Sinto-me completamente frustada e inútil e ninguém me ajuda

Feita por >Larissa · 25 ago 2023 Abordagem psicológica

Olá, eu tenho 20 anos e me sinto totalmente inútil. Eu passei por uma fase difícil onde eu só pensava em suicídio e via vídeo de gente se matando todo dia, porque eu acompanhava um canal e aí eu comecei a ficar com raiva desse canal depois que ele começou a tomar um certo tipo de comportamento. Minha melhor amiga que era há 7 anos simplesmente me ignorou e me bloqueou depois de muito tempo eu fiquei muito triste, ela era minha melhor amiga e depois de tudo eu consegui entrar em contato com ela mas ela me tratou como se eu fosse uma completa estranha, ela não liga mais, parece que ela não tá nem aí pra mim, tá cagando pra mim. Eu fiz umas amizades mas eu sempre fico triste porque me sinto ignorada, ninguém me responde, elas só responde entre elas, isso me deixa com raiva. Eu quero ser escritora e estou tentando ter um canal aqui no YouTube, mas tenho poucas visualizações, parece que nada dá certo pra mim! Eu tentei vender pulseira por 3 reais e todo mundo disse que não tinha dinheiro pra comprar, e pra mim é sempre assim, mas vejo outros negócios pequenos e penso como que eles vendem mais caro e eu não consigo vender uma droga de pulseira. Fui pedir ajuda no canal de uma moça que sigo mas ela não tá nem aí pra mim, eu nem pedi nada, eu só queria que ela fizesse um desenho pra mim já que ela é desenhista. Esse povo ganha tanto mas enfim. Eu estou completamente frustada, eu nunca trabalhei, mas minha mãe diz que tá tudo certo e eu é que não tô enxergando. Ninguém me ajuda, eu já pedi tanto e não dá certo, pelo menos pra eu arrumar um emprego. Ou divulgaram meu trabalho, e eu choro muito, e eu também tenho uns problemas mentais que me deixaram pior, quando eu fiquei internada foi horrível, me doparam.

A melhor resposta 28 AGO 2023

Olá Larissa, você parece ter passado e estar passando por muitas coisas, você citou muitos cenários e situações, nesse sentido é necessário pensar cada um destes com calma, algumas perguntas podem te ajudar a clarear um pouco essas situações, como, o que te faz sentir inútil, como é esse sentimento, com que frequência você sente ele, essa fase difícil que você cita e esses pensamentos de suicídio parecem ser situações em que você sinta necessidade de se expressar a respeito e precise ser ouvida com calma por um profissional, sobre suas tentativas em construir uma carreira profissional é importante pensar qual era o seu objetivo, o que você estava fazendo para alcançar este objetivo, quais são suas metas, o que te gera essa frustração, como são esses pedidos de ajuda, etc. Essas são apenas algumas reflexões que você pode acabar se deparando em uma sessão de psicoterapia que podem te levar a se conhecer melhor e lidar com as situações em que você citou, por último, você é muito nova, a sociedade nos coloca nessa posição de estar em constante busca por reconhecimento e sucesso, o que acaba gerando uma grande pressão nos jovens, o que pode acabar contribuindo para sua frustração, é importante levar a vida com leveza, não se cobre tanto, estamos aqui para tentar te ajudar, espero ter sido útil, um grande abraço!

Gabriel Guimarães Hass Psicólogo em Brasília

23 respostas

27 AGO 2023

Oi Larissa
E vai continuar se sentindo cada vez mais frustrada se não aprender a se responsabilizar por ti mesma.
Precisa fazer Psicoterapia para conhecer a si mesma e a razão pela qual está assim.
Enquanto voce mantiver a postura de vítima, nada vai mudar.
Voce precisa fazer por merecer; não são os outros que precisam te ajudar; voce precisa se ajudar.
O ambiente é o mesmo para todos... alguns fazem, outros esperam que as coisas sejam feitas por eles.
É nesse meio que voce precisa vencer.

5817 respostas

26 AGO 2023

Bom dia, Larissa, como vai?

Parece que você mesma não se conhece. Espera muito dos outros, mas esquece de ser você. Mesmo em seus planos e seus sonhos, será que você está sabendo construir a sua identidade? O que te torna única, diferente dos outros?
Tenho certeza que vendia pulseiras lindas, mas faltava talvez mais da sua energia nisso. Saber se mostrar, saber se vender.
Da mesma forma, um canal de Youtube é MUITO DIFÍCIL de ser construído. Requer tempo e, novamente, identidade.
Pense num canal, primeiro, como um diário daquilo que você constrói. Como você, tenho um canal pequeno. Primeiro surgiu cmo um arquivo dos meus vídeos e lives/aulas no Instagram. E depois fui agregando outros conteúdos. Já faz bastante tempo que não mexo nele. Não é meu canal principal. E eu tenho isso claro pra mim.
Mas pense nisso. Talvez sua dificuldade esteja em entender seus próprios sonhos e desejos.
Uma terapia poderia te ajudar a se entender e se encontrar melhor. Tenho certeza que neste mar de insegurança, há muito potencial. Só depende de você se encontrar.

Se você quiser conversar melhor sobre estas questões, fico à disposição. Será um prazer te ajudar a se encontrar.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

26 AGO 2023

Oi Larissa! Obrigado por escrever. Você, pelo conteúdo apresentado está buscando ajuda e solução em virtualidades, em objeto estético. quer emprego. Pense no concreto, pense no trabalho. Concreto, em termos de trabalho é lavar louça, fazer faxina, empacotar em supermercado, embalar produtos, fazer refeições, desenhar planta de casa, controlar entrada de dinheiro de alguma empresa, parafusar peças e uma infinidade de ações assemelhadas concreto, encontrar pessoas na rua, nos lugares de trabalho, de estudos, A vida real, da necessidade concreta é diferente. A nossa sociedade é complexa, as pessoas são complexas, a cultura é complexa, a natureza humana muito mais. Amadurecemos entendemos a cultura, a natureza humana, nas interações reais, ao vivo, em cores, com pessoas reais. Para isso estudos sérios e consistentes, trabalho comum e comprometido, turmas de colega e conhecidos, de convivência real, que sejam éticos e saudáveis, grupos de esportes coletivos de contato, grupos de estudos, teatro, arte, cultura, serviços comunitários., são formas efetivas de amadurecer, entender a cultura, a natureza humana.
Ajude-nos a te ajudar. Viva a vida concreta e real em contato direto com pessoas reais, fazendo atividades comuns, pelo menos, até se credenciar para trabalhos mais sofisticados.
Você precisa muito amadurecer!
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.