Tenho dificuldades em me expressar e impôr minha opinião. O que devo fazer?

Feita por >Alex · 18 fev 2022 Autoestima

Quando minha esposa está discutindo comigo, eu não consigo responder e explicar ou contra argumentar, faço de tudo pra agradar, e deixo de pagar minhas contas pra comprar algo que ela vai gostar, e não consigo compartilhar minhas preocupações sobre trabalho porque tenho medo de a deixar muito preocupada, no trabalho eu não consigo dispensar um funcionário porque não tenho coragem de dizer não

A melhor resposta 20 FEV 2022

Olá Alex,

Obrigada por nos escrever. Ser capaz de dizer "não" tem a ver com acreditar que suas necessidades importam. O que acontece quando suas necessidades não são atendidas? Desmotivação, angústia, tristeza, desapontamento consigo mesmo. É algo básico e humanamente compreensível que queiramos que nossas necessidades sejam satisfeitas. Acredito que a terapia pode te ajudar a encontrar esse balanço que te falta entre atender as necessidades dos outros, mas também se colocar como digno de ter essas necessidades atendidas.

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

22 FEV 2022

Alex. O seu problema em negar e impor limites está sendo prejudicial p vc. Então procure terapia .
Sou Monica preocupada

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

20 FEV 2022

Oi Alex,
A dificuldade de colocar limites, dificuldade de dizer não, está relacionada a insegurança e medo. Medo de não ser aceito, medo de perder a amizade, medo de não agradar o outro. O problema é que você acaba sempre se anulando para fazer a vontade do outro.
Ao longo da vida, isso pode trazer vários prejuízos emocionais, profissionais e financeiro.
Não é de uma hora para outra que você irá conseguir falar não, sem se sentir mal e sem ser de uma forma agressiva.
A psicoterapia é o caminho indicado para você trabalhar essa habilidade.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

20 FEV 2022

Alex,
Voce precisa conquistar a si mesmo, ser dono da sua vida.
Voce construiu a ti mesmo fora dos teus padrões, este não é o Alex que voce queria ser.
Então pare de fazer o que os outros querem e faça o que voce quer. Se está montando um cavalo é voce que dá a direção pelas rédeas... se não der direção ele vai aonde ele quer e voce se sente perdido...
Voce construiu a tua familia... combine com a esposa a vida que voces querem para voces, ela está esperando que voce assuma a direção para se sentir segura. Quem dá a segurança é voce.
Faça Psicoterapia para ser auxiliado nesta tarefa; está gerando desgaste de energia à toa; pare de sofrer; a vida não é assim.
Solicite ajuda

5817 respostas

20 FEV 2022

Olá Alex, espero que esteja tudo bem com você.

É muito importante que tenhamos a capacidade de dizer não desenvolvida dentro de nós. O "não" pode os ajudar muito, e nos livrar de situações extremamente desagradáveis em nossas vidas. Isso tem haver com saber seu próprio limite, até onde você pode aceitar certas coisas, e até onde não dá para aceitar. Um primeiro ponto importante, é que você deve pensar um pouco em você mesmo, se colocar também como prioridade nas relações, entendendo que você também possui necessidades que devem ser atendidas, e não apenas que você deve suprir todas as necessidades dos outros o tempo todo. Isso não significa dizer que você está pensando e agindo de maneira egoísta, mas que você também está se colocando com a devida importâncias nas relações e nas situações. Num segundo momento, você deve aprender a como dizer esse não de maneira assertiva, sem prejudicar sua relação com o outro, e isso vai te ajudar a ter segurança a adotar essa postura no seu dia a dia, sem se preocupar com o que os outros vão pensar. Para isso é recomendado que você possa buscar ajuda de um Psicólogo, para que você possa construir dentro de você essas mudanças que deseja. Esse profissional irá te auxiliar nesse processo, e com certeza você poderá obter bons resultados, com sua implicação adequada na psicoterapia.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

20 FEV 2022

Olá Alex.
Grata por seu contato aqui.
A sua grande dificuldade em expor os seus sentimentos por medo denota falta de assertividade que é a falta de repertório comportamental e também a baixa auto estima. Procure um psicólogo. O profissional numa escuta ativa e empática poderá ajudá-lo a entrar em contato com os seus sentimentos e desenvolver novas estratégias de enfrentamento da Ansiedade e também fará treinamentos na área da comunicação. A Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudá-lo a se desenvolver através de exercícios, treinamentos, questionamentos sobre os pensamentos disfuncionais entre outras técnicas científicas.
Fico a disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

19 FEV 2022

Oi Alex! Grato por escrever. Certamente você apresentou um pequeno resumo do panorama. Neste resumo observa-se que você está violentando teu espaço de autonomia, de reflexão, pois sente-se frágil para lidar com as posições contrárias.
Você precisa fortalecer tua autoconfiança, consolidar os fundamentos de tuas razões e consequentes argumentações.
Há sentimento de culpa e sentimento de insuficiência.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica, com mente aberta, persistência e disciplina.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religisos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8634 respostas

19 FEV 2022

Olá, Alex
Considero positivo o fato de que você já reconheceu que algo não está funcionando bem pra ti. Ver os impactos que isso tem em nossa vida é interessante pra nos motivar a buscar a diferença.
Por isso, acredito que o próximo passo a seja levar esse problema para ser debatido c um profissional, para que, juntos, vocês consigam compreender como isso se deu no passado e como pode ser diferente no futuro.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

19 FEV 2022

Alex. O q vc precisa é aprender a impor limites.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro