimento pois sinto que não amo o meu atual esposo e agora pra completar estou com suspeita de gravidez. Gostaria muito de entender o que se passa comigo, a sensação que eu tenho é que vivo numa grande espera, sonhando com o dia em que ele vai voltar pra mim porém vou tentando viver a minha vida e agr com essa gravidez sinto como se fosse um ponto final na minha história com ele e eu não sei se quero. Estou muito confusa e gostaria de alguns conselhos? Desde já obrigada!

A melhor resposta 27 JUN 2023

Olá Bruna, espero que esteja tudo bem com você!

O momento presente é a realidade que você possui agora, e o lugar mais importante para você entender suas emoções e sentimentos. O sentimento do passado pelo seu ex-namorado, pode não significar necessariamente um sentimento de amor e afeto, mas sim a necessidade, muita vezes, de segurança, e de retornar para um lugar conhecido, familiar. Ter um relacionamento de longa data pode deixar marcas significativas, e é natural que sentimentos e memórias surjam mesmo após o término. Quando estamos passando por momentos de maior vulnerabilidade emocional, geralmente temos essa tendência de buscar mais segurança em lugares ou pessoas que possam nos dar um suporte familiar. Por isso é importante você identificar mais profundamente o que esses sentimentos querem te dizer, e compreender suas possibilidades no momento, pois, como você descreve, você está com suspeita de gravidez. Seria interessante para você conversar mais detalhadamente com um profissional de Psicologia. Através de um processo de psicoterapia, é possível identificar como estão surgindo seus sentimentos, e direcioná-los para uma maior compreensão, e para a construção de melhores escolhas para você. Se houve essa possibilidade, busque esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia. Esse profissional poderá oferecer um espaço seguro para você expressar seus sentimentos e pensamentos sem julgamentos, ajudando-a a ganhar clareza e encontrar uma resolução para suas dúvidas e conflitos internos. A psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar nesse processo de autodescoberta e tomada de decisões conscientes.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

27 JUN 2023

Olá, Bruna.

Acredito que a primeira questão a se levar em consideração é o tempo de relacionamento, 10 anos no começo da vida adulta é uma história construída entre você e seu ex, para ocorrer esse desvinculo as vezes leva um tempo e é Normal!
Me parece que você esta confusa em relação ao seus sentimentos, comparando seu relacionamento atual com o antigo. Acredito que a aceitação do fim é o primeiro passo, entender que está em uma nova etapa da sua vida.
Procure terapia para tentar organizar esses sentimentos e pensamentos.

Natalia Marques Psicólogo em Sorocaba

18 respostas

27 JUN 2023

Olá, Bruna!!
Infelizmente talvez você tenha se precipitado em ter iniciado um relacionamento sem viver o luto do relacionamento anterior.
Pode ser que você tenha engatado em um novo romance na tentativa de tentar esquecer o Ex.
Uma situação complicada, porque envolve agora não apenas você e o ex, agora existe uma terceira pessoa e talvez uma criança.
Minha recomendação é que você busque olhar para o seu interior e aceitar seus verdadeiros sentimentos.
Buscar ajuda profissional se for possível, seria interessante para trabalhar esses ciclos inacabados e para te auxiliar com todos esses processos emocionais.

Um abraço!

Luciana Araújo de Oliveira Psicólogo em Brasília

5 respostas

26 JUN 2023

Bruna.
Quem semeia vento, colhe tempestade.
Cada escolha gera suas consequências, pelas quais é responsável.
Voce abriu um novo relacionamento sem antes fechar o anterior... agora está com dois abertos e é evidente que se sinta mal.
Agora, vai colher os frutos da tua irresponsabilidade.

5858 respostas

26 JUN 2023

Olá Bruna! Obrigado por escrever. Precaução é importante. Quem viveu onze anos com uma pessoa, certamente tem registros de memória muito presentes, duradouros com essa vivência. Amor pode, deve, precisa e tem muitos momentos, qualidades, especificações. Não se pode ganhar alguma coisa sem perder outra. Pelo descrito, podemos deduzir que você precisa amadurecer formas melhores para tomar decisões, amadurecer entendimentos das implicações das escolhas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.