Ainda amo a minha ex, mas errei

Feita por >tarcisiofreitas · 5 set 2023 Dependência emocional

Eu e minha ex namorada namoramos por uns meses, era uma relação conturbada porque emocionalmente, os 2 carregavam muito peso, mas era uma boa relação de muito amor e carinho; que nunca faltou.
Ela terminou comigo porque como sou ansioso, esse peso emocional me fazia mal e isso a angustiava. Mas nunca deixei de a amar, ela me ensinou o que é amar e acima de tudo eu a amei incondicionalmente.
Terminamos em um mês que eu estava bastante desgastado com tudo e mesmo assim continuamos a conversar, esporodicamente; ela quis voltar, mas depois que terminamos, minha vida emocional desmoronou. Eu a amava mas simplesmente não conseguia voltar, meu corpo e minha cabeça não respondia a isso; mas continuamos conversando, se bloqueando, desbloqueando, tentando seguir em frente e voltando a falar em ficar juntos. Por um período de tempo eu comecei a sair, conheci pessoa e fiquei algumas vezes com essa pessoa, isso enquanto eu e minha ex estavamos afastados, mas estavamos carregados esporadicamente e eu dizia que ainda a amava, e amava mesmo, mas me sentia mal e me remoia por cada ação que eu fazia. Isso a machucava muito porque ela não sabia qual meu próximo passo, isso me deixava muito mal. Eu terminei com essa garota, mesmo ficando poucas vezes, porque a única pessoa que eu pensava era na minha ex, mas antes de voltar queria lidar com meus problemas.
A gente voltou a se reaproximar e passar mais tempo juntos, mas ainda não voltamos; quando eu me senti preparado, contei que tinha ficado com uma pessoa no período e ela ficou muito mal, eu contei porque queria que dessa vez fosse diferente e eu queria ser transparente, estavamos encaminhando pra voltar, mas quando contei ela ficou irritada, me bloqueou em tudo e eu to totalmente perdido.
Ela me disse que se tivesse sido sincero sobre ter ficado com alguem antes, ela teria seguido em frente.

Eu to machucado e desesperado, eu a amo, mesmo que a chama tenha ficado adormecido por um tempo e eu só quero recuperar a confiança dela e poder ama-la, como eu sempre fiz. Afinal, foi ela que reacendeu essa chama, com todo cuidado que ela sempre teve comigo, principalmente nesse período pós-termino.

A melhor resposta 7 SET 2023

Jonas Vasquez ou Tarcísio Freitas....
Voce precisa fazer Psicoterapia para se conhecer, se recuperar, tratar e curar teu emocional, teus problemas, tuas carências, tua dependência, pois enquanto se esforça para compreender e viver a tua vida e a profissão, permanecendo baseado onde outros te alienaram, só vai ter processo de autodestruição e perdas progressivas, sofre e faz sofrer...
Não há como você se resolver sem a psicoterapia.
Abraços

5826 respostas

7 SET 2023

Olá,
você pode decidir o que quer pra você, quem você quer do seu lado e como você quer, mas não pode controlar se a outra pessoa vai corresponder ou não a sua expectativa. Como você diz no relato, você terminou porque você estava degastado e que o relacionamento de vocês existia amor e carinho, mas também conturbado devido as coisas que você carregava. Agora você quer reaver o relacionamento, esta preparado pra isso? sugiro cuidar do seu emocional, melhorar a sua qualidade de vida e até mesmo refletir se vale a pena ou não retornar a um relacionamento conturbado e agora com ela chateada pro você ter ficado com outro num período que ela tinha expectativa em relação a você. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

6 SET 2023

Olá, Tarcisiofreitas!

Imagino que esteja triste e abalado com o ocorrido. Entendo que a ama e que quer ficar com ela. Penso que pode tentar ter uma nova conversa com ela (deixa ela esfriar a cabeça um pouco, e acimiliar a situação melhor), explicando o quanto está arrependido de não ter contato para ela antes, mas que a ama muito e que gostaria de tentar novamente, fazer dar certo.
Entretanto, é importante ter em mente que é uma escolha dela querer ou não voltar, e estar preparado para isso também.
Qualquer ajuda estou por aqui ;-)
Abraços

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

6 SET 2023

Olá Tarcísio! Obrigado por escrever. Se você não está amando nem a si mesmo, como pode amar a outra pessoa? Na verdade você e, pelo descrito, tua ex-namorado, pularam etapa. Não se pode namorar com outra pessoa, preservando a essência de si mesmo, ao mesmo tempo, respeitando a essência da outra pessoa, se não ocorrer certo amadurecimento.
Vocês ainda não amadureceram. Em termos gerais, dada a cultura complexa, dada a complexíssima natureza humana, nos tempos atuais, até aproximadamente os vinte e cinco anos de idade, a prioridade das pessoas deve ser turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, deve ser prática de esportes coletivos de contato, estudos sérios e consistentes, trabalho comprometido, grupos de estudos, teatro, arte, cultura, serviços comunitários, dentre outros.
O namoro deve ser secundário, mais para amadurecer e conhecer mais de perto, do que para evoluir. Uma pessoa de vinte e cinco anos de idade, pensa casamento e seus compromissos, de forma muito diferente de uma pessoa de vinte anos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.