Não gosto do namorado da minha mãe, alguém pode me ajudar?

Feita por >Sarah · 25 nov 2021 Terapia familiar

Minha mãe está namorando um cara a pouquíssimo tempo. Ela sempre me podou nos começos de relacionamentos, não deixava eu dormir fora e sempre insistia pra eu ir devagar. Mas agora ela tá fazendo tudo ao contrário disso, ela deixou ele morar num ap vazio que ela tem e ela passa mais noites lá do que em casa, sem falar que ela trabalha o dia todo então quase não vemos ela. O problema é que ela não tava dando conta nem de cuidar dos próprios filhos, e agora arrumou esse cara... Eu fico o dia inteiro cuidando do meu irmão mais novo e da casa, e ela não faz absolutamente nada pra cuidar da casa, só bagunça muito e eu fico extremamente sobrecarregada pq meu irmão virou meu filho e eu virei a empregada da casa!! Nós três temos déficit de antenção e a bagunça na casa é descomunal! Eu tô estudando pro vestibular de medicina e não consigo estudar direito por estar sobrecarregada com tudo isso. Toda vez que ela dorme lá eu tenho pesadelos e tô sofrendo muito, agora ela quer viajar com ele e os filhos dela parecem estar em segundo plano. Tô sofrendo muito. Desde já, agradeço a qualquer resposta.

A melhor resposta 26 NOV 2021

Olá Sarah! Grato por escrever. Quais são os fundamentos para você não gostar do namorado da sua mãe? Esses fundamentos são suficientes para convencer a ela? É muito frequente, quando uma pessoa está envolvida emocionalmente com outra, não perceber certos aspectos. Pode ser que isso esteja acontecendo com sua mãe. Dois aspectos, um deles certamente imaturo, outro, provavelmente imaturo.
Não cabe a você gostar ou não do namorado da tua mãe; cabe a você gostar da tua mãe e apresentar seus pensamentos, suspeitas, fundamentos. Esse não gostar, aliado ao texto escrito, assegura a imaturidade;
Outro aspecto: "Nós três temos défcit de atenção". Trata-se de um diagnóstico complexo, subjetivo, de pouca precisão. Cuidado: isso pode ser explicação para alguns desleixos.
Outro dado importante: você ter pesadelos quando ela dorme lá, apresente um símbolo de seu mundo psicológico.
Será enriquecedor você contar com a ajuda científica de um psicólogo para que possa amadurecer e enriquecer as ponderações sobre essas questões.
Não descuido do foco ponderado nos seus estudos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização |Mundial da Saúde!)
Vaacinemo-nos!

8644 respostas

26 NOV 2021

Ei, Sarah
Sugiro, num primeiro momento, conversar com sua mãe e expor teu cansaço. De fato, algumas responsabilidades domésticas precisam ser partilhadas e uma das pessoas não precisa ficar sobrecarregada.
Entretanto, também precisamos respeitar a liberdade das pessoas e permitir que alguém que amamos seja feliz. Para isso, sugiro uma reflexão mais pessoal num processo de terapia, dessa forma podemos avaliar se alguma dessas questões é de nossa responsabilidade.
Não deixe de buscar ajuda, você pode se beneficiar muito disso.
Conte comigo se precisar
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha