Como me expressar melhor e expor minha opinião?

Feita por >Nevys · 15 jun 2022 Habilidades sociais

Desde pequena eu sempre fui mto tímida e aquele tipo de pessoa q respondia às pessoas com "n sei" ou "tanto faz", pois n queria escolher algo "errado" ou q a pessoa n gostasse. Ultimamente essa questão vem me incomodando com meu namorado, ele sempre me pergunta oq quero assistir, comer ou fazer, e sempre tenho mta dificuldade em escolher, n por desinteresse, mas pq realmente tenho dificuldade nisso. Recentemente ele me disse que fica chateado de eu n conseguir escolher e tomar essas decisões, realmente quero melhorar e n quero q isso vá para frente ao ponto de algo ruim acontecer...... Oq poderia fazer?
Não consigo expressar com ele sobre isso, ou pq amarelo na hora ou pq tenho medo de chorar na frente dele, outro problema a tenho.....

A melhor resposta 17 JUN 2022

Olá Nevys.
Busque informações em seu passado e perceba os motivos aos quais você que escolhia algo errado ou que outras pessoas não gostasse. Você não precisa gostar das mesmas coisas que os outros, pois todos são diferentes, por isso há, por exemplo, diversas profissões, e cada um se sente confortável com com papeis profissionais diferentes. Assim são as escolhas por filmes, cores, comidas..
Fica aqui perguntas para você refletir:
Quais pensamentos vem a sua mente que te faz sentir-se com tanta dificuldade de decidir? Alguma coisa no seu passado a fez desistir de suas escolhas? Em algum momento você não se sentiu validade em sua decisão?
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

19 JUN 2022

Olá Nevys, espero que esteja tudo bem com você.

Me parece que você se sente um pouco insegura em demonstrar suas opiniões e vontades para as outras pessoas, o que pode acontecer pela junção de dois motivos. O primeiro é realmente a incerteza sobre o que você deseja escolher, e o outro é como expressar suas opiniões e vontades para as outras pessoas. Esses pontos podem te deixar pouco a vontade para você realizar suas escolhas, e colocá-las para as outras pessoas. Além disso, pode gerar cada vez mais insegurança e estagnação em seu comportamento, o que pode acarretar mais frustração por não sentir que está agindo. Mas você pode exercitar isso, entrando em contato com o que deseja, e aos poucos, expressando suas vontades sem se preocupar o que os outros podem pensar delas. Suas vontades são você querendo falar para mundo como você realmente é. Para uma compreensão mais detalhada sobre isso, e para a proposição de formas de superar essas características suas que estão te incomodando no momento, é indicado você iniciar um processo psicoterapêutico com um Psicólogo, que pode te trazer mais clareza sobre esses comportamentos, bem como propor formas de superá-los. Além disso, o processo de psicoterapia sempre vai te ajudar em seu autoconhecimento, o que é muito benéfico para seu desenvolvimento pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

19 JUN 2022

Oi Boa noite meu nome é Bianca , sou Psicologa, o que pode ser que esteja acontecendo seja um pouco de falta de alto amor e você não se sinta validada por si mesma, ou merecimento, não tenho como fechar um diagnóstico assim, mas será um prazer lhe atender com todo amor cuidado. Carinho e dedicação ...
Você não está sozinha ..
Att
Bianca

Bianca Panvequi Liberati Psicóloga Psicólogo em São Paulo

5 respostas

17 JUN 2022

Olá!
Minha querida saiba que você não é a unica pessoa a passar por esse tipo de situaçao, acontece que em determinado momento da vida nos deparamos com nossas fragilidades, e quando isso nos incomoda já é um bom sinal, que está na hora, que você já está pronta para dar continuidade ao seu processo de autoconhecimento, uma vez que se deu conta que precisa fazer alguma coisa para mudar essa situação, no processo da psicoterapia trabalhamos as questões que fortaleceram esse seu comportamento, identificando as causas e tratando de tudo com muita amorosidade, cuidado... Posso diser que se sentirá mais fortalecida no processo do autoconhecimento lhe promovendo um novo aprendizado. Te ajudo a promover novas habilidades sociais para enfrentar as adversidades da Vida. Um forte abraço cheio de esperança e amorosidade!

Djenane Nascimento Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta

17 JUN 2022

Nevys,
Voce aprendeu a dizer o que os outros gostavam de ouvir, perdeu o endereço da sua verdade. Hoje não sabe o que quer, não sabe dizer não, não sabe o que é bom para si mesma.
Vocetinha medo do "errado"... pois nada é errado, nada é certo.
Cada um tem o seu ponto de vista e precisa aprender colocar o seu pontos de vista; gostem ou não, é o teu ponto de vista.
Defenda o que é teu, não deixe que os outros escolham; voce sabe o que é bom para si mesma.

5817 respostas

16 JUN 2022

Bom dia!
Uma terapia tem que trabalhar a forma que vc apega as coisas e pessoas. Esse comportamento de não assumir as escolhas tem a ver de como esse apego foi internalizado na relação com os seus cuidadores. É uma questão complexa e demanda bom tempo de terapia.
Boa sorte e seja perseverante!!

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia

36 respostas

16 JUN 2022

Olá Nevys! Acredito que buscar entender, reconhecer ou buscar ajuda profissional com essas questões já seja um grande início para a melhoria disso o que sente. Vir aqui e talvez se interessar em fazer acompanhamento psicológico possam te ajudar a fortalecer e se assegurar, de dentro para fora. É uma questão simples de se ajustar e até corriqueira em consultório.
Para ilustrar um pouco, com o nosso desenvolvimento humano (infância/adolescência/vida adulta) vamos, a partir das nossas vivências pessoais, familiares e sociais, encontrando mecanismos de defesa e ação que se adequem aquele momento. Trata-se do melhor que podemos fazer a partir dos recursos internos e da maturidade que temos naquele momento. Entretanto, com o passar do tempo, nossas vivências nos desafiam a mais, a aprimorar tais mecanismos, agora com uma maior maturidade. O problema é que não é tarefa fácil e dificilmente temos esse tipo de orientação quanto ao amadurecimento emocional, relacional, de própria autoestima.
Caso se sinta instigada a saber mais sobre isso e a como desenvolver novas habilidades de enfrentamento, amadurecimento emocional e relacional, sugiro que busque um processo de terapia. Fatalmente esse processo vai te ajudar muito com isso o que sente!
Conte comigo ;)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

16 JUN 2022

Olá Nevys! Obrigado por escrever. Começando pelo específico:
Muito tímida é dosagem elevada de timidez;
Acertar sempre e agradar sempre é impossível;
Responder "não sei" ou "tanto faz" é abrir mão dos desejos e da autonomia.
Em termos gerais:
Timidez em dosagem razoável é ótima receita para aprender a se expressar bem, pois envolve ouvir bem, pensar antes de falar, escolher as melhores formas;
Em cada idade poderemos refletir a riqueza do presente mental quando vivemos a plenitude e a harmonia de nossas emoções, sensações e percepções, transformando-as em comunicações verbais ou gestuais;
Estar segura e harmônica é essencial, mas não pode ter a condição da necessidade de agradar ou acertar;
Há coisas que exigem tempo, estudo pesquisa, reflexão, experiência, para que possamos desenvolver.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras! A maioria dos políticos são falsos, a grande maioria dos chamados, "lideres religiosos" são falsos, querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscara! Evite aglomerações e elimine criadouros do mosquito!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

16 JUN 2022

Olá!
Nossa expressão no mundo varia conforme passamos a confiar no meio em que estamos. Envolve nossos temores de "será que vamos ser aceitos" ou "será que serei julgada". Essas fantasias passam por construções de nosso passado: que tipo de julgamento ou recriminação enfrentei no passado?
Imagino que essas perguntas possam começar a despertar algumas reflexões interessantes a serem debatidas num processo de terapia, que lhe seria muito frutífero.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

16 JUN 2022

Boa noite, Nevys!
Entendo o seu momento e as suas dúvidas e anseios em torno das suas ações e pensamentos. Que bom que você está começando a se olhar e procurando se entender. É desse ponto que começamos a mudar. Algumas vezes, como pode ser o seu caso, é interessante fazer esse percurso de auto conhecimento acompanhado por alguém que saiba lhe dar o suporte necessário, acompanhando o seu processo. Isso é a psicoterapia que pode ser muito útil para você, nesse momento, de busca por respostas e por mudanças de atitudes. Muito bem! Siga em busca de se conhecer, para se entender. Esse é o melhor caminho para a mudança e aceitação de si e do outro. Abraços!
Socorro Furtado

Socorro Furtado Bastos Psicólogo em Recife