Meu namorado é muito calado e não expressa sentimentos. O que eu faço?

Feita por >Luciana Avila · 19 jul 2023 Abordagem psicológica

Meu namorado é muito calado e não consegue expressar muito bem os sentimentos. Não tem muitos amigos, pois não consegue fazer amizade, puxar assuntos, conversar de forma profunda, sorrir, expressar sentimentos, fazer palhaças, algo do tipo. É uma pessoa extremamente reservada até mesmo com seus familiares e comigo (namorada). Também é extremamente tímido em certas situações. É uma pessoa observadora (ou as vezes fica apenas perdido nos seus pensamentos) e prefere não expor as suas opiniões para outras pessoas. Quase sempre é desatento, esquece de alguns compromissos, não gosta de olhar nos olhos das pessoas, não repara nos detalhes, não lembra da infância ou de coisas que aconteceram no passado. Não sei se passou por alguma coisa na infância e que acabou guardando para si, só sei que algumas atitudes têm impactado nos suas relações familiares, colegas de trabalho e no amoroso.
Queria muito ajuda-lo a melhorar, só que não sei por onde começa. Podem me ajudar?

A melhor resposta 26 JUL 2023

Oi Luciana, introspecção é um aspecto da personalidade onde o indivíduo é mais voltado para si e não há nada de errado nisso. Mas pelo visto você tem se incomodado com a introspecção do seu namorado, e nas suas frases você fala como se quisesse que ele fosse diferente, outra pessoa. De fato, o excesso de introspecção pode trazer alguns desafios e prejuízos para a vida de alguém, mas quem está mais incomodado com isso, você ou ele? É preciso parar e avaliar nisso, pois eu vejo muito no consultório as pessoas dentro de relacionamento que querem que o outro mude para se adequar ao que elas querem/gostam. Agora se é uma queixa mais do seu namorado do que sua o que ele pode fazer é buscar terapia. Na terapia o paciente pode aprender formas mais funcionais de se relacionar socialmente, ele não vai deixar de ser introvertido, mas vai poder identificar padrões que estejam trazendo prejuízo e lidar com eles de forma mais adaptativa. Espero ter ajudado.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 JUL 2023

Claro, como psicólogo estou aqui para ajudar você a compreender melhor a situação e fornecer algumas orientações. É importante ressaltar que, como modelo de linguagem, não posso oferecer um diagnóstico formal, mas posso oferecer algumas perspectivas que podem ajudar você a entender melhor seu namorado e como apoiá-lo.

A descrição que você fez do seu namorado sugere que ele pode estar enfrentando algumas dificuldades emocionais e sociais. Sua timidez, dificuldade em expressar sentimentos, esquecimento de compromissos e falta de habilidades sociais podem estar relacionados a diferentes fatores, como traumas passados, ansiedade social ou até mesmo características inatas de sua personalidade.

A primeira coisa a considerar é a abordagem sensível e empática para com ele. É fundamental que ele sinta que você o apoia e o aceita como ele é, sem julgamentos. Compreender que sua reserva e dificuldade de se expressar podem ser mecanismos de defesa adquiridos ao longo do tempo pode ajudar a criar um ambiente mais seguro para que ele se abra gradualmente.

Tente encorajá-lo a falar sobre seus sentimentos e emoções, mas lembre-se de não forçá-lo ou pressioná-lo excessivamente. A comunicação é uma via de mão dupla, e é essencial que ele se sinta confortável para compartilhar suas preocupações, medos ou pensamentos quando estiver pronto.

Se ele estiver aberto a buscar ajuda profissional, um psicólogo ou terapeuta pode ser de grande ajuda. A terapia oferece um espaço seguro para explorar questões emocionais, superar traumas passados e desenvolver habilidades sociais mais efetivas. O profissional poderá auxiliá-lo a entender melhor as raízes de suas dificuldades e oferecer estratégias para lidar com elas.

Além disso, incentivar atividades que promovam interações sociais leves e positivas pode ser benéfico. Por exemplo, participar juntos de atividades de grupo com interesses em comum, como esportes, cursos ou grupos de hobbies, pode ajudá-lo a se sentir mais à vontade socialmente e construir amizades gradualmente.

