Relacionamento ruim com minha mãe. Tenho mágoa dela.

Feita por >LLLLL · 30 set 2016 Terapia familiar

Olá, tenho problema de relacionamento com a minha mãe, vou tentar resumir o máximo da historia, pois é longa.

Tenho 31 anos, minha mãe tem 51 anos. Tenho uma irmã mais velha de 36 anos, fruto de um relacionamento da minha mãe com outro homem do qual ninguém o conhece ou sabe quem é, e tenho uma irmã mais nova de 27 anos, esta do mesmo pai que eu.

Hoje eu e minhas irmãs somos casadas e não moramos mais com minha mãe. Mas no passado quando éramos novas, tínhamos muito medo da minha mãe, ela batia muito em mim e minha irmã mais velha. Minha irmã mais velha morou com minha avó materna até os quatro anos, depois disso foi morar com meus pais. Minha mãe batia muito nela, e quando ela estava com 11 anos, ela fugiu de casa, foi morar com minha avó materna. Minha mãe foi tentar buscar ela mas e não conseguiu, nisso ela bateu na minha irmã e na minha avó (mãe dela). Minha mãe sempre foi muito violenta.

Depois que minha irmã foi embora ela começou a me bater muito, por qualquer motivo, o mais besta que fosse. Implicava muito comigo, sempre me xingando e sempre me colocando para baixo, dizendo que tudo que eu fazia estava errado e eu era burra.

Muitas vezes me mandou embora de casa, mas como eu era de menor, não tinha para onde ir, eu ficava, mas com ela sempre me dizendo que eu não era bem vinda na casa dela.

Quando fiquei um pouco maior e comecei a trabalhar, ela ficava com meu cartão do banco, e ficava com todo meu dinheiro. Quando mudei de emprego, comecei faculdade ela já não ficava mais com meu cartão, mas eu sempre tive que ajudar financeiramente em casa, mesmo pagando faculdade.

Quando ela queria dinheiro ela me tratava super bem, parecia que eu era a melhor filha do mundo. Mas quando eu não tinha, eu voltava a ser a burra e errada de sempre.

Neste meio tempo meu pai, que era bravo, serio, e muito justo sempre, era ele quem colocava ordem na casa, sofreu um acidente muito grave, e ficou invalido. Fisicamente e mentalmente.

Após este acontecimento, muita coisa mudou. Minha mãe passou a frequentar bares e baladas, a ter namorados. Mas também a tratar meu pai a berros, gritos, sendo grossa. Isso sempre me deixou chateada, mas como ela nunca foi de dar espaço para diálogo com ninguém em casa, pois tudo ela resolvia na porrada. Nunca foi de dar carinho, nunca!

Comecei a namorar uma pessoa, e ali ela viu a oportunidade de me fazer sair de casa, ela sabia que eu não gostava das atitudes dela com meu pai, e foi assim que ela deu um jeito de me tirar de casa.

Só que eu nunca quis morar com essa pessoa, sofri muito na mão dele. Ele bebia, usava drogas, era violento, e ciumento obsessivo, não me deixava ver ninguém. Aguentei ainda por 2 anos essa pessoa. Quando estava próximo de algo muito ruim acontecer, deixei dele.

Fiquei morando sozinha por um tempo, até que tive a brilhante e burra ideia de pedir pra voltar pra casa da minha mãe.

No começo estava tudo tranquilo, até começar a me pedir dinheiro novamente. Eu arrumava dinheiro pra ela, mas ela nunca me pagava. E no dia que cobrei, ela me ameaçou de me arrebentar, e me mandou embora de casa de novo. Novamente fiquei, pois eu tinha medo de morar sozinha.

Comecei a namorar meu atual marido, e por uns problemas pessoais dela, fomos morar na casa que minha avó deixou de herança pra mim. Foi eu, meu marido, ela e meu pai. Passados uns meses, ela me mandou sair de casa com meu marido, que na época estava desempregado.

Ela tem mais 3 casas, mas me tirou da casa que a minha avó deixou pra mim, e tive que pagar aluguel.

Com a minha irmã mais nova ela não tem problema, trata ela super bem, inclusive faz quentão de abraçar e mimar minha irmã na minha frente e da mais velha.

Tenho muitas mágoas dela, pois ela sempre foi muito agressiva, gritava e batia em mim e minha irmã mais velha. Xingava nós, nos humilhava. Nunca foi de dar carinho, abraço, beijo, nada disso. Me mandou embora de casa várias vezes, inclusive quando eu ainda era de menor e não tinha para onde ir. Com o tempo ela melhorou um pouco porque começou a tomar medicamentos controlados. Nunca tivemos dialogo dentro de casa, e mesmo depois de grande ela me ameaçou de me bater porque cobrei ela um dinheiro que emprestei pra ela. Nunca aceitou meus amigos, namorados, tudo que vem de mim pra ela não presta. Tudo que faço, é errado. Acha que não sei fazer as coisas, tomar minhas decisões.

Tenho essa mágoa dela, e não consigo apagar isso de mim. Tenho pesadelos com ela, nos meus sonhos ela sempre esta brigando comigo, e acordo chorando. Às vezes eu ia visitar ela e meu pai, mas eu desisti de ir, porque fico mau, triste, por uma semana, porque ela na maioria das vezes me trata fria, me faz me sentir sem importância pra ela.

Não sei mais o que fazer, como agir. Queria uma opinião de como devo me posicionar, como devo agir, pra não ficar mau e triste assim. Comecei a fazer psicólogo, no final do ano passado, mas com quatro meses indo, não tive muito avanço, e quando precisei desmarcar porque bati meu carro, a psicóloga foi super grossa comigo e não quis mais me atender. Eu nunca tinha desmarcado com ela antes, foi a primeira vez porque realmente eu estava com um problema para resolver. Fiquei mau com isso, e fiquei meses sem querer fazer psicólogo por não confiar em me abrir novamente. Hoje estou novamente tentando com uma nova psicóloga que foi indicada por uma colega de trabalho, estamos no inicio ainda, estou gostando, sei que é demorado tratar disso, mas queria uma dica, uma opinião, como agir por enquanto.

A melhor resposta 30 SET 2016

Boa tarde, LLLLL. É bem provável que um tratamento psicanalítico irá diminuir tua angústia e a mágoa que você sente de tua mãe. Teu relato é repleto de emoção e, nesse interim, se justifica ainda mais a necessidade de procurar um psicanalista. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

18 MAR 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

20 DEZ 2016

Olá!! Você possui muitas questões nas quais precisa aprofundar-se em auto-conhecimento. A psicoterapia é a melhor alternativa. Um tratamento a longo prazo que permita você rever sua história de vida e re estabelecer sua posição com seus afetos. Desejo que evolua e encontre a tranquilidade. Wládia Morais - Psicóloga

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

6 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

4 OUT 2016

Olá LLLLL, entendo como se sente. Realmente é muito difícil e sofrido o convívio com sua mãe. Segundo seu relato depois que ela passou a tomar medicações deu uma melhorada. Possivelmente ela é uma pessoa doente e não tem noção do quanto ela te magoa. Continue com sua psicóloga e não tenha medo de começar quantas vezes sejam necessárias. As vezes demoramos um pouco para nos sentirmos seguras e confiantes. Muitas coisas precisam ser trabalhadas, e a mais importante parece ser o relacionamento com sua mãe. Procure entender porque com você é diferente, ou será que é você que vê assim. Procure perdoá-la e quando puder faça uma visita e não fique muito tempo, até que vocês possam ter um relacionamento melhor. Quando for visitá-la leve um agrado, um bolo ou algo do tipo. Você precisa estar bem com ela para se sentir bem. Fico a disposição. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

3 OUT 2016

Olá.
Seu relato é intenso e obviamente não trata de todas as suas questões. Seu empenho em sua análise é importante para que você reconhecer o ciclo a qual está envolvida. Você aponta para repetições de laços amorosos, o retorno à casa da mãe mesmo no contexto que você falou, a questão de ser amada, etc... A relação com a sua psicóloga também é relevante para a continuação do seu tratamento. Escolha a que você se sente segura.

Gardênia Holanda Marques Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

2 OUT 2016

Percebo que sua relação com sua mãe é muito destrutiva e apesar disso você busca sempre a aprovação da sua mãe. "Não sou amada, Não mereço ser amada" é a frase que se encaixa na sua fala que esta na sua crença central você precisa de um tratamento para direcionar sua crença que esta internalizada e resgatar sua auto estima. Espero ter ajudado.

Marcia Deocleciano Psicólogo em Lauro de Freitas

3 respostas

1 OUT 2016

Olá! Segundo seu relato acho importante falar sobre tudo isso com a sua psicóloga, caso não esteja sentindo-se a vontade não tem problema algum mudar.
Um processo de análise iria te ajudar muito com um Psicanalista.
Para que possa falar sobre tudo isso e de certa forma investigar o que está por detrás de todo esse sofrimento relatado, as idas e vindas, os maus tratos, qual os ganhos com essa repetição no sofrimento.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina