Não gosto que me toquem, me sinto incomodada. É normal? Me sinto um monstro.

Feita por >Beatriz · 18 abr 2023 Abordagem psicológica

Não gosto que me toquem, eu esquivo, dou um passo pra trás, falo que não gosto. Quando estou em locais diferentes, eu cumprimento por educação, mas tenho vontade de evaporar. Não gosto quando minha família me pede abraços, beijos, eu nego, eu não consigo, eu não gosto de tocar neles, eu os amo, sinto que sou ruim por isso, por não conseguir tocá-los , eles falam que eu tenho nojo, eu não sei se eh real ou não, se estão certos ou errados. Eu não consigo demonstrar afeto por eles, nem por ninguém, por mais que eu sinta o mundo dentro de mim, eu gosto de ficar quieta e me apontam por isso.

A melhor resposta 19 ABR 2023

Oi Beatriz
Imagino o que voce esteja sentindo... pois isso é ontra toda a doutrinação recebida pelo sistema de ensino.
Porém, Beatriz, ISSO É PERFEITAMENTE NORMAL!
Não tem nada de errado contigo. Isso faz parte da tua característica de personalidade. Não gosta de ser tocada e nem de tocar. Perfeito como falou: ama, mas à sua maneira. Pode se sentir rejeitada, mas pode ter alta criatividade, imaginação e capacidade de raciocinar. Para evitar que sofra, convém conhecer-se, saber como a sua mente funciona, como é a sua forma de agir, reagir, se relacionar e de amar. Conhecendo-se te impede de ser rejeitada por voce mesma e achar que é um monstro.
Não, você é normal.
Faça Terapia, faça análise para saber outras características e até o tipo de pessoa que fecha contigo mesma, que se hamoniza contigo.
Abraços

5817 respostas

27 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 ABR 2023

Olá Beatriz.
Não precisa se sentir ruim, é possível que você tenha passado por alguma situação que te fez recuar.
No Japão as pessoas não costumam se tocar.
Nós brasileiros sim, porém algumas pessoas costumam ser invasivas.
Sugiro que investigue o motivo que te provocou aversão ao toque.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

19 ABR 2023

Olá Beatriz. A sua queixa denota uma resistência e reatividade muito intensas a quaisquer tentativas de toques afetivos para com você. É necessário e urgente que você inicie o atendimento psicoterapêutico, com o objetivo de investigar quais as causas desta imensa reatividade que você traz consigo. O fato de você afirmar "sinto que sou ruim por isso", denota o quanto é aflitivo ou lhe causa sofrimento emocional. A sensação de "sentir o mundo dentro de você" pode passar a ter outro significado e se tornar mais agradável. Foque na busca da Terapia, para alívio de suas tensões internas.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos seu atendimento psicoterapêutico e esclarecer dúvidas a respeito. abraços, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

19 ABR 2023

Oi Beatriz! Obrigado por escrever. A questão a refletir não é de normalidade ou anormalidade. O nosso corpo e nossa intimidade são protegidos por defesa de um espaço íntimo. Isso significa que precisa existir uma região íntima de controle sobre as trocas, ao mesmo tempo em que envolve a necessária preservação individual, para que essa intimidade se expresse na troca com a intimidade de outras pessoas. Certamente essa iniciativa de escrever aqui precisa ser acompanhada de uma avaliação histórica, sensível, profunda de tua vida, para que possamos te ajudar a lidar com a questão temperando sua aproximação conforme seja confortável e amadurecedor para você, sem que se sinta incomodada, sem que se sinta monstro ou com nojo.
Estarei a disposição para essa jornada de auto conhecimento e desenvolvimento.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.