Mágoa do passado envolvendo amizades da parte do marido

Feita por >Bianca Velasco · 30 nov 2017 Terapia de casal

Vim de um relacionamento a distancia meio conturbado por causa de ciúmes em relação as atitudes do meu parceiro. Hoje somos casados mais ainda sofro por que coloquei na cabeça certas coisas que pra mim parecem muito logicas em relação ao meu marido e uma amiga dele. No inicio do nosso relacionamento eu era amiga da amiga dele, nos davamos bem, sempre tive ciúmes, porem acreditava que era normal diante da distancia que estavámos. Passou alguns meses eu fui percebendo que eu nao parecia tao importante comparada a tal amiga do meu companheiro. A amizade deles surgiu na mesma época que surgiu a minha amizade com ele, e eu nunca entendi o afeto gigantesco que ele tinha pela tal amiga a não ser concluir que ele tivesse sido ou fosse afim dela. No namoro a distancia brigamos muito, comecei a perceber que ele gostava de estar mais na companhia dela, que quando ela chamava pra sair nao pensava duas vezes, quando pedia um favor ele atendia o mais rápido possível, e era cheio de melosidade chamando de " miguinha ", " maninha" pois ele diz ter ela como irmã, ou chama pelo nome em diminutivo. Quando eu não gostava de algo e falava ele nao aceitava ouvir, e eu sempre me sentia como segunda opção relacionado a amiga. Quando ele ia me ver, ele falava dela, e com ela pelas redes sociais de vez em quando e so foi piorando. Peguei uma certa implicância com ela, nao exatamente com ela mas o fato dele tratar ela, sempre protegendo, cuidando, mimando e eu estando longe que precisava de atenção parecia que era algo que fazia por obrigação... Ele fez algumas coisas que me magoaram muito, como por exemplo ter saído com ela no dia que completamos um ano de namoro, passou o dia com ela. Pois surgiu um imprevisto e a mae dela pediu pra ele levar ela no curso que ela fazia, e ele levou e esperou ate terminar e levar ela pra casa. Foi um dos piores dia da minha vida. Ele pediu desculpas mas nao foi suficiente, pq o dia td nem parecia que ele estava se importante que aquela data era especial pra mim, que era o nosso primeiro aniversario de relacionamento e ele preferiu sair com ela pra cinemas e depois levou pro tal curso. Enfim, após casarmos eles se distanciaram um pouco, porem eu ainda sentia tudo do inicio. Eu criei uma magoa sobre a amizade deles, algo que ate hj me machuca mt, pois eu acredito que ele ame ela e so esta cmg pq ela sempre foi muito bobinha e não via ele além de como amigo e como ele não queria arriscar nosso relacionamento preferiu ficar comigo. Eu nao me sinto feliz, desde que cheguei aqui pra morar com ele eu não me sinto confortável, eu queria que ele se afastasse dela, mais do que ja esta, terminasse a amizade, mas isso nunca ira acontecer, e msm assim não sei se ajudaria em algo, pois eu sei que o sentimento iria permanecer dentro dele, fora que também não acho justo eu " obrigar" ele a se afastar de ninguém, ate pq se eu pedisse pra ele escolher entre mim ou ela, tenho certeza que ele escolheria ela. Eu já não sei se isso é apenas ciúmes ou eu estou com uma profunda magoa sobre isso tudo, sobre achar constantemente que nao sou importante pra ele, que ele nao se importa de verdade cmg, que eu sou um tanto faz na vida dele, um curativo pras feridas, que ele nao me ama mesmo, e que ele quer ficar com ela mas tem medo. O que eu poderia fazer? Pois eu amo ele, e ja conversei sobre tudo isso, mas ele insiste em dizer que eu sou mais importante que ela, que me ama e nunca sentia nada a mais do que amizade por ela, mas eu nao consigo ver desse jeito, quero ficar com ele, porem eu nao vou conseguir viver assim, eu so quero ser feliz e tirar essas coisas da cabeça...

A melhor resposta 1 DEZ 2017

Olá, Bianca.
Você detalhou muito bem a sua situação, isso facilita a nossa compreensão.
Você disse que hoje os dois não são mais tão próximos, e diante disso consigo ver o quanto ele gosta e respeita você, uma vez que ele se casou com você e se distanciou um pouco dela.
Entendo o seu ciúmes, afinal foram várias vezes que ele deixou você um pouco de lado, para ficar ao lado dela.
Pode até ser que ele, tenha tido algum sentimento por ela, mas pelo seu relato percebo que hoje ele só tem mesmo carinho de amigo.
Sugiro que você procure por terapia, para fortalecer a sua auto estima, para que você fique mais consciente de si mesma e possa ver esse relacionamento de outro ângulo, para decidir se você confia e vai em frente ou se você desiste.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

3 DEZ 2017

Olá Bianca,

Percebo seu sofrimento e sua angústia através do seu relato. Sugiro que convide seu marido para sessões de terapia de casal para poderem aprofundar nestas questões que vem lhe perturbando e entristecendo. Com a ajuda de um profissional capacitado, poderão conversar sobre o relacionamento, suas mágoas, ciúmes e inseguranças.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

2 DEZ 2017

Oi Bianca, é realmente um situação difícil, o seu sofrimento é legítimo. Todavia é consequência de uma série de situações, algumas das quais você escolheu, outras não. O importante é que você busque ajuda profissional, de um psicólogo, para que possa lidar melhor com esse sofrimento e assim passar por tudo isso de uma forma mais construtiva.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza