Acho que tenho alguns problemas psicológicos.

Feita por >Jana · 28 fev 2022 Problemas psicológicos

Sempre fui muito sonhadora, exemplo de imaginar o futuro com todos os detalhes e datas. Mas além de imaginar o futuro pois acho meio normal eu tenho constantes momentos em que imagino o que fazer em algumas situações e visualizo elas nitidamente em minha cabeça, como por exemplo em um acidente de carro todas as vezes que vou viajar ou sair de casa imagino diversas situações que podem ocorrer e tento arrumar uma saída então sempre sofro por antecipação na maioria das vezes não acontece nada do que imagino.
Tenho também a paranóia de antecipar as conversas que terei com alguém e fico sem saber o que fazer se a conversa sai do contexto que eu descrevi.
Não gosto da forma como irei descrever a mim mesma, mas sou uma pessoa diferente em cada ambiente em que estou, sempre uso um personagem diferente para ser e tentar agradar as pessoas que estão comigo, tenho medo de me auto diagnosticar com qualquer coisa pois um simples estudo sobre qualquer assunto me permite adquirir abilidade para parecer que sou assim ou imagino que sim.
Sou mãe e tenho uma dificuldade em interagir com minhas filhas, principalmente quando elas vão crescendo fica ainda pior pois não gosto de interagir, me sinto mais funcional do que emocional.
Ja pensei várias vezes em que algumas pessoas poderiam me fazer mal de alguma forma e já pensei várias vezes em revidar ou fazer mal a essas pessoas. Em situações estressantes ou que saíam fora do contexto fico muito estressada e sinto que meu coração irá sair pela boca.

A melhor resposta 5 MAR 2022

Oi Jana,
Sinto muito que não te agrada a forma que se descreve, mas pode ter certeza que nada disso é culpa sua.
Muito provável que tenha passado por situações ao longo da vida, que faz sua mente vivenciar esses momentos ruins.
A psicoterapia é o caminho para te ajudar a entender de onde vem essas sensações, pensamentos e dificuldade de interagir com suas filhas.
Fico a disposição caso queira se aprofundar.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

2 MAR 2022

Olá Jana!

Imagino como deve está sendo difícil para você! Recomendo que procure um psicólogo que seja um profissional da sua confiança para da inicio ao seu tratamento. Através da psicoterapia você vai achar respostas, e desenvolver habilidades necessárias para uma existencial mais saudável e melhor qualidade de vida. Se quiser saber um pouco mais sobre o processo terapêutico, e como funciona, pode entrar em contato, será um prazer tirar as suas dúvidas.

Atenciosamente,

Adalberto da Silva Santos
Psicólogo (CRP – 23371)

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

2 MAR 2022

Jana vc sofre de ansiedade, vc catastrófiza as situações. Precisa se entender melhor faça terapia
Sou Monica Psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 MAR 2022

Oi Jana,
Todos temos problemas psicológicos... se não tivéssemos, não estaríamos aqui...
Mas este problema, não é problema Jana... por enquanto é problema porque voce desconhece e julga como incômodo porque é diferente de outras pessoas. Há muitas pessoas que tem estas características; é a forma como a sua mente aprendeu a lidar com a situação; são características, mas não são problemas; como voce está na zona do sofrimento parece ser negativo... precisa usar os recursos dessa característica. Voce é mais prática, funcional, racional do que emocional, mas não são problemas; possivelmente voce é muito criativa e tem ideias fora dos padrões. Não despreze ou condene a sua forma de pensar...
Te convém fazer terapia para se conhecer, conhecer as tuas características e quais os recursos que têm, que pode usar para sair do sofrimento.
Abraços

5817 respostas

1 MAR 2022

Olá Jana! Pelo que você escreveu, percebe predomínio de teorias com implicações ruins sobre práticas conscientes de fazer coisas. Sendo as teorias ruins, você, sem se dar contar, acaba por, imaginariamente, fazer a coisas darem erradas para você. Ocorre que isso na prática não acontece assim. Não podemos prever, advinhar o futuro. Você precisa de ajuda para reorganizar rotina de vida, resgatar história, ponderar personalidade e configuração familiar. Nós, psicólogos, com seu envolvimento adequado e persistente, precisaremos te ajudar a resgatar nitidez de tuas riquezas internas, possibilidades, potencialidades, metas e objetivos.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - Psicólogo clínico.