Sou casada, mas quando vejo meu ex fico nervosa

Feita por >LINE · 15 jun 2022 Terapia de casal

Sou casada vai fazer três anos e antes desse casamento já tive um relacionamento de 5 anos, e antes desse relacionamento de 5 anos tive um rolo com um cara que marcou muito, eu tinha entre 13/14 anos e ele bem mais velho que eu, acho que uns 10 anos. Me falaram que foi abuso por eu ser de menor na época, mas anos depois, quando vejo ele, eu não consigo olhar na cara dele e fico um pouco nervosa, coração esfria, será que eu ainda gosto dele, eu não penso nele, mas quando o vejo fico assim, com mais nenhum outro acontece isso.

A melhor resposta 17 JUN 2022

Olá Line.
Procure perceber os motivos que te leva a se sentir nervosa perto desta outra pessoa, assim terá mais facilidade em entender seus sentimentos. Porém se você está bem em seu relacionamento atual, poderá diminuir a importância que está dando a este nervosismo, para isso é que se faz necessário perceber os motivos que te leva a ficar nervosa, assim saberá enfrentar melhor esta situação.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 JUN 2022

Line vc achas q deixou alguma pendência ? Que possa estar te causando esse clima.
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 JUN 2022

Olá Line!
Obrigada por sua pergunta. Costumo dizer que crises são grandes oportunidades que temos para aprender algo novo, para superar uma dor ou uma agonia. Uma reflexão que fica aqui é: o que te faz dar atenção a esse relacionamento anterior? O que te prende a atenção a isso? Como há, agora, uma outra pessoa.. o que te faz não estar totalmente entregue a isso?

Fico feliz em ver sua atenção voltada ao seu funcionamento emocional e relacional. Que bom que você está começando a se olhar e procurando se entender pois é a partir do momento em que reconhecemos, entendemos e olhamos para algo que se pode ampliar, crescer e melhorar o que há. É desse ponto que começamos a mudar e amadurecer.

Questões de autoestima estão intimamente ligadas ao autoconceito, autoaceitação, autocompaixão, autonomia, autoimagem... entre outros "autos" e que de algum modo vão delimitando o modo como se relaciona consigo mesma e com os outros. As vezes temos presentes sensações de menosvalia, não merecimento, incapacidade ou inadequação que podem ser amadurecidas, trazidas à maior realidade, transformadas e fortalecidas com o processo de autoconhecimento, psicoterapia.

Como pode ser o seu caso, é possível que uma jornada de autoconhecimento acompanhada por um profissional que através de técnicas e reflexões possa lhe dar o suporte necessário e favorecer seu crescimento. Terapia com psicóloga pode te ajudar muito!

Caso queira ajuda com isso, conte comigo! ;)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

19 JUN 2022

Line,
São, foram experiências marcantes, significativas; voce era de menor idade, 14 anos, mas quis fazer? Foi do teu consentimento? Se sim, não precisa se sentir constrangida, nada foi errado. Pois assuma para si mesma esta experiência.
Hoje voce está numa outra condição, é casada e mesmo que se recorde da experiência, não fique ALIMENTANDO fantasias, estás casada e provavelmente ele também... aprimore as experiências com o seu marido.
Abraços ... faça um acompanhamento psicoterapêutico para ser auxiliada.

5817 respostas

19 JUN 2022

Olá LINE, espero que esteja tudo bem com você.

Mesmo um evento tendo acontecido e ficado no passado, não significa que ele está bem resolvido dentro de nós. Não estou dizendo que vocês devem ficar juntos porque o sentimento do passado ainda não acabou. O que quero falar é que é preciso que você dê o devido sentido ao que aconteceu com vocês, e que você possa encarar isso, compreender e seguir adiante com seu desenvolvimento pessoal. O auxílio de um Psicólogo neste momento pode te ajudar a entrar em contato com essa questão de maneira saudável e adequada, proporcionando a compreensão necessária para que você possa avançar nesta questão, entendendo e resolvendo ela dentro de você. Se for possível, indico você buscar um Psicólogo para trabalhar essa questão dentro de um processo de Psicoterapia, vai te ajudar muito a responder as questões que tem dentro de si sobre esse assunto.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

16 JUN 2022

Olá LINE! Obrigado por se apresentar. Pelo relatado não podemos concluir, pois precisaremos de mais informações. Há, no entanto, sinais de que você está bastante imatura. Relacionamentos envolvem foco, envolvem liberdade, envolvem querer direcionar a vida para essa relação, embora, devido a liberdade, outros estímulos surjam. Ocorre que se dermos vazão a todos os estímulos, não viveremos nenhum. Quem tudo quer nada tem. Aquele que está longe pode ser e é, muitas vezes, objeto de idealização. A realidade é outra coisa: é o convívio no dia-a-dia, com suas partes boas e ruins.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são verdadeiras! A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras e elimine os criadouros do mosquito.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.