Meu marido está com problemas psicológicos e não aceita!

Feita por >Bcv · 20 jun 2022 Terapia de casal

Meu marido apresenta alguns anos alguns problemas… e eu não consigo entender!
Ele surta quando ocorrem problemas, ele me culpa de todos os problemas sejam eles quais forem… seja na casa, com as crianças, com qualquer coisa, me sinto abusada psicologicamente pois seguido escuto ameaças de que ele vai “chutar o balde” …
Vejo que nunca está feliz com a sua vida, com seu trabalho com suas conquistas, sempre se compara a outras pessoas que estão melhores na vida que ele… vejo frustração ! Quando fica chateado com algo , fica dias sem falar comigo desconta a raiva nas crianças.. já levei no psiquiatra, fez o tratamento durante um tempo e logo largou de mão!
Não aceita que precisa de ajuda, me culpa por ele ser assim… eu estou sobrevivendo a essa relação mas estou no limite!

A melhor resposta 22 JUN 2022

Sem dúvida, seu marido precisa de atendimento psicoterapeutico, precisa espressar seus sentimentos, suas amarguras; por enquanto, ele está se colocando como vítima; ele fala de chutar o balde... muito bom... incentive ele o que é chutar o balde? Por que ele ameaça e fica fazendo chantagem?
Por outro lado, qual o teu nível de dependência dele? Quais as tuas carências? Por que voce mantém este tipo de relacionamento?
Ou se vive a vida oi se termina com uma relação que não está fazendo bem a família toda...
Por que ficar "aguentando"? Enquanto não houver diálogo e franqueza de se dizerem as coisas, o ambiente fica tóxico...
É seu marido o problema? É! É voce o problema? É!
Portanto, precisam se conscientizar e fazer a única coisa possível: Psicoterapia.
Abraços

5840 respostas

21 JUN 2022

Olá Bcv! Obrigado por escrever. Esse tipo de situação não é raro. Certamente há muitos aspectos e aprofundamentos que podem ser enriquecidos no relato. Nesse momento, pelo relatado, ela não está apto a ouvir tua sugestão. Ele está explicando, a partir do mundo externo, os problemas. Dessa forma, não pode refletir sobre as próprias ações. Possivelmente não esteja aberto, ainda, a trabalho continuado, consistente, com abertura mental, com psicólogo.
Pode ser que alguma pessoa de convívio comum a vocês, possa se fazer ouvida, conforme a percepção dessa pessoa, e com as mensagens originais dela, com a devida situação da tua preocupação.
Se estiver a nosso alcance, nós psicólogos, estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais; muitos políticos são falsos, a maior parte dos ditos "líderes religiosos, querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações. Elimine os criadouros de mosquitos.

8671 respostas

21 JUN 2022

Boa noite Bcv
Pelo que relata teu marido precisa de um tratamento psicológico. Entendo que é difícil essa situação em que ele não aceita tratamento com o psiquiatra mas todas as situações estão influenciando na saúde mental das crianças e na tua.
Para preservar as crianças talvez seja um momento de reflexão sobre o teu casamento, os pos e os contras.
Procure ajuda para conseguir pensar sobre e tomar uma decisão.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre