Tenho problemas, mas acho que ninguém pode me ajudar

Feita por >Romano · 10 out 2021 Problemas psicológicos

Tenho um total e amplo respeito pelos profissionais da psicologia. Acho fantástico o estudo da mente humana, e não vim aqui contestar a efetividade dos tratamentos. No entanto, acredito que ninguém pode ajudar a encontrar as respostas.

Isso consiste em uma espécie de barreira que eu mesmo crio, na aceitação de manter tudo da forma que está.

Estou com problemas familiares, estou com problemas financeiros, depois dos tempos de isolamento por causa do coronavírus, minha autoestima está no lixo. Engordei, perdi a vontade de fazer as coisas. Não me relaciono com ninguém a mais de um ano. As redes sociais estão me golpeando. A política desse país está me fazendo mal. Pouco a pouco sinto que estou perdendo a corda que segura minha vida.

Desculpe incomodar vocês. Encontrei esse por um acaso.

A melhor resposta 11 OUT 2021

Olá, Romano!
De forma nenhuma você está incomodando alguém! Estamos aqui fazendo nosso trabalho e é com isso que trabalhamos, não se incomode!
E seja muito bem vindo por aqui!
O momento que atravessamos realmente é muito difícil e vem nos machucando de maneiras diferentes.
Sobre a sua descrença de que alguém possa ajuda-lo: na abordagem teórica ao qual me oriento, confiamos na potencialidade resilientes das pessoas de se reinventarem quantas vezes isso se fizer necessário. Apostamos completamente na própria pessoa, inclusive vejo que você já deu o primeiro passo, já está buscando ajuda, isso é indício desse potencial!
Conte comigo se precisar de algo!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

16 OUT 2021

Romano,
Voce está correto... ninguém poderá ajudá-lo, se voce não abrir a porta. E a porta se abre por dentro.
Faz parte da cura o desejo de ser curado.
Nós Psicoterapeutas só podemos instigá-lo, desafiá-lo, mas as mudanças é voce que precisa fazer.
Contudo, veja os resultados que está colhendo... não está satisfeito? Mude o seu cultivo.
Se plantar sementes de espinho, colherá espinhos, não colhe banana e nem feijão, colhe espinho porque plantou espinho.
Voce está fugindo dando desculpas pela Covid, Política.
Precisa ser responsável por si mesmo, pelos resultados que está colhendo.
Voce construiu isso tudo... pode agora destruir isso tudo e escolher outras possibilidades.
Precisa sim destruir estas barreiras que voce contruiu, que permitiu que fossem construidas dentro de ti.
Mas a escola é sua.