Quando se trata de esquecimentos e desatenção, técnicas de organização e planejamento podem ser úteis. Sugerir o uso de agendas, lembretes ou aplicativos de gerenciamento de tarefas pode ajudar a melhorar sua memória e a lidar com compromissos de forma mais eficaz.

Lembrando sempre que cada pessoa é única, e o processo de mudança pode levar tempo. O importante é oferecer seu apoio incondicional e lembrar que ele é o protagonista do seu próprio desenvolvimento. Ao caminharem juntos nesse processo, a compreensão, paciência e carinho serão pilares essenciais para o crescimento individual e o fortalecimento do relacionamento.

No entanto, se você notar que ele está enfrentando problemas significativos que afetam negativamente sua vida diária, considerando depressão, ansiedade ou outros problemas de saúde mental, é importante incentivá-lo a procurar ajuda profissional o quanto antes.

Lembre-se de que, respondendo por aqui minha capacidade é limitada, e meu objetivo é oferecer apoio geral e informações úteis. Sempre que possível, é indicado buscar o auxílio de um profissional de saúde mental qualificado para uma avaliação mais aprofundada e um acompanhamento adequado.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

20 JUL 2023

Oi Luciana Avila
Muito boa esta atitude sua de percebendo como ele se manifesta, poder ser de ajuda.
Há pessoas que tem estas características de não expressar o que sentem, ficam mais reservados, observando... foi a forma como a mente deles se organizou para enfrentar o meio ambiente quando ainda estava em gestação, mas para ver se é isso mesmo que ele é, precisa fazer análise. Mesmo tendo estas características, são pessoas que se conectam pelo olhar, pelo sorriso...
A segunda hipótese é que ele pode estar sim com bloqueios emocionais, tenha passado por traumas, conflitos, experiências danosas, mesmo que não se lembre, principalmente do primeiro dia da sua gestação até os 4/5 anos de idade.
Namoro é tempo de vocês se conhecerem e se ajudarem e você percebendo como ele se expressa, pode sim solicitar a ele buscar atendimento para ver estas questões de isolar-se, de não olhar diretamente nos olhos, de estar desatento, de não lembrar da infância (negação), não expor o seu ponto de vista, expressar sentimentos... isso são motivos de ele buscar ajuda para entender e resolver porque interessa a ele e a você também... não tem como manter a conexão com ele se ele não se resolver, vai afetar a tua vida.
Estes são problemas individuais que os namorados percebem um do outro que não falam para não magoar e que depois, como casal, sofrem as consequências.
Esta é a hora de cada um mudar, corrigir seus problemas, seus conflitos, suas carências, sua dependência para poderem juntos, usufruir do melhor da vida. Abraços.

5817 respostas

20 JUL 2023

Olá, Luciana!

Sua descrição me passa a impressão de uma pessoa introvertida, alguém que se guia mais na observação e introspecção do que na expressão e externalização.

Por si só ser introvertido, ou seu inverso, extrovertido, não é um problema; o problema surge quando a introversão ou extroversão se tornam limitadores no bem-estar de alguém.

Bonita sua importância para com a personalidade e temperamento de seu namorado, Luciana, a única questão que surge é se ele afirma sofrer devido as características que você descreve, pois somente se ele está incomodado com essas características é que algo pode ser feito para uma mudança.

Então minha sugestão, Luciana, é que você pergunte a ele se essas características que você percebe nele o prejudicam, o fazem se sentir mal consigo, aí se sim, você poderá ir aprofundando esse conhecimento, e acaso indicar um acompanhamento psicoterapêutico. Mas reforço: tem de partir dele, só ele sabe se ser como ele é é bom ou ruim.

Um cordial abraço, Luciana!

Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

20 JUL 2023

Olá Luciana! Obrigado por escrever. O conhecimento mais importante e necessário da vida de todos é a razoável comunicação de qualidade. Seu namorado precisa treinar. Você pode ajudar oferecendo a ele apoio, diálogo, estímulo. De outro lado, com a idade, a maior parte das pessoas, vão adquirindo autoconfiança, maturidade, experiência a ponto de se soltarem mais. Para isso acontecer, é preciso que ele, namorado, tenha a consciência, direção e persistência, par treinar a socialização.
Será bastante enriquecedor, ele contar, inicialmente, com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Estaremos a disposição. Ele precisará vir com mente aberta, persistência, regularidade e continuidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.