Tenho muita mágoa sobre o passado, como posso tirar isso de mim?

Feita por >samira crisley moraes santana · 13 mar 2017 Psicologia clínica

Quando eu era pequena meu pai foi embora o tempo passou e minha mãe arranjou outra pessoa eu tinha 1 ano de idade com 10 anos descobri que ele não era meu pai e aos 12 eles se separaram e hj com 14 anos tenho muita mágoa e ódio dentro de mim por causa disso choro escondida pois minha mãe não sabe de nada disso que eu sinto.

A melhor resposta 17 MAR 2017

Oi Samira, não é fácil lidar com essas situações, ainda mais com esse sentimento de abandono tão intenso. Reconhecer isso e buscar ajuda é um passo importante. Com a ajuda de um psicólogo você poderá compreender e lidar melhor com esses sentimentos. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

15 MAR 2017

Samara,
Que bom que você tem consciência dos seus sentimentos e já está procurando formas de se ajudar. Esse já é um grande passo.
É compreensível que você sinta tudo isso, o que você tem que fazer agora é administrar esses sentimentos e tentar elaborar tudo que te aconteceu.
Converse com sua mãe, assim você poderá procurar um profissional qualificado para te ajudar.
Estou à disposição.
Kelly

Kelly Leal Psicólogo em Salvador

33 respostas

14 MAR 2017

Boa tarde Samira, sei o quanto é difícil para uma criança a separação dos pais, principalmente na idade que seus pais se separaram, muitos erros são cometidos sem intenção de nos prejudicar, perdoar uma magoa requer maturidade e um querer enorme de viver livre das magoas, pra começar esse trabalho você terá que avaliar se a pessoa (as) que lhe magoou assumiu o erro, limpar o coração da raiva e da magoa, perdoar alguém que lhe fez mal acaba com o ciclo de pensamentos negativos, que só servem para nos derrubar, é um sinal de maturidade, conceder o perdão faz bem ao outro, mas o maior beneficiário é a pessoa que perdoa, pois esse gesto tirara um peso de seu coração, dando uma enorme sensação de liberdade, pois quando se sai da posição de vitima, deixa-se de ser prisioneira dos sentimentos negativos. Você retornara a retomar as rédeas de sua vida. A magoa é um veneno que a própria pessoa bebe para o outro morrer, perceba o quanto você já perdeu por esta se deixando contaminar pelo sentimento pesado que é a magoa. Espero ter lhe auxiliado, coloco-me a sua disposição, um abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

14 MAR 2017

A melhor forma de esquecer seria aceitar e toda vez que se perceber lamentando, dizer par você mesmo que realmente aconteceu, mas agora você está em outra fase e tem a chance de seguir em frente e fazer suas próprias escolhas. É fácil falar, mas na pratica requer muita vontade e disciplina para realmente deixar as experiências passadas e desenvolver novas experiências mais satisfatórias. Por isso, conte um psicólogo, através da ciência, nós podemos te acompanhar e lhe ajudar até você conseguir chegar em um estado de maior satisfação com a sua vida.
Um abraço e boa sorte.

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

14 MAR 2017

Olá Samira! Fico feliz por ter se aberto por aqui e de alguma forma pedir ajuda com todas emoções e sentimentos guardados! Todos possuem um passado com situações felizes, tristes, com mágoas... Administrar estas linhas do tempo e determinar se elas devem ser compartilhadas ou se devem ficar apenas na memória de quem as viveu devem ser ponto para ser olhado e trabalhado! O apoio emocional através da Psicoterapia vai poder te ajudar a olhar com cuidado como administrar tudo isso que “borbulha” dentro de você, não somente com a sua relação familiar, mas em suas outras relações que de alguma forma podem trazer algum incomodo. Espero ter lhe ajudado. Para quaisquer esclarecimentos ou acompanhamento, estou à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

14 MAR 2017

Olá, Samira.

Compreendo a sua mágoa. Vivenciar dois abandonos não é fácil pra ninguém. Essa mágoa parece enraizada e falar dela com um profissional pode ajudá-la a dar um outro sentido para o seu passado, e ainda ajudá-la na construção de um futuro livre desse peso.
Estou à disposição.
Abraços
Ana

Ana Lucia Righi Schleich Psicólogo em Jundiaí

27 respostas

14 MAR 2017

Olá Samira!
É muito importante que você procure ajuda de um psicólogo para que possa elaborar estes traumas.
Você carrega o abandono tanto de seu pai biológico quanto de seu padrasto e é fundamental que divida esta dor com alguém.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

14 MAR 2017

Samira, é importante que você consiga falar sobre isso com sua mãe ou com algum familiar com quem se sinta mais acolhida a fim de que possa buscar ajuda profissional de um(a) psicólogo(a). Sua fala é indicativa de que esses sentimentos acarretam sofrimento para você e talvez pensamentos sobre você mesma que não te fazem bem. Em um processo de acompanhamento psicológico, você pode vir a dar novos sentidos para esses traumas do passado.

Psicóloga Alânia Diógenes Psicólogo em Fortaleza

22 respostas

14 MAR 2017

Oi Samira!
Que bacana você conseguir reconhecer seus sentimentos! não é comum adolescentes procurarem por auxílio dessa maneira. Parabéns! Procure uma psicoterapia para que você possa elaborar todas essas questões. Estamos sempre à disposição.
Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo