Não consigo aceitar o estilo que meu marido se diverte

Feita por >Analucia · 28 jul 2022 Terapia de casal

Gosto dos amigos do meu marido, são legais, me tratam bem e nunca me fizeram mal, porém não gosto do estilo que eles se divertem, começa em um dia pra terminar em outro, fumam cigarro demais, e outros até maconha, sou uma pessoa intolerante a qualquer tipo de fumo, sou bem família e caseira.
Me sinto frustrada, triste e insegura, pois quando meu marido vê-los quer fumar igual e isso me amarga a vida! Já tentei conversar com meu marido sobre as saídas longas e que não me divirto em meio a tantos fumantes! Mas sinto que ele não me compreende sempre com a mesma frase e irritado "eles não mataram ninguém só estão apenas fumando" e que o problema sou eu. Antes de conhecer meu marido perguntei se fumava, ele mentiu afirmando que não. Não tenho vontade nenhuma de sair com os amigos dele e nem vê-los e nem sair de casa. Ele considera importante a minha presença ao contrário fica irritado, pois todos vão está ali felizes fumando com suas esposas, e ao final o problema sou eu. Não sei o que fazer, não sei de começar a fazer terapia para aceitar e ser mais flexível a essa situação e aceitar melhor!

A melhor resposta 1 AGO 2022

Oi Ana Lúcia,
Não! Não é voce fazer Terapia para aceitar! Não é este o objetivo da Terapia.
Terapia é para se conhecer, se compreender e se realizar; é colocar luz, consciência aonde não está conseguindo ver (escuridão);
Você não nasceu para aguentar um grupo onde não compartilha energéticamente; ninguém pode te obrigar a ter que acompanhar o teu marido.
Voces dois podem dialogar sobre e repensar sobre as escolhas e decisões. Cada um é livre, a vida deu a liberdade e o livre arbítrio. Cada um escolhe o que quer; algumas pessoas escolher se construir para o bem; outras preferem escolher o que lhe faz mal;
De acordo com suas escolhas e decisões vão colher.
Pergunte-se sobre as motivações, por que escolheu ele como parceiro? Como marido?
Qual o seu nível de dependência dele?
A forma como ele se conduz leva-o para onde? É isso que ele escolhe? Isso te satisfaz?
Se ele escolher este caminho, voce não é obrigada a seguir ele, pode sair com suas amigas, faça um grupo de amigas(os).
Não precisa brigar com eles, diga apenas que isso não te faz bem, que tua tribo é outra.
Seja autêntica e não faça nada forçada; mostre teu valor; seja uma mulher que valha a pena! Para si mesma e também para os outros. Voce é diferente, não tem que se igualar a um grupo, só para acompanhar.
Abraços

5817 respostas

1 AGO 2022

Olá Analucia,
Em um relacionamento é importante que ambos se sintam bem e respeitem a opinião dos outros. É compreensível que você não goste da maneira como seu marido se diverte, mas ele deve entender que o que é diversão para ele, pode não ser para você. Já pensou em sugerir algo que fique no meio termo para ambos? Com concessões para os dois lados? Você sair com os amigos deles algumas vezes e outras ele sair com você para fazer o que gosta.
Ainda, como você colocou, não sabe se inicia terapia para tentar aceitar. Se pensar que é necessário, a terapia pode te ajudar a entender melhor o motivo do comportamento do seu marido te incomodar tanto e talvez a ver a situação sob outra perspectiva. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

29 JUL 2022

Oi Ana,

No seu relato existem algumas coisas a considerar como: a mentira de seu marido quando se conheceram, o motivo de sua intolerância à questão a ponto de afetar seu relacionamento, a importância do grupo de amigos, seus limites e crenças limitantes, etc.
Sim, começar com a terapia é um ponto chave para esclarecer estes e outros pontos não abordados, sempre visando seu bem estar psicológico.
Fico à sua disposição para conversarmos melhor!

Tania Steiner

Anônimo-404717 Psicólogo em Rio de Janeiro

22 respostas

29 JUL 2022

Olá, Ana Lúcia! Obrigado por escrever. Haverá mais alguma coisa que você não disse? Ter grupo de amigos é raro e muito importante, fumar não é saudável, mas é comum, pessoas conhecidas, de convivência usarem maconha é algo quase inevitável. Fazer questão da sua presença é algo também importante: contam com tua pertença. Em certos níveis e com certa frequência, o que você descreveu é algo até recomendável, exceto fumar e usar maconha. Será interessante sim, você refletir mais abrangentemente, com a ajuda científica de um psicólogo. Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos, ditos, "líderes religiosos", querem é dinheiro; são falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.