Por que o povo acha que ir a um psicologo é só para quem tem problemas mentais?

Feita por >danielee · 26 jul 2019 Psicoterapias

A melhor resposta 12 AGO 2019

Bom dia Danielee, essa pergunta é interessante, pois o que acontece é a falta de informação infelizmente a sociedade e a cultura do lugar influenciam na busca do individuo por tratamento médico, no caso psicoterapêutico, os conceitos de saúde, doença e cuidados são subjetivos, logo para cada sujeito a necessidade de ir ao psicoterapeuta é visto por vários prismas.

Na década de 50, nem se falava de doença mental, psicoterapia, a vergonha, o medo e a discriminação imperava, ainda hoje se você fala que faz psicoterapia como forma de autoconhecimento, para tratar de assunto existenciais, algumas pessoas podem vincular a doença mental. Atualmente ainda alguns seres humanos não tem o conhecimento do trabalho do Psicólogo no Brasil, mas, do que seja uma tratamento psicoterápico.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

31 JUL 2019

Essa é uma pergunta que as pessoas se fazem, ou até mesmo contam piadas.
Infelizmente, ainda existe preconceito em relação a ir ao psicólogo. A falta de conhecimento priva o próprio sujeito de cuidar-se, e poder ter uma vida melhor.
Há pessoas que acreditam que ir ao psicólogo é sinal de fraqueza, ou derrota, pois bem, querer cuidar de si e melhorar como pessoa é o oposto disso. Aquele que procura um profissional está sendo maduro e valente, não é fácil admitir fases e/ou comportamentos incômodos .
Se existe algo que te impeça de desenvolver uma vida saudável e prazerosa , procure um profissional. Será que não vale a pena dar atenção para suas questões pessoais por um conceito errado do que as pessoas acham que é ir ao psicólogo?

Psicóloga Franciele Almeida
CRP-03/17952

Psicóloga Franciele Almeida Psicólogo em Lauro de Freitas

2 respostas

27 JUL 2019

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia junguiana possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline MS De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro