Sinto que sou inútil e que não dou orgulho à minha família

Feita por >Mariana · 12 set 2023 Desenvolvimento pessoal

Durante muito tempo me senti desta forma, mas agora mais do que nunca me está a afetar. Principalmente porque tem dias que me sinto completamente inútil, uma porcaria, que não sirvo para nada. Todas estas coisas que me foram ditas pelo meu pai.
Eu entendo que não somos perfeitos e como um pai acho que está tudo bem se ele “ralhar” ou colocar algum limite caso eu tenha errado de forma grave, mas não é o caso. O meu pai tem a visão dele das coisas, é muito exigente e gosta tudo da maneira dele, e quando não é feito dessa forma ele irrita-se, fica amuado e parece que gosta de ofender, do género. Diz o que quer sem se preocupar se nos vai magoar ou não sempre foi assim e continua a ser. Mesmo que eu lhe diga que me senti mal com essas ofensas.

Acho que ele não sabe respeitar o tempo do outro, não tem essa paciência, esse lado.

Por esse motivo depois sinto-me assim, falta-me algo.
Não compreendo porque o meu pai é assim comigo, mas perante os outros e com os outros vejo o lado meigo dele, pessoa simpática.

Sinto que não tem orgulho em mim, tudo o que faço está mal.
Um exemplo que de facto aconteceu: Queria abrir um próprio negócio e tive a infeliz ideia de contar e esperar um apoio da parte dele, não financeiro nem nada, simplesmente “ Boa, vai para a frente” nem que fosse isso. A resposta que tive foi: Sinceramente não acho a tua ideia nada boa, de facto um porcaria e se queres saber eu não compraria”.
Eu disse que de facto ele não seria o meu cliente ideal porque é uma pessoa que não tem interesse nesse produto / serviço mas que perante o estudo de mercado que fiz sim há pessoas que se enquadram.
Noutra situação já aconteceu 2/3 amigos dele partilharem as suas ideias de negócio e ele reage super bem, até lhes dá os parabéns e incentiva para a frente.

No meu caso eu aprecio a sinceridade, mas esperava algo como “Filha não achei nada de especial, mas se achas que vai dar certo, estou aqui para te apoiar, se não tentares não vais saber, ou se quiseres que eu te ajude a melhorar, estou contigo.”
(Seria pedir muito ou será apenas uma imaginação da minha cabeça?)

Custa-me saber que ele consegue ser assim meigo com pessoas que não são família do que com a própria filha.
Fico a pensar, o que fiz eu de mal? Parece que nada do que faço vai ser suficiente, nada do que digo. Não sou nenhum orgulho para ele, não sinto que o seja. Ele coloca-me mais para baixo do que para cima ( Eu tento da minha forma ultrapassar isso, começar a trabalhar para não me sentir assim, depois quando já me sinto ok, ele volta a ter uma atitude assim e eu parece que volto à estaca zero, tenho que sempre de recomeçar).
Já aconteceu ter outras mulheres ou homens da minha idade seja amigos ou família que poderiam ser perfeitamente filhas/filhos dele, no entanto admito que sinto aquele “ciúme” da forma como ele consegue tratar bem nesse aspeto e a mim não…. É aquele sentimento, porque ele não é assim comigo? O que eu fiz? Será que não gosta de mim?

Tenho comigo este sentimento de nunca querer dar trabalho para ninguém, para não incomodar, não chatear, o que me irrita porque depois quando faço amizades secalhar as pessoas pensam que não me importo e de facto não é isso.. simplesmente não quero incomodar ninguém.
Nunca dei chatices aos meus pais no sentido de fumar, drogas e álcool e mesmo assim parece que faço tudo mal..
Tenho 26, saí de casa aos 21 anos, tornei-me independente, tenho um companheiro.

Sinto me assim, quando não é suposto porque do outro lado tenho uma boa vida, estou bem. Vivo independente, com o meu namorado, temos tudo dentro do nosso gosto, estamos bem no geral, gostamos um do outro e conseguimos fazer a nossa vida da forma que queremos e gostamos.
De certa forma consigo identificar o porquê de me sentir assim.

A melhor resposta 13 SET 2023

Olá Mariana, primeiramente, quero expressar minha admiração pela sua coragem em compartilhar uma situação tão delicada e pessoal. Falar abertamente sobre nossos desafios, medos, dores, angústias, é o primeiro passo para encontrar soluções e apoio. Então, parabéns por dar esse importante passo em sua jornada emocional.

Bem provável que você conheça a história que te apresento aqui: o mito do Rei Midas, que desejava que tudo o que tocasse se transformasse em ouro. Inicialmente, ele ficou extasiado com sua nova habilidade, mas logo percebeu que seu toque também transformou sua filha em uma estátua dourada, tornando sua "dádiva" uma terrível maldição. Às vezes, as palavras e ações de alguém próximo a nós podem ser como o toque de Midas, transformando aspectos de nossas vidas em algo que, em vez de nos enriquecer, nos paralisa.

Vamos ao que você compartilhou.

Relação com o Pai
Expectativas e Valores Desalinhados: É evidente que o seu pai tem uma visão muito específica de sucesso e valor, e quando você não se encaixa nesse molde, ele reage de uma forma que é, no mínimo, desencorajadora. A exigência dele não é apenas uma questão de padrão alto, mas também de uma visão estreita de como as coisas "devem" ser.

Falta de Apoio Emocional: Uma coisa é dar feedback construtivo; outra é ser desdenhoso ou até mesmo ofensivo. O apoio emocional é um componente crítico na relação pai-filho, e parece que isso está faltando no seu caso.

Comparação com Outros: É especialmente doloroso quando vemos que o tratamento que almejamos de nossos pais é dado a outros, mas não a nós. Isso pode levar a sentimentos de inadequação e até mesmo ciúmes, como você mencionou.

Sugestões de Como Lidar com esta situação
Validação Interna: À medida que você se torna mais independente emocionalmente, você pode começar a validar suas próprias escolhas e sucessos, independentemente da aprovação de seu pai.

Limites Emocionais: Pode ser útil estabelecer limites emocionais claros, especialmente se o comportamento de seu pai continua a ser prejudicial para o seu bem-estar.

Terapia ou Aconselhamento: Dado que este é um problema profundamente emocional e relacional, a terapia pode fornecer um espaço seguro para explorar essas questões mais a fundo.

Comunicação Aberta: Se possível, e somente se você se sentir seguro para fazê-lo, considere ter uma conversa franca com seu pai sobre como as palavras e ações dele afetam você.

A Importância da Saúde Mental
Embora você tenha mencionado que está bem em outros aspectos da sua vida, a saúde mental é um componente crucial do bem-estar geral. Se você está sentindo essas emoções tão intensamente, isso é um sinal de que algo precisa ser abordado.

Mariana, quero reforçar que cada um de nós tem um caminho próprio a seguir, e nem sempre aqueles que deveriam ser nossos maiores apoiadores compreendem isso. No entanto, você não está sozinha, e apoio qualificado pode fazer toda a diferença em sua jornada.

Lembre-se que estou aqui para ajudar, orientar e transformar vidas através da psicologia. Fique a vontade para entrar em contato comigo quando desejar iniciar seu processo de autoconhecimento e equilibrio mental.

João Veríssimo Psicólogo em Salvador

7 respostas

16 SET 2023

Oi Mariana...
Teu pai está te provocando, está te desafiando e voce não percebe... tudo pelo fato de não se conhecer, de não saber qual o objetivo da sua vida. Voce está aqui para que mesmo?
Você não está aqui por acaso; está aqui por um objetivo, realizar este objetivo e ser feliz.
Tu não nasceu para dar respostas, satisfazer teus pais... Voce apenas veio por meio deles, mas nasceu para se realizar.
Foi voce que escolheu estas pessoas para serem teus pais; foi voce que se desafiou para enfrentar as piores barreiras e se realizar.
A partir dos 17 anos, cada um precisa iniciar fazer o corte do cordão umbilical com a sua familia para proporcionar o nascimento de si mesmo. É só isso que te falta: voce se responsabilizar por suas escolhas e decisões, superar teus conflitos, tua dependência para poder ser dona da tua vida .
Faça Psicoterapia para se conhecer, para saber da tua verdadeira identidade, tua vocação e se realizar profissionalmente.
Abraços

5817 respostas

13 SET 2023

Mariana, primeiramente, sinto muito que tenha passado por tantas coisas e só agora conseguiu se libertar deste sentimento. Primeira coisa, você está compreendendo os medos e traumas ocorridos, você compreende que não conseguiu ser valorizada, pequenas ações que você precisou de validação e recebeu negligência em retorno. Você está na fase de desenvolvimento da personalidade, use sua experiência como forma de compreensão, quais são as suas, somente suas, expectativas sobre você? Quais foram impostas a você? Você compreende seu papel no mundo? O que você faz para se sentir bem com voce mesma? E por último, o que é exigido de você, ao qual você não consegue lidar? Este último, você deve descartar de suas aceitações. Compreender que nem tudo que é lhe imposto, deve ser feito.

Leticia Katherine Pereira Fraga Psicólogo em Divinópolis

4 respostas

13 SET 2023

O que descreve sugere que está lidando com um padrão de crítica e falta de apoio que afeta sua autoestima e autoconfiança. Esses sentimentos de inutilidade e falta de valor são reações naturais a uma dinâmica familiar difícil. É importante notar que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados. Os pensamentos negativos sobre si mesma, como "não sou um orgulho para ele" ou "não sou boa o suficiente", podem alimentar seus sentimentos de inadequação. É importante considerar que o comportamento de seu pai pode ser influenciado por suas próprias questões pessoais, como expectativas elevadas ou falta de habilidades de comunicação emocional. No entanto, isso não justifica o impacto que tem em você. Te dou algumas sugestões que você pode considerar para lidar com essa situação: Compreender seus pensamentos; Comunicar-se com seu pai; Buscar apoio profissional; Fortalecer sua rede de apoio...
Lembre-se de que você não está sozinha nessa situação e que pode trabalhar para melhorar sua autoestima e bem-estar emocional, independentemente das atitudes de seu pai. Seu valor não deve ser definido pelo que os outros pensam de você, e você merece respeito e apoio em seu caminho de vida.

Barbara Braga Psicólogo em Governador Valadares

1 resposta

13 SET 2023

Olá Mariana! Obrigado por escrever. Teu texto e seu conteúdo não fecham com o raciocínio que você desenvolve. Certamente que tem pai quer teu bem, ao jeito dele. Pais e filhos vivem relação que ficam diferentes para trocarem posições mais diretas, mais radicais, pois sabem que o vínculo é para sempre. Acontece que a qualidade desse vínculo precisa ser cuidada. De outro lado, você tendo vinte e seis anos, sendo independente, livre, morando com namorado, precisa também sentir tua identidade como independente dos julgamentos do seu pai.
Há em você, componentes que precisam ser tratados para para amadureça integração entre as direções que teoriza e as direções que pratica.
Você não precisa ser útil para sua família, precisa vivenciar sentimento de utilidade para si mesma; você não precisa gerar orgulho para sua família, mas precisa vivenciar sensação pessoal e original de feitos teus legitimamente causadores de bem estar para si mesma.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.