Como diferenciar uma pessoa abusiva de alguém com problema psicológico?

Feita por >Katy · 20 abr 2023 Abordagem psicológica

Sou casada há 12 anos e tenho uma filha de 9. Meu marido tem um comportamento muito estranho. Em um determinado momento estamos bem, felizes, e do nada ele começa a demonstrar uma insatisfação, começa a reclamar do relacionamento, acha defeito em tudo, lembra coisa que aconteceu láaaa no passado, diz que vai embora de casa, que cansou etc. Fica um tempo sem conversar, as vezes até dias, ai do nada volta a conversar como se nada tivesse acontecido, volta ao humor normal e tudo se normaliza, até que um belo dia do nada acontece tudo de novo, e nisso vira um ciclo.
Fico muito confusa, pois as vezes ele justifica essas mudanças de comportamento com algum "erro" meu, porém comecei a perceber que nem sempre há algo real que justifique, quando isso acontece, ele começa a cavucar algo lá atrás do passado para encontrar uma justificativa para essa atitude.
O que mais me intriga, são duas coisas: Uma, é que quando estamos bem, ele demonstra estar muito feliz, é um bom parceiro, rimos nos divertimos, conversamos. Nesses momentos não parece que ele é uma pessoa frustrada no relacionamento. Porém, quando ele muda pro outro temperamento, se torna uma pessoa completamente diferente, parece que está infeliz com tudo, e que sou culpada por tudo.
Porém ele só ameaça de ir, mas nunca vai. Penso que se ele realmente estivesse frustrado no relacionamento, não conseguiria fingir tanto, e iria embora. Apesar de termos uma filha, não acredito que uma pessoa fique num lugar onde está tão infeliz por tanto tempo, por motivos alheios.
Estou muito confusa, não sei se ele está sendo abusivo e eu estou sendo inocente, ou se isso que acontece, não tem nada a ver comigo, e sim com ele. Nesses momentos é muito difícil ter diálogo, ele fica extremamente arredio.
Estou extremamente perdida, sem saber o que fazer e se realmente estou fazendo algo errado ou não.

A melhor resposta 21 ABR 2023

Olá Katy! Obrigado por escrever. Pessoa abusiva, inevitavelmente, apresenta alguma dificuldade psicológica. Na verdade fragilidades psicológicas, em maior ou menor grau, acontece com praticamente toda a população. Cada caso precisa ser analisado em sua particularidade. Certamente devemos trabalhar o máximo possível para que as pessoas encontrem formas de dialogar, manter a qualidade da convivência. Quando passa a predominar repetições de situações de conflito, quando não há mais esperança de modificações, mesmo com muito esforço e tentativas por diferentes caminhos, será preciso ponderar outras soluções.
Em relação específica ao jeito que você descreveu seu marido, poder haver temperos de humor instável, acomodação, com a consequente dificuldade para sair da situação de conforto. Sair da situação de conforto, deve ser, em primeiro lugar, embora com dificuldade, dialogar.
Estou a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.