Alguém sabe a cura? Desde que virei mãe não consigo aceitar.

Feita por >helpme · 19 set 2023 Abordagem psicológica

tenho 2 filhos, e desde que virei mãe nao consigo aceitar. se eu tivesse direito a um pedido seria voltar no tempo. Eu os amo muito, nao me vejo sem eles, mas sinto que errei demais. Pra ajudar amo demais meu marido, e acredito que ele nao me ama mais. Eu coloco todos a minha frente e esqueço de mim. Já pedi ajuda no postinho do meu bairro, conversei com a psicóloga, ela simplismente ignorou minha situação. Quero morrer, já pesquisei várias formas de morrer.... mas o que me impede é eu perder minha salvação perante Deus. Seria horrivel demais sofrer em vida e após ela pela eternidade. Eu só queria minha alegria e vontade de viver de novo. Meus filhos ficam me vendo chorar pelos cantos, eu só queria ajuda, alguem que me ouvisse e me desse a solução pra tanta dor!!!! Por favor alguem me ajude antes que eu tire minha vida e e deixe meus filhos sofrendo.

A melhor resposta 20 SET 2023

Olá!!
A maternidade significa muitas coisas na vida de uma mulher e uma dessas coisas é um luto.
É doloroso se desfazer de tudo o que tinha e do que não tinha antes dos filhos, é doloroso se descobrir permanentemente em uma nova posição. Seu relato é muito sincero e sua dor é compreensível.
Sou psicóloga e fico à disposição, caso esteja procurando terapia. Posso te atender online.
Atendo particular e por alguns convênios.
Entre em contato caso queira conversar!

Lara Araújo Marques Psicólogo em Taubaté

2 respostas

10 OUT 2023

Olá.
Pensamentos de morte requerem cuidados, e você precisa relatar isso no posto do seu bairro, eles precisam te encaminhar para atendimento psicológico e psiquiátrico, pois a psicoterapia é um processo que pode demandar certo tempo, e neste tempo alguns medicamentos podem ajudar até restabelecer o humor.
Verifique em sua cidade se há faculdade de psicologia, pois nestes locais você pode conseguir atendimento por valores sociais ou gratuitos, se não puder pagar. Existem também instituições, normalmente religiosas que também oferecem atendimentos por valores sociais ou gratuitos.
Se você está buscando ajuda, é só se movimentar, perguntar, pesquisar que vai encontrar.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

10 OUT 2023

Olá, boa tarde
Pelo seu relato imagino sua dor. Quando uma mulher se torna mãe, muitas coisas mudam em sua vida e isso é natural. Porém a dor que você relata e está vivenciando pode ser algo relacionado a sua ancestralidade. Estamos presos a sistemas familiares e dinâmicas de emaranhamentos. Pode ser que você esteja honrando alguma de suas ancestrais com essa negação. Alguém que veio antes de você. Essas dinâmicas são inconscientes, mas se não trabalhadas geram prejuízos significativos na vida. Sugiro que procure um bom profissional de constelação sistêmica para descobrir de onde vem esse sofrimento.

Bruna G. Batista Psicólogo em Lagoa da Prata

4 respostas

20 SET 2023

A vida (Deus) te deu a liberdade e o poder de escolha...
Quem determina a tua realidade é voce mesma, Deus não se mete mais, Ele já te deu a liberdade. Você é Imagem e semelhança Dele...
Voce fez escolhas... tem 2 filhos, casou... goste ou não é responsável pelas consequências da tua escolha.
Ama teu marido, mas acha que ele não te ama... claro, voce não se ama... como teu marido vai amar uma pessoa que não se ama?
Percebeu este problema quando se tornou mãe... precisa agora resolver, sanear, corrigir-se... estamos aqui para isso: aprender, corrigir e realizar-se.
De nada adianta querer morrer... é perda de tempo, vai ter que retornar e fazer tudo novamente. Trate de resolver... em vez de pesquisar formas de morrer, deveria pesquisar formas de viver, formas de superar-se.
Para Deus, pouco importa se voce morre ou se vive... cada um escolhe o que quer.

Você só queria a sua alegria e vontade de viver de novo... Exatamente.
Estas são as coordenadas da vida: alegria, prazer, leveza, simplicidade.
Se escolher viver assim, conseguirá o que quer, será luz para seus filhos e não peso e escuridão.
Quem é voce?
Voce está mal porque ouviu os outros... você tem a tua inteligência, siga ela e não ouça a ninguém mais.
Até uma formiga é feliz no dia a dia dela... por que vece não seria?
Siga e faça a tua vontade.
Abraços e se puder, faça Psicoterapia

5817 respostas

20 SET 2023

Bom dia, Helpme,
Pelo seu relato, o que está sentindo é uma forma de depressão ocasionada pela maternidade, um luto pela vida antiga.
É natural, muito muda com a vinda dos filhos, escolhas, prioridades e determinações de vida. E temos de nos reavaliar a todo instante.
E se tiver mais d eum filho, muitas vezes não há tempo para parar e cuidar de si, e refletir na vida. Mas é necessário ter esse tempo.
Eu sempre recomendo às pessoas que conversem consigo mesmas, ou na forma de um diálogo, todos os dias diante do espelho pela manhã, ou por escrito, como um diário de emoções e aprendizados. Isso ajuda a lidar com os sentimentos.
Além disso, se está tão angustiante, seria bom você conversar com um profissional de saúde mental, para entender melhor suas questões.
Se quiser conversar melhor sobre estas questões, terei prazer em ajudar.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

20 SET 2023

Olá Helpme! Obrigado por escrever. A cura é uma construção gradativa que você, com a ajuda contínua, regular, persistente, de um de nós, psicólogos, irá elaborando aos poucos. Certamente você não nasceu assim, não viverá sempre assim. Com sensibilidade, persistência, abertura mental, você construirá novas formas de ver, sentir, interpretar, organizar entendimentos, comportar-se melhor.
Conte conosco.
Ser mãe é um aprendizado tão difícil quanto enriquecedor. Você está aprendendo, continuará aprendendo. Todas as mães aprendem; você também aprenderá!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.