O que eu devo fazer? Não consigo aceitar que meu marido saia sozinho

Feita por >Ane · 6 jul 2023 Terapia de casal

Não consigo aceitar, concordar que meu marido saia sozinho.
Da mesma forma que ele também não gosta que eu faça o mesmo, e eu por saber disso e também por não ter interesse tudo que faço incluo ele.
Mas ele de vez em quando faz algum tipo de programação que nao me inclui, e isso me desestabiliza emocionalmente, me incomoda, me chateia.
Para mim um casal a partir do momento que decide ficar juntos, tem que estar juntos em tudo. Eu não sinto necessidade em sair sozinha. Em todas as vezes ele disse que também não, mas que foi pego de surpresa que não soube dizer não, que não tem como não ir, q ja deu várias outras desculpas pra não ir, e sempre acaba indo e me deixando sozinha e triste.
Eu estou achando melhor separar, porque não quero ficar aguentado isso mesmo que não seja com frequência. Meu jeito é esse, e sinto que meus sentimentos e como eu fico não importa.
Eu fico, me sinto muito incomodada com isso, saber que ele vai se divertir sem ligar por me deixar triste.
E eu em casa assistindo pelas redes sociais ele feliz enquanto eu espero a volta dele, magoada.
Eu não quero fazer o mesmo, porque vai contra o acho de um relacionamento e vai virar bagunça com frequência dos 2 saindo sozinho, além de muitas brigas.

A melhor resposta 7 JUL 2023

Ane,
Há a realidade que se chama ANE - voce é responsável pela tua vida, pelo teu objetivo de vida, precisa se realizar, ser feliz e isso não depende de outras pessoas, nem do teu marido, nem dos teus filhos... só depende de voce mesma.

Há a realidade ELE... - Ele é responsável pela sua vida, seu objetivo de vida, ele precisa se realizar, ser feliz e isso não depende deoutras pessoas, nem de voce, nem de ninguém; só depende dele.

Há uma terceira realidade que é VOCES como CASAL: Voces precisam combinar, como querem conviver juntos sem que um se sinta em perda, frustrado, impedido.
Aquilo que o casal combinar é válido. Estejam conscientes, dialoguem e usifruam da vida.
Se necessário, podem apelar para a Psicoterapia de Casal, mas não fiquem julgando que a culpa é do outro, pois não há culpados; há a conscientização e a aceitação.
Abraços

5817 respostas

11 JUL 2023

Oi Ane, tudo bem?
Compreendo que você esteja enfrentando dificuldades em relação ao fato de seu marido sair sozinho e não te incluir nessas ocasiões. É importante que os casais estabeleçam acordos e comuniquem suas expectativas sobre a forma como passam o tempo livre. Cada pessoa tem suas próprias necessidades e preferências em relação à liberdade e ao espaço individual dentro do relacionamento.

Neste caso, a comunicação aberta e honesta é essencial. Converse com seu marido sobre como você se sente quando ele sai sem te incluir e como isso afeta suas emoções. Explique a importância que você dá ao compartilhamento de experiências e à sensação de estar juntos em tudo.

É possível que seu marido não esteja ciente do impacto que suas ações têm sobre você. Ao expressar seus sentimentos e preocupações, você dá a ele a oportunidade de entender melhor sua perspectiva e trabalhar em conjunto para encontrar soluções que sejam satisfatórias para ambos.

Se após a comunicação aberta e honesta as coisas não mudarem e você continuar se sentindo incomodada e triste, pode ser útil buscar apoio profissional, como terapia de casal ou terapia individual. Um psicólogo pode ajudar a explorar as dinâmicas do relacionamento, melhorar a comunicação e encontrar maneiras de resolver esse desentendimento.

Gabriella de Oliveira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

7 JUL 2023

Oi querida tudo bem ?

Cada casal tem seus códigos de ética, penso que tudo tem que ser conversado e concordo que vocês precisam ter momentos juntos. Mas antes de vocês serem um casal, vocês são indivíduos.

No começo do relacionamento pode até dar certo essa ideia de vocês estarem o tempo todo juntos mas depois isso começar pesar. Os homens não abandonar seus amigos mesmo no relacionamento é isso é saudável. Já as mulheres abandonam as amigas e começam viver só para relacionamento. Não é nada saudável.
Dito isso, arrume amigas e faça passeios, se você não gosta de sair à noite, você pode sair tarde, fazer um clube do livro, de filmes etc… É muito saudável. Ao invés de só ficar vivendo no relacionamento. o Equilíbrio é a chave do relacionamento saudável.

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília

55 respostas

7 JUL 2023

Oi Ane! Obrigado por escrever. Esse sair sozinho precisa ser melhor esclarecido, melhor dimensionado. Todo relacionamento deve conter momentos e situações claras, razoáveis, nas quais o marido está com turma de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, vivendo situações nobres, assim como a mulher também. A rigor com a definição que você apresentou definindo como: "tem que estar junto em tudo" não é saudável, não é adequado, implicando em extrema dificuldade para vivenciar.
Pelo relatado pode-se deduzir que você precisa amadurecer, desenvolver autoconfiança, aprimorar entendimento da cultura, da natureza humana. Não é preciso confiar nos outros, mas em si mesma, sim.
Procure por um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.