Fico muito nervosa quando alguém conversa comigo. Qual o meu problema?

Feita por >Laura Juliane · 13 dez 2020 Habilidades sociais

Eu fico muito nervosa quando preciso atender alguém no meu serviço, eu torço para não entrar ninguém, quando o telefone toca ou ouço alguém entrar meu coração dispara e eu fico tão nervosa e ansiosa porque nunca entendo o que a pessoa quer, quando a pessoa começa um diálogo parece que eu viajo, é como se eu ouvisse mas não entendesse. Às vezes até coisas q eu sei responder mas quando a pessoa pergunta me dá um branco. Não apenas no ambiente de trabalho mas em qualquer lugar, se alguém me para na rua para perguntar algo também fico nervosa. E isso faz eu me sentir uma burra e inferior aos outros, msm me achando inteligente para outras coisas mas não sei conversar e não sei entender o que a pessoa quer. Será medo de gente? Isso me atrapalha demais, principalmente no ambiente de trabalho. Será alguma doença?

A melhor resposta 18 DEZ 2020

Luara. Vc pode ter dificuldade com habilidades sociais. O psicólogo pode te ajudar . Busque orientação.
Se desejar conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

14 DEZ 2020

Olá Laura! Grato por escrever. Pelo seu relato, você se sente muito insegura e inferiorizada. Isso é um sentimento, não uma realidade social. No seu mundo interno, você se bloqueia porque ainda não está aberta para ponderar que não há pessoas superiores ou inferiores, melhores ou piores; não há como comparar. Cada pessoa é única. Não é doença, é timidez, falta de confiança em si mesma. Isso, em certa medida, apresenta seu lado positivo.
É hora de você passar por conduta científica com psicólogo, com persistência, disciplina e abertura mental, para desenvolver maior autoconfiança, olhar para si mesma e para as pessoas, como seres únicos, incomparáveis, cada qual com suas riquezas atuais e potenciais.
Certamente você aprendeu muitas coisas na escola, na convivência, na sua história, refletindo, na sua habilidade para ouvir e prestar atenção, somente não está podendo reconhecer isso, porque vive, nas interações, ansiedade desconcertante.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

13 DEZ 2020

Oi Laura,
Ao longo da sua vida, pode ter acontecido algum fato que desencadeou bloqueios.
Te aconselho a fazer psicoterapia para identificar os motivos desses bloqueios.
Me coloco a disposição.
Um Abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo