Quero separar e meu marido não aceita

Feita por >Vanessa · 16 ago 2021 Terapia de casal

Ola.. tenho um relacionamento de 7 anos com meu marido e um filho de 1 ano e 9 meses. Bom, nunca tivemos um relacionamento sólido mas nunca nos separamos. No início do ano nos mudamos de estado por vontade e interesse dele, onde eu fiquei sem qualquer familiar proximo, emprego e estabilidade. Diante disso comecei a pedir para nos separar mas ele não aceita o fato de ficar longe do nosso filho. Realmente acredito que ainda gostamos um do outro, mas o que mantém junto seria somente o nosso filho. Não sei mais o que fazer, converso com ele sobre isso e é sem sucesso. Ja pensei em ir embora sem ele ver, mas ao mesmo tempo não consigo.

A melhor resposta 17 AGO 2021

Oi, Vanessa. Sinto muito que esteja passando por isso!

Há alguns anos atrás a mulher tinha que brigar na justiça para conseguir se separar do marido caso ele não aceitasse, hoje em dia as coisas são diferentes, você não precisa da permissão dele, basta força para sair da sua casa e procurar outro lugar para viver.

No entanto, sabemos que as coisas não são simples assim, ainda mais para uma mulher sem suporte familiar próximo, sem estabilidade financeira e emocional. Neste momento você precisa manter sua rede de apoio o mais próxima de ti possível, familiares, amigos, etc. Possivelmente seu marido vai tentar (se é que já não está) enfraquecer sua autoestima até você se sentir incapaz de viver sem ele, precisa de cuidar para não chegar nessa situação.

Procure ajuda de familiares para conseguir viajar, se infelizmente no dialogo você não consegue se despreender dessa relação, você vai ter que tomar algumas atitudes mais firmes. Mas vale lembrar que se isso colocar sua saúde ou a saúde do seu filho em risco, procure um espaço seguro para pedir ajuda.

O CRAS de sua cidade pode te ajudar nesse sentido. Se for possível, comece a fazer psicoterapia, sua saúde mental bem estruturada pode ser um grande ganho para você neste momento.

Desejo força, se precisar de algo mais me coloco à disposição.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

17 AGO 2021

Olá Vanessa.
Se ainda gostam um do outro, por que ir embora? Por que focar na separação ao invés de focar em solucionar suas estabilidade de emprego?
Você pode focar em sair da relação ou focar em ter qualidade de vida e de emprego, além de ponderar a presença do pai com o filho. Qual é a criança não gostaria de ter os pais juntos e presentes em sua vida?
Olhe para você com carinho, busque formas de ficar bem independente do que outros dizem.
Se ir embora levando seu filho, isto pode te gerar a perda da guarda de seu filho.
Procure ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 AGO 2021

Olá Vanessa! Grato por escrever. Pelo relato, parece altamente recomendável que vocês possam amadurecer melhor os possíveis caminhos para lidar com a questão. Vocês tem um filho de dois anos, vocês creem se gostar. O dificultador parece ser você morar longe da família. Será? Caso seja, não há como resolver?
Lugares novos e diferentes requerem um tempo para que construamos novo patrimônio social, para que nos acostumemos com os detalhes da cultura.
O tempo pode ajudar.
Amadurecer reflexões com a assessoria cientifica de um psicólogo, no caso, será recomendável.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.