É normal nao gostar do toque físico?

Feita por >Cristielle · 27 abr 2023 TOC

Me sinto extremamente mal, quando alguém me toca, principalmente meus filhos e meu marido, eu amo eles mais sinto um forte encomodo que dá vontade de gritar pra eles sair de perto, e as vezes faço isso, me sinto mal por isso.

A melhor resposta 28 ABR 2023

Olá Cristielle! Obrigado por escrever. Não gostar é uma forma simplificada de refletir uma história de formação de percepções e sensações. Será importante você passar por uma avaliação mais cuidadosa, específica e aprofundada da tua história específica, conectando os aspectos do incômodo aqui relatado. Um pequeno número de pessoas organiza esse desconforto. Cada caso precisa ser avaliado em sua particularidade.
Veja nossos, perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma avaliação com critérios e instrumentos científicos, para que possamos te ajudar a se conhecer melhor, se aprimorar e lidar melhor com essa questão dos toques físicos. Será preciso que venha com persistência, mente aberta, disciplina e regularidade.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

8 MAI 2023

Olá Cristielle, no seu caso é necessário uma avaliação bastante criteriosa realizada por um profissional de saúde mental para determinar qual o sentido desse mal estar para você. Pode ser resultado de alguma vivência traumática do passado, pode ser consequência da forma como você elaborou alguma experiência que você viveu, ou pode ser algo completamente diferente. Só é possível entender esse sentido através do processo de avaliação e psicoterapia. Então a orientação aqui é para que você busque psicoterapia. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

2 MAI 2023

Importante entender aí o que está por trás desse seu não gostar de toque físico. Existem traços de personalidade que não são afeitos mesmo a ser tocado, é um modo de funcionar, não sei se é seu caso, precisaria te ver e escutar melhor tuas questões e quando isso começou. Entre em contato comigo.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

28 ABR 2023

Algumas pessoas são criadas com pais que fogem do contato físico, apenas pensar em ser abraçado pode deixá-las desconfortáveis. A atitude é reproduzida durante toda a vida e repassada à geração seguinte.
Em sei relato você não fala como foi sua criação.
Quando não temos muito contato físico com as pessoas ao nosso redor, especialmente os pais, o corpo pode ser afetado durante a infância e adolescência, prejudicando o sistema nervoso e a forma como os hormônios são produzidos no cérebro.
É importante ressaltar que ninguém deve se sentir obrigado aceitar o contato físico apenas para atender convenções sociais. Mas se o comportamento causa desconforto emocional, recomenda-se procurar ajuda de profissionais especializados.
Coloco-me a sua disposição

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

28 ABR 2023

Olá Cristielle.
Há necessidade de verificar os motivos deste seu desconforto, pode não ter motivos, mas há pessoas que por ter sofrido algum tipo de abuso físico na infância ou adolescência pode apresentar este mal estar ao toque, também existem pessoas com TEA (autismo) que não suportam ser tocadas, por isso, se quer saber mais sobre os motivos que te leva a este desconforto poderá procurar um psicólogo e um psiquiatra.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo