Minha mãe não aceita que eu vá morar com a minha filha e marido. O que fazer?

Feita por >Melissa · 23 ago 2020 Terapia familiar

Boa tarde,me chamo Tamara e tenho 35 anos e tenho 01 filha de 03 anos e sou casada a 05 anos,minha mãe não aceita meu casamento desde que me casei,quando me casei iria morar de aluguel,ela por ver que era uma coisa cara e que haveria condições de morar com ela,por ser viúva,me convidou e eu fui!! Após 2 anos tivemos uma filha.
Após 5 anos conseguimos comprar nosso apartamento,quando fui contar a ela,a mesma surtou,falou que meu marido veio so para acabar com a vida dela e para ela eu havia morrido,que eu tinha sair mesmo da casa dela,na verdade veio com varios desaforos e deixou bem claro que não suporta o meu marido,agora ela simplismente finge que nada aconteceu pelo menos comigo,estou me sentindo culpada,parece que estou fazendo algo muito errado,não quero cortar os laços de mãe filha com ela e não quero que a minha filha perca a avó,e também não quero perder meu marido,que sabendo que é odiado não quer mais ficar aqui que eu faço??
Será que realmente estou fazendo algo errado???
Estou me sentindo a pior filha do mundo....

A melhor resposta 24 AGO 2020

Olá Melissa! Grato por participar. Pelo seu relato, poderemos abstrair elementos para compreender que vocês acabaram, sem querer, por alimentar situações que precisam ser diferenciadas. Primeiro: o papel de mãe, de avó, de sogra, de moradora da mesma casa, todos juntos, podem implicar em alimentação de expectativas que não podem ser cumpridas. . Certo e errado são ideias que nunca acontecem na plenitude. É preciso moderação, ponderação, tolerância, mas é preciso agir com calma e consciência.
Conforme relatado por você, não é questão de culpa, é questão de fragilidade para decidir. Veja que sua mãe, que foi casada, com o marido dela, está em momento de dificuldade para entender que, em termos razoáveis, as pessoas casam e vivem ,dentro de suas casas, com seus maridos e filhos. Ela viveu isso o tempo dela. De outro lado, você ao sentir-se culpada, coloca a impossível missão de agradar a Gregos e Troiamos. Com doçura, mas com firmeza; com convicção, mas com empatia, você precisa trabalhar com sua mãe o exercício de viver em seu núcleo familiar atual. Para tanto, você pode manter garantia de visita e contato regular com sua mãe, você pode, para facilitar a comunicação com ela, talvez contar com um intermediário familiar, respeitado e considerado pelas duas, você pode, gravar um vídeo explicativo, editado e completo para ela, pode escrever uma carta. Não pode se culpar, pelos relatos que fez.
Será enriquecedor, você aprofundar e trabalhar esse momento complexo de transição, com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: abertura mental, ética, cuidados, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

24 AGO 2020

Boa noite Melissa. Há muitas questões que nos atravessam e nos fazem nos tornar quem somos. É importante que através de uma análise você busque compreender os laços formados entre você e sua mãe, seu marido, enfim todas suas escolhas. Conseguindo ter maior clareza e entendimento de tudo isso, para que consiga ressignificado esses laços e a maneira como se sente diante de tudo isso. Te sugiro buscar uma terapia.

Camila Cruz Psicologia Psicólogo em São Paulo