Qual o problema comigo?

Feita por >Tom · 23 jan 2023 Abordagem psicológica

Boa tarde. Gostaria de uma orientação. Sou uma mulher madura, apesar de ter apenas 33 anos, me vejo como uma pessoa centrada. Por muitos anos, desde a época da faculdade, evitei relacionamentos amorosos, pelo fato de estar focada em minha vida carreira e vida profissional. Acabei me envolvendo com uma pessoa que viria a ser o meu primeiro namorado, aos 21 anos. Ficamos juntos por 3 anos, mas acabamos rompendo. O término foi conversado e aceito por ambos. Percebemos que não se tratava mais de uma relacionamento romântico, e sim, apego.
Depois de alguns anos decidi que era o momento de me envolver com alguém novamente, mas desta vez, com o intuito de realmente formar uma família. Acabei me relacionando com um rapaz que não conhecida e este último foi totalmente contrário ao anterior, em tudo. Nos relacionamos a distância, pelo fato de ele morar em outro estado e acabei amando ele. Começamos a namorar em 2019, e eu estava com 29 anos e dando graças a Deus por ter encontrado alguém antes dos 30. Afinal, desejava ser mãe antes do meu relógio biológico gritar. Mas, diferente do primeiro esse se mostrou um homem medroso, instável (em todos os setores da vida) e nunca me trouxe segurança alguma.
Rompi o relacionamento por diversos fatores.
Agora, não sei qual o meu problema. Ou se a nova era se perdeu tanto que não se tem com quem formar uma família. Os relacionamentos se tornaram tão rasos ou foi eu quem foquei tanto em me estabilizar quando mais nova em idade que fiquei para trás?
Será que há algum problema comigo?

A melhor resposta 24 JAN 2023

Olá Tom! Que boa tua pergunta! Nem uma conclusão, nem outra, mas um pouco de cada coisa. Temos uma sociedade complexa que, para conseguirmos determinadas ambições (por exemplo, formação escolar consolidada), precisamos de tempo maior do que o comum da Biologia das fases usuais da vida. De outro lado precisamos interagir de forma suficiente para dominarmos os meandros das trocas entre pessoas jovens, éticas, com valores e planos. Essa parte, muito provavelmente, para você, como para muitos outros, está faltando. Nesse aspecto você precisa amadurecer, diferenciar o joio do trigo. É preciso gradativamente, cuidadosamente, estrategicamente, conhecer pessoas. É preciso ir filtrando, selecionando, direcionando vinculações que desenvolvam colorações de afeto, ética, alegria, estética que valham à pena.
Vamos estruturar, com a assessoria científica de um psicólogo, vinculações administradas, amadurecedoras de relações com qualidade e sentido para você.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8769 respostas

25 JAN 2023

Olá Tom, espero que esteja tudo bem com você.

Um ponto importante antes de se iniciar um relacionamento afetivo com alguém, esperando que esse encontro possa dar certo, é realmente saber o que se deseja com essa relação, tendo em mente quais são seus planos e seus objetivos junto com seu parceiro, para que seja possível chegar onde almeja com ele. No entanto, muitas vezes o seu plano não necessariamente é o plano do outro naquele momento, o que pode acontecer com frequência. Muitas pessoas não estão querendo um relacionamento sério no momento, por diversos motivos, e procuram deixar isso claro, assim como você deixa claro, pelo menos para si própria, suas intenções e objetivos. Quando uma pessoa aparecer, pense que os objetivos podem ser construidos em conjunto aos poucos, onde ambos possam ter segurança emocional e afetiva dos próximos passos a serem dados, sem tantas cobranças, mas com responsabilidades e maturação dos sentimentos e intenções. Embora você tenha um relógio biológico que te chama para a efetivação de algo que você sonha, é preferível não ter pressa para escolher com quem você quer compartilhar um momento tão importante. Procure se desenvolver, pessoalmente e profissionalmente, esteja aberta para os encontros, mas procure enxergá-los como eles de fato vão se apresentar para você, e procure partir deste ponto, e não apenas do lugar que você deseja. Procurar conhecer mais a fundo o parceiro que vai estar ao seu lado na construção de uma vida a dois, é importantíssimo para que você realmente possa obter aquilo que deseja. Respeitar o processo e as possibilidades de cada um, é uma consciência importante para vivenciar a construção sólida de um bom relacionamento afetivo. Se desejar aprofundar o conhecimento sobre si própria, em busca de desenvolver seu autoconhecimento em seu processo de desenvolvimento pessoal, o Psicólogo é o profissional mais indicado nesse caso, e, se possível, você pode procurar um.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

25 JAN 2023

Oi...
Não, nenhum problema contigo. Voce apenas se tornou mais seletiva, esta realmente querendo encontrar um homem que desempenhem seus papeis de maculino de verdade, que seja provedor, protetor, que te dê segirança, que seja parceiro e companheiro... Existem sim homens assim e eles também estão à procura de mulheres de valor;
Precisa viver a sua vida, cuidar de si, da sua feminilidade tanto quanto da tua vida profissional.
Sabe que é voce? Sabe qual a sua verdadeira identidade? Seu propósito de vida?
A forma como voce se enxerga pode estar dificultando as tuas escolhas...
Verifica isso; faça Psicoterapia
Abraços

5939 respostas

24 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém