É normal não aceitar meu marido como ele é?

Feita por >Angélica · 28 jun 2022 Terapia de casal

Meu marido é muito bom pra mim e eu amo ele mas sofro muito com uma coisa dentro de mim. Uma raiva que me da pr que parece que sou a empregada dele. Eu sei que ele não faz por mau, mas isso acaba com meus dias. Parece que na cabeça dele eu tenho que fazer umas coisas na casa no diaadia, e pra ele isso é normal, só que pra mim num é. Eu faco tudo pra ter um tempo pra voltar a estudar, mas não sobra por que parece que o tempo todo eu sou só a empregada dele pra ele trabalhar, se divertir e fazer as coisas dele. Mas ele trabalha muito mesmo. Eu até teno aguentar por que ele é muito bom pra mim, como eu vivo de bico ele sempre pagou mais conta que eu na casa. Mas meus bicos me exigem muito mais, mesmo eu ganhando pouco... Acabo que eu trabalho mais fora, ganho menos e trabalho que nem escrava dentro de casa. Quando eu vou falar com ele, ele fica muito, muito bravo, tenho medo de me bater, mas sei que ele não ia fazer isso. Ou então fica muito deprimido, trancado no quarto. Eu vou, me desculpo, por que amo ele e quero ficar bem. Mas depois tudo volta ao normal, quer dizer eu volto a ser a empregada. O que eu faço? Eu aguento por que ninguém é perfeito? Eu largo ele? Só por que eu não aguento fazer o serviço de casa? Eu não guento mais não, mas acho que com todo homem será assim, ai eu nunca vou ter nenhum parceiro? Não seria o caso de aguentar? Será que eu não aguento por que sou fraca?

A melhor resposta 29 JUN 2022

Olá Angélica! Obrigado por escrever. Pelo relatado, você vê preponderância de aspectos positivos no seu marido sobre aspectos negativos. De outro lado, você se baseia no medo de falar e exigir (com a devida estratégia), forma diferente de conviver, que te permita dar continuidade a coisas que você considera importantes, essenciais para você. O diálogo é sempre bom companheiro. Quanto a uma significativa parte dos homens pensarem que a mulher tem que cuidar da casa, que isso não é serviço, é algo passado de gerações anteriores, de formas históricas de posicionamento na vinculação entre papeis masculinos e femininos. Muito provavelmente a mãe dele vive esse modelo que ele quer que você também viva. Como ele passou vinte anos, aproximadamente, da vida dele assim, para modificar precisará de estratégia e persistência, para que vocês construam melhor forma de conviver. Será que você sente possível mostrar a ele, o desconforto e, ao mesmo tempo, a admiração e reconhecimento, que você vivencia com a mesma pessoa (ele)? Mostrar de forma que seja construtivo e elaborado. Nesses casos, o diálogo, a estratégia, a sensibilidade, são muito importantes. Todos nós, estamos sempre em construção. O casal pode, conscientemente, administrar direções de melhoras de cada um dos parceiros. Por exemplo, pode ser pensada a ideia de viabilizar seus estudos, de contar uma pessoa nos afazeres domésticos, dele contribuir nessas tarefas de casa, etc..
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras; a maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas.
Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações assim como, elimine criadouros de mosquitos.

8607 respostas

8 JUL 2022

Olá Angélica.
A cultura em nosso pais é de uma mulher que faz o serviço doméstico e o homem é o provedor financeiro. Esta cultura vem mudando, e muitos casais já se ajudam tanto nos afazeres domésticos como no financeiro. Se você ainda não se libertou desta cultura, isto te gera muito conflito, pois hora você pode pensar que é sua obrigação cuidar da casa, hora pensa que ele tem que ajudar.
A psicoterapia pode te ajudar a entender como quer que seja seu papel nesta relação.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 JUL 2022

Angélica. Sugiro vcs conversarem ou tentarem terapia de casal.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 JUN 2022

Olá Angélica, relacionamentos são baseados na troca, porém precisamos entender o que estamos dando e o que estamos recebendo, aceitar alguém totalmente do jeito que essa pessoa é acaba trazendo como consequências angústias por estar sempre concordando com tudo até mesmo com o que não se quer, nesses casos o diálogo é uma boa ferramenta onde vc pode expor suas ideias.
A psicoterapia pode auxiliar nas questões relacionadas a dificuldade de expor suas opiniões perante as coisas.
Aluanda Nabuco de Oliveira.
Psicologa / Psicanalista

Aluanda Nabuco de Oliveira Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

29 JUN 2022

Olá Angelica, entendo sua situação e problemas conjugais devem ser resolvidos com bastante diálogo, peça para ter uma conversa tranquila com ele, exponha suas dificuldades e seus sentimentos em relação a isso e proponha uma divisão das tarefas! Se isso não ajudar, a terapia de casais pode ser uma boa solução!

Mylena Paretes Psicóloga Psicólogo em Nova Friburgo

2 respostas

29 JUN 2022

Boa noite Angélica
Pelo que relata o teu marido não consegue conversar pois se algo vai contra os entendimentos dele ou se fecha no quarto ou fica muito brabo. Porque será que ele tem essas atitudes?
Tente pensar que antes de ser uma esposa tu és uma pessoa individual com desejos e objetivos de vida.
Precisa repensar sobre a tua vida daqui a alguns anos, o que gostaria de estar realizando como objetivos pessoais.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

29 JUN 2022

Olá Angélica.
Acredito que se você continuar fazendo as coisas da mesma forma obterá sempre os mesmos resultados. Procure fazer terapia de casal para que possam falar cada um o que pensam em um ambiente neutro e científico. O profissional saberá orientá-los para que o diálogo franco possa acontecer e a resolução dos problemas do dia dia seja encontrada o mais rápido possível.
Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